Início » Pets » 7 comportamentos estranhos dos gatos: entenda o significado por trás de cada atitude e se surpreenda

7 comportamentos estranhos dos gatos: entenda o significado por trás de cada atitude e se surpreenda

Confira uma lista com comportamentos estranhos dos gatos no dia a dia e saiba o que está por trás de cada um deles!

Se você tem gatos em casa, já deve ter se deparado com comportamentos estranhos dos felinos. O que poucos sabem é que por trás deles há um significado específico.

Aqui, você confere uma lista com comportamentos estranhos dos gatos e descobre o significado de cada um deles. Vamos nessa?

1. Morder cobertor

7 comportamentos estranhos dos gatos: entenda o significado por trás de cada atitude e se surpreenda

Quando os gatos mordem cobertor ou qualquer outro pedaço de pano, este é um sinal claro de desmame prematuro do pet.

Esse assunto também será do seu interesse:
Como escolher o melhor arranhador para gatos?

Em alguns casos, essa ação pode se tornar compulsiva, gerando um quadro de estereotipia, que se caracteriza por ter atitudes repetitivas sem um objetivo.

Além de tecidos, os gatos também podem morder excessivamente outros materiais, como o papelão e o plástico.

2. Dormir na pia

gato dormindo em pia

Gatos geralmente escolhem lugares inusitados para dormir e muitos costumam fazer isso na pia. Mas há uma explicação para isso: ele entende que esse é um local de refúgio.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A pia, principalmente a do banheiro, é pequena, estreita e lembra muito uma estrutura de toca. É por isso que o gato utiliza esse local para dormir. Além disso, em dias de calor a pia tende a ter uma temperatura mais baixa e agradável para o pet.

3. Correr de um lado para o outro

gato correndo em gramado

Quando o gato começa a correr de um lado para o outro, isso é um sinal de que ele está entediado. Curiosamente, isso costuma acontecer com maior frequência durante a noite e está associado ao acúmulo de energia.

Você pode ajudar seu pet brincando com ele! Assim, conseguirá fazer com que gaste energia e fique mais calmo ao longo do dia e noite.

Também há mais um motivo para o gato ficar correndo de um lado para o outro: ele pode estar em um período frenético de atividade aleatória. Ele acontece porque o felino tem sentidos muito aflorados, conseguindo identificar estímulos que passam despercebidos por humanos.

Esses estímulos ativam o lado caçador do gato, que começa a se movimentar de um lado para o outro sem parar, bem como escalar móveis e fazer posições de busca de presa.

4. Passar entre as pernas do tutor

gato entre pernas do tutor

O gato tende a passar entre as pernas de seu tutor quando está feliz em vê-lo. É importante lembrar que os felinos expressam sua emoção de maneira diferente dos cães, por exemplo.

Portanto, esse é um sinal claro de que sua presença é importante e que ele gosta de te ter por perto.

5. Dormir em cima de suas roupas

gato deitado em cima de roupas dobradas

Além da pia, os gatos tendem a ter outro hábito comum: dormir em cima de roupas de seus tutores. Curiosamente, esse é outro sinal de que o pet gosta de você, tem carinho e confiança.

Quando o gato deita e permanece em suas roupas, ele entende que aquelas peças também são dele. Além disso, essa atitude é considerada uma forma do animal de marcar seu território.

6. Seguir o dono

gato seguindo tutora

Outro hábito muito comum do gato é seguir seu dono, que é uma atitude que o felino faz porque se sente protegido ao lado de seu tutor.

Quando o pet nota uma possível ausência de seu dono, ele começa a segui-lo porque entende que pode ficar vulnerável. Dessa forma, consegue garantir a proteção de seu dono.

Se seu gato te segue muito quando você vai ao banheiro, também há outra explicação para isso: os felinos se sentem mais protegidos nesse espaço, pois é compacto e tem portas sempre fechadas.

7. Acariciar a água

gato tocando água de tigela

Seu gato tende a tocar a água antes de bebê-la, como se estivesse acariciando? Então, saiba que eles fazem isso porque têm fascínio pelo movimento da água. É por isso que ele tende a beber mais água da torneira do banheiro, porque ela está em movimento.

Além disso, o gato entende que a água em movimento é mais limpa e fresca, o que incentiva o consumo. É por isso que a tendência é que ele se hidrate mais quando a água é fornecida por uma fonte, que mantém o líquido em constante movimento.

O felino também pode tocar a água para verificar sua temperatura antes de bebê-la. Assim, pode ter certeza se seu consumo é seguro! Por isso, não estranhe se o bichano tiver esse comportamento sempre antes de beber a água.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

    Deixe seu comentário