Início » Pets » Como ensinar cachorro a dormir na cama dele? Essas dicas vão ajudar a acostumar seu pet

Como ensinar cachorro a dormir na cama dele? Essas dicas vão ajudar a acostumar seu pet

Descubra o que fazer para ensinar seu cachorro a dormir na caminha dele, garantindo que fique confortável e adquira esse hábito

Todo tutor de cachorro pode passar por uma tarefa que nem sempre é fácil: ensinar seu pet a dormir na cama dele. Há cães que preferem dormir junto ao dono, porque se sentem mais acolhidos e seguros dessa forma.

No entanto, isso pode ser um problema, principalmente se o dono ou o animal tiver sono agitado. Como resultado, um pode atrapalhar o descanso do outro. Quer evitar isso? Então, confira dicas de como ensinar seu cachorro a dormir na cama dele!

Escolha a caminha no tamanho perfeito para o pet

Como ensinar cachorro a dormir na cama dele? Essas dicas vão ajudar a acostumar seu pet

Alguns cachorros preferem trocar sua cama pela de seu tutor e isso acontece por falta de adaptação à caminha. Um dos motivos disso é que esse item está no tamanho inadequado.

Por falar em cachorros, leia também:
O significado das posições de dormir de seu melhor amigo

Não adianta escolher uma cama pequena para um pet de grande porte, porque ele não vai querer utilizá-la por ser desconfortável. A cama ideal é aquela que oferece espaço suficiente para o cachorro se movimentar.

Para acertar no tamanho, considere o porte do animal e escolha a caminha com medidas proporcionais às do pet. Assim, facilitará a adaptação, fazendo com que o pet durma sozinho.

Um detalhe importante: a cama não pode ser enorme, principalmente quando se fala em cachorros pequenos. A ideia é que o item dê sensação de acolhimento ao pet e isso não acontecerá se a caminha for gigante.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Monte um espaço confortável e aconchegante para seu pet dormir

filhote deitado em sua cama

Uma das formas de fazer seu pet gostar da caminha que você comprou para ele é tornar o espaço confortável e aconchegante. Você pode fazer isso usando mantas agradáveis ao toque, deixando-as à disposição pet, sobretudo quando estiver frio.

Outra dica é colocar uma peça de roupa sua na caminha ou próximo dela. Assim, ele sentirá seu cheiro e terá uma sensação imediata de acolhimento e conforto.

Também se indica colocar brinquedinhos na cama ou perto dela, para que o pet associe o local a algo divertido, legal e seguro. Desse modo, facilita-se sua adaptação, além de despertar seu interesse pelo espaço.

Coloque seu cachorro de volta na caminha

cachorro dormindo na caminha

Se o cachorro sair da caminha e subir na sua, tenha paciência e coloque o pet de volta no lugar. Pode ser difícil no começo, mas é importante para que o cão se acostume a dormir no espaço dele. Se você ceder, ele sempre retornará para sua cama.

Pode ser que isso aconteça diversas vezes, por várias noites. Não se exceda e vá com o animal até o espaço dedicado a ele. Faça isso quantas vezes for necessário. Com o passar dos dias, o pet entenderá que não deve subir na sua cama, deixando-o dormir sozinho.

Recompense seu pet sempre que ele se deitar na caminha

cachorro deitado na caminha

Uma dica que funciona muito bem para fazer o cachorro dormir na cama dele é recompensá-lo sempre que se deitar nela. Desse modo, ele associará esse ato com algo positivo.

Mas como recompensá-lo? Existem diferentes formas, sendo as mais comuns dar algum petisco ou fazer um carinho no pet. Elogie o cachorro, brinque com ele um pouco e o parabenize quando ele permanecer no local enquanto você se afasta.

Se o cãozinho sair da caminha durante a noite e for para seu quarto, impeça que ele suba e o leve até o cantinho dele. Ofereça novamente uma dessas recompensas que citamos. Aos poucos o cachorro se acostuma e entende que deve dormir no local destinado a ele.

Acostume o cachorro a dormir sozinho desde cedo

filhote deitado em sua cama ao lado de brinquedo

Você deve estimular a adaptação do cachorro a dormir sozinho desde cedo, assim que ele chegar à sua casa, mesmo que seja filhote.

Quando se cria esse hábito desde o início, fica mais fácil mantê-lo ao longo dos anos.

Mantenha-se firme na sua decisão

cachorro deitado

A gente sabe que às vezes é difícil resistir a carinha manhosa dos cachorros, mas é importante se manter firme na sua decisão! Indica-se que ignore o pet até que ele note que não vai conseguir o que quer.

Quando isso acontece, ele retorna naturalmente para sua caminha. Se você cai em tentação e cede, o cachorro entende que sempre vai conseguir dormir com o dono se insistir. Portanto, é questão de ser firme e não criar esse hábito no animal de estimação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

    Deixe seu comentário