Início » Plantando » 5 detalhes sobre plantar árvores frutíferas em vaso: entenda essas dicas e cuidados essenciais

5 detalhes sobre plantar árvores frutíferas em vaso: entenda essas dicas e cuidados essenciais

Confira dicas sobre plantar árvores frutíferas em vaso e aumente suas chances de sucesso nessa forma de cultivo

Pode não parecer, mas é possível plantar árvores frutíferas em vaso. O segredo está em seguir dicas e cuidados específicos que vão contribuir para que tenha um bom resultado.

A seguir, você confere cinco dicas e cuidados especiais para plantar árvores frutíferas em vasos. Continue a leitura, confira quais são e aproveite para adotar todas ao cultivar em seu jardim!

1. Escolha o vaso certo

5 detalhes sobre plantar árvores frutíferas em vaso: entenda essas dicas e cuidados essenciais

Um dos principais cuidados que se deve ter ao plantar árvores frutíferas em vasos é escolher o recipiente certo. Ele deve ter boa profundidade e ser de, no mínimo, 20 litros. Assim, garante-se que a planta tenha espaço suficiente para que suas raízes cresçam e consigam se expandir.

Veja também:
Como decorar o quintal dos fundos com plantas e árvores frutíferas

Além disso, o vaso deve ter furos na parte inferior, para não reter toda a água da rega. Dessa forma, é possível evitar danos às raízes da planta, aumentando a chance de sucesso do cultivo.

2. Selecione as espécies ideais para cultivo em vaso

arvore frutífera para cultivo
Árvores frutíferas em vasos para o plantio

Existem espécies de árvores frutíferas que são ideais para cultivo em vaso. Entre as principais, destaque para a amoreira, jabuticabeira e abacateiro. Também é possível plantar goiaba, lichia, limão, laranja, acerola e manga.

A espécie que deseja plantar não está entre as opções que citamos? Então, faça uma pesquisa básica e rápida para saber se ela pode ser cultivada em vaso. Dessa forma, evita-se a possibilidade de ter problemas com a planta ou de que ela não vingue.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

3. Prepare o vaso e a terra de forma correta

Vaso preparado plantar arvore frutifera
Vaso preparado para o plantio da árvore frutífera

O preparo do vaso e da terra é fundamental para que consiga plantar árvores frutíferas no recipiente. Uma das etapas iniciais é fazer uma camada de drenagem no fundo!

Mas como isso é feito? Simples: você pode usar pedregulhos, pois facilitam o escoamento da água. Para evitar que minhocas se alojem no vaso e compactem a terra, coloque uma manta bindim sobre as pedras.

Além de bloquear a passagem das minhocas, a manta possibilita o escoamento da água sem perda de nutrientes. No entanto, ela é uma peça opcional, você pode fazer o cultivo sem usá-la.

Sobre o preparo da terra, indica-se que use uma mistura de 50% de terra orgânica e 50% de areia lavada, que é a média utilizada em construção.

Também se recomenda o uso de um adubo, para que a terra tenha nutrientes para crescimento da planta. No entanto, o tipo de adubo varia de acordo com a espécie de planta que cultivará.

Mas de maneira geral, a planta exige solo fértil e rico em matéria orgânica, que pode ser obtido ao adicionar húmus de minhoca, por exemplo.

Ao fazer o plantio, dê preferência para mudas que estejam firmes, com raízes desenvolvidas. Elas devem ter porte médio, com boa qualidade de folhas e galhos. Além disso, devem estar saudáveis, sem manchas nas folhas ou doenças.

Depois de montar a camada de drenagem e terra preparada, é só abrir uma cova, acomodar a muda com cuidado para não desfazer o torrão e completar laterais com mais terra, mantendo a planta firme.

4. Siga uma frequência de regas

As regas da planta devem ser feitas de maneira abundante, até que note que a água está escoando pelos furos do vaso. Tenha o cuidado de manter a terra sempre úmida, mas não encharcada.

O excesso de água não é saudável para a planta. Inclusive, colocar muito líquido aumenta a chance de apodrecimento das raízes, bem como de desenvolvimento de doenças e pragas.

De maneira geral, recomenda-se que faça duas regas por semana, mas pode ser que precise de mais se estiver muito calor ou de acordo com a espécie que está cultivando em seu jardim.

5. Garanta boa luminosidade para a planta

Garanta a luminosidade da árvore frutífera
Vasos com sementes com alta luminosidade ajudam no crescimento da árvore

As árvores frutíferas precisam de boa luminosidade para que cresçam com saúde e deem frutas. Inclusive, elas devem ficar diretamente no sol por algumas horas todos os dias.

A quantidade de horas varia de acordo com a espécie de árvore frutífera. As jabuticabeiras, por exemplo, devem receber cerca de 5 horas de sol pleno, no mínimo.

Já a árvore de pitaya precisa receber 10 horas de sol todos os dias para que frutifique. O ideal é que pesquise o total ideal, com base na espécie que decidiu plantar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário