Início » Pets » 7 dicas para atrair pássaros no quintal; saiba como transformar seu jardim e fique maravilhado

7 dicas para atrair pássaros no quintal; saiba como transformar seu jardim e fique maravilhado

Atrair pássaros para o quintal é uma forma de deixar seu jardim com ainda mais vida. Pássaros ajudam a polinizar flores, te permitem começar o dia ouvindo seu canto e ainda embelezam o jardim. Ter esses animaizinhos no quintal e no jardim é uma grande vantagem.

Não é preciso de gaiolas para ter pássaros por perto, pois da maneira correta, você pode atrair as aves e tê-los sempre por perto voando e cantando em seu quintal. Conheça algumas dicas para transformar seu jardim atraindo pássaros.

7 dicas para atrair pássaros no quintal

7 dicas para atrair pássaros no quintal; saiba como transformar seu jardim e fique maravilhado

Confira dicas simples para conquistar os pássaros para seu quintal. 

Você vai amar ler:
Como atrair borboletas para o quintal de sua casa?

  1. Utilize comedouros
  2. Oferta de alimentos
  3. Opções de alimentos
  4. Tenha uma árvore frutífera
  5. Construa ninhos
  6. Ofereça água
  7. Ofereça areia

Utilize comedouros

Pássaros são atraídos por alimentos, então o primeiro passo é instalar comedouros no seu quintal, pode ser em alguma árvore ou em alguma parede, mas instale alto o suficiente para que não possa ser acessado por cães, gatos ou outros animais, evitando colocar os pássaros em risco.

O local ideal é que seja colocado próximo a uma árvore para que os pássaros tenham acesso a sombra e abrigo. 

comedouro para pássaros

Oferta de alimentos

Caso deseje interromper a oferta de alimentos, evite parar de forma abrupta.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Os pássaros, principalmente os que vivem próximo a cidades, podem se acostumar com a alimentação e sofrem com a falta.

Opções de alimentos

Algumas opções que podem ser oferecidas: 

O alpiste é fácil de adquirir e atrai diferentes tipos de pássaros. Como os pássaros não comem a casca do alpiste, o chão e o comedouro devem ser limpos com frequência para não atrair outros animais indesejados. 

Sementes como milho, trigo, aveia, girassol e linhaça são bastante atrativas para as aves. Frutas maduras também são uma boa opção, mas garanta que não esteja verde ou passada. As frutas podem ser banana, maçã, laranja, mamão, e outras opções.

Para oferecer, corte a fruta ao meio mantendo a casa e coloque no comedouro com a polpa virada para cima. Comece com pequenas quantidades até os pássaros aparecerem e limpe o local e troque a fruta com frequência para não estragar.

pássaro voando

Tenha uma árvore frutífera

Árvores frutíferas também atraem pássaros. Se seu quintal não tem uma, mas possui um pequeno espaço, ter uma frutífera pequena é uma grande vantagem, pois irá atrair as aves, terá fruta sempre disponível, irá embelezar seu quintal e ainda trazer uma pequena sombra.

Cada árvore frutífera atrai um diferente tipo de pássaro, então pesquise bem sobre qual você deseja atrair. Árvores de acerola, goiaba, pitanga, amora e mamão são alguns exemplos de frutas que você pode ter em seu quintal sem ocupar muito espaço. 

Construa ninhos

Ninhos servem como refúgio, descanso e até para reprodução de animais, por isso, se tornam ideais para atrair pássaros. Oferecer abrigo e conforto é essencial para que as aves possam se proteger de sol, chuva e outros predadores.

Compre ou construa seus próprios ninhos e coloque em locais altos para os pássaros, não existe um material específico, mas evite modelos que servem apenas como decoração, pois podem estragar rapidamente e colocar os pássaros em risco.

pássaros em ninho

Não esqueça de limpar as casinhas com frequência quando não estiverem sendo utilizadas.  

Ofereça água

Os pássaros também precisam beber água. Ofereça pequenas fontes de água ou uma simples bacia para que possam matar a sede e tomar banhos refrescantes, pois é algo que gostam de fazer, principalmente em dias quentes.

bacia de água para pássaros

Mantenha a água limpa e troque regularmente para evitar focos de mosquito e disseminação de doenças entre as aves.

Ofereça areia

Você sabia que pássaros também curtem areia? Pois é! Muitas dessas pequenas aves gostam de tomar banhos de areia, pois ajudam a eliminar parasitas.

Além disso, costumam ingerir os grãos de areia, pois ajudam na digestão. Mantenha a areia em algum local que bata sol.

Ao transformar seu quintal ou jardim em um atrativo para pássaros tome alguns cuidados como evitar pesticidas, que podem fazer mal às aves. Além disso, caso tenha outros animais domésticos como gatos e/ou cachorros, mantenha os atrativos fora do seu alcance.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário