Aposte nessas dicas CRUCIAIS (e simples) para que a sua samambaia cresça saudável e bonita

A samambaia tem se tornado uma das principais opções para decorar as casas – ela é super charmosa e bonita e dá um toque de vida ainda maior para os ambientes! E é possível fazer com que a sua samambaia cresça saudável e bonita com apenas alguns passos.

samambaia

Se você é uma das pessoas que possui a planta em casa, acompanhe para saber as melhores dicas para cultivar a sua planta e faça com que ela cresça e fique ainda mais bonita no seu cantinho! 

Como cultivar a Samambaia para que ela cresça saudável e bonita

Uma das plantas mais escolhidas para os lares, a Samambaia combina com qualquer estilo de ambiente – ela é a alternativa perfeita para deixar o ambiente leve, acolhedor e com vida, além de trazer diversos benefícios. Você pode optar por colocar na sala de estar, em outros cômodos da casa e até mesmo no jardim!

Cuidar da Samambaia pode não ser fácil para todo mundo já que ela demanda técnicas corretas, portanto, as dicas para fazer com que a sua samambaia cresça saudável e bonita, são:

Plantar da maneira certa

Para que a sua samambaia cresça saudável, é necessário prestar atenção de onde ela está sendo plantada. 

A samambaia deve ser plantada em um vaso feito de argila ou cerâmica, que possuem buracos ao fundo para a drenagem. 

vaso de argila

Preencha até a metade com um tipo de terra porosa, coloque a planta, e cubra as raízes com mais terra – não enterre as folhas, isso faz com que a samambaia sufoque. 

Sol

O lugar ideal da casa para colocar a samambaia é onde não receba tanta luz do sol, é necessário que ela esteja recebendo exposição indireta dos raios para que cresça de maneira saudável. 

É importante ressaltar que se as folhas da samambaia ficarem marrons ou quebradiças, isso quer dizer que ela está tomando muito sol, portanto, afaste-a da janela. 

Umidade 

Se você vive em uma cidade com clima úmido, saiba que esse é o local ideal para se ter uma samambaia. Essas plantas preferem lugares que possuem bastante umidade no ar – e para criar o local ideal para a sua samambaia, opte por colocar um umidificador de ar no ambiente. 

Uma outra alternativa é borrifar água na samambaia de vez em quando!

Temperatura ideal 

Existem diversas espécies de samambaias, e as que costumam ficar em ambientes fechados são geralmente as tropicais – essa espécie prefere temperaturas entre 16 e 22 °C. A samambaia não resiste a temperaturas muito baixas. 

Você optar por colocar a planta perto da janela do banheiro, isso faz com que a planta esteja sempre exposta a uma temperatura e nível de umidade ideal. 

Rega

Para saber se a sua planta necessita ser regada, basta observar a superfície da terra – se ela estiver seca você pode regá-la! A terra precisa estar sempre úmida para que a samambaia fique saudável. 

Regue a planta com frequência.

Fertilizante 

Para fertilizar a samambaia, aplique fertilizante líquido uma vez ao menos – sem exageros! Se você exagerar no fertilizante da planta. 

Poda

É necessário cortar as partes mortas da samambaia quando elas aparecerem. Basta realizar o processo de poda com uma tesoura de poda.

Geralmente as folhas da planta começam a se enrolar e ficar marrom quando estão morrendo.

Replantio 

Pelo menos a cada um ou dois anos é necessário que a samambaia seja replantada em um vaso maior. 

samambaia

Cada espécie cresce em um ritmo diferente, geralmente as plantas novas precisam ser replantadas a cada 6 ou 12 meses.

Curiosidades da Samambaia

A planta existe a cerca de 350 milhões de anos, sendo uma das plantas mais antigas do mundo. Elas não produzem flores nem frutos, e se reproduzem por meio de esporos – não por sementes. 

Existem diversas espécies de samambaias, conheça algumas delas:

Americana 

É um dos tipos mais cultivados no Brasil, possuindo coloração verde clara e possuindo folhas grandes e pendentes. 

samambaia americana

Avenca

Uma planta considerada ornamental, ela possui propriedades medicinais e pode ser ingerida via chá. Suas folhas são delicadas e levemente arredondadas.

samambaia avenca

Renda Francesa

Uma espécie super resistente que pode durar mais de 20 anos, ela possui folhas mais finas e ramos mais cheios.

samambaia renda francesa

Amazonas

A planta é nativa do Brasil, possui porte grande e crescimento rápido. Suas folhas são grandes, longas, curvadas e bem recortadas.

samambaia amazonas

Samambaia de Metro 

Uma das maiores espécies de samambaia, ela também é conhecida como polipódio ou chorona. Essa espécie pode chegar até 2 metros de comprimento. É uma planta originária do Brasil e é super decorativa.

samambaia de metro

Asplênio 

Ela também é conhecida como ninho de passarinho, nativa das regiões quentes e úmidas da Ásia, Austrália e África. Pode chegar até 1 metro de altura mas possui um crescimento lento. 

samambaia asplenio

Redação de textos para blogs, sites de notícias e sites de apoio. Revisão e atualização de textos já publicados. Intervenções em redes sociais. Aplicação de SEO.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário