Início » Organizando » Como escolher cor de porcelanato? Veja ESSAS dicas exclusivas para acertar na decoração

Como escolher cor de porcelanato? Veja ESSAS dicas exclusivas para acertar na decoração

Confira dicas preciosas que vão te ajudar a escolher a cor de porcelanato perfeita, garantindo o melhor visual no cômodo

O porcelanato se tornou um dos revestimentos queridinhos de muitos. Não é para menos, já que é resistente a danos e muito versátil, com possibilidade de uso em diferentes ambientes.

Curiosamente, o revestimento está disponível em ampla cartela de cores. Na hora de escolher a ideal, muitos ficam em dúvida. Este é o seu caso? Então, continue a leitura e veja dicas especiais para escolher a cor de porcelanato perfeita!

Considere o restante da decoração do cômodo

Como escolher cor de porcelanato? Veja ESSAS dicas exclusivas para acertar na decoração

É interessante que a cor do porcelanato combine com o restante da decoração do cômodo, seja ele uma sala, banheiro ou cozinha. Assim, conseguirá um resultado harmônico, de modo a tornar o espaço mais agradável.

Veja também:
Piso vinílico, laminado ou porcelanato? 

Se estiver em dúvida, aposte em um porcelanato numa cor neutra, como o branco, preto ou cinza. O motivo disso é simples: trata-se de uma tonalidade que combina facilmente com outras e há um menor risco de enjoar dela.

Tenha em mente o tamanho do cômodo

porcelanato bege na sala de estar

O tamanho do cômodo é importante, pois cores escuras tendem a diminuir visualmente o espaço. Portanto, não são as melhores escolhas para espaços pequenos.

Já as cores claras dão sensação de amplitude, proporcionando uma impressão de que o cômodo é maior. Logo, são apostas perfeitas para espaços pequenos!

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Vale citar que cores claras também refletem melhor a luz. Por isso, ao utilizar um porcelanato branco ou bege tem-se a impressão de que o espaço é mais claro.

Pense na manutenção

porcelanato branco na sala de jantar

Quando se fala em porcelanato, existem cores que são mais fáceis e mais difíceis de limpar, bem como de manter. De maneira geral, sujeiras e manchas se destacam na versão muito clara (branca) ou muito escura (preto).

Se sua intenção for ter uma manutenção mais simples, sem fazer limpezas diárias, o ideal é que opte por tons médios. Inclusive, essa é uma dica perfeita para porcelanatos de cozinha.

Também é uma orientação a seguir se tiver crianças e animais de estimação em casa, pois nesses casos a tendência é que o revestimento fique sujo com maior facilidade.

Combine a cor do piso com a das paredes

piso de porcelanato em cozinha

Uma boa forma de ter harmonia visual na decoração é combinar a cor do piso com a das paredes. Você pode escolher, por exemplo, cores iguais, de modo a criar um espaço monocromático. Então, dê toques de cor no ambiente por meio dos móveis, acessórios e objetos de decoração.

Se preferir variar na cor, o segredo está em escolher tonalidades contrastantes (preto no piso e branco nas paredes) ou trabalhar com cores semelhantes em ambas as superfícies. Você pode, por exemplo, escolher um piso cinza e usar branco nas paredes ou vice-versa.

Considere diferentes acabamentos

piso de porcelanato que imita madeira

Existem porcelanatos com diferentes acabamentos, o que pode ser uma boa alternativa para seu lar. Uma opção é o que se assemelha à madeira.

Alguns porcelanatos cor de madeira imitam quase que fielmente o material, garantindo um visual muito bonito para o espaço. Esses revestimentos são perfeitos em comparação à madeira natural, pois são mais resistentes a danos.

Por exemplo, se quiser revestir um piso ou parede com madeira, terá de escolher uma tratada e resistente à água. Se não for, o material pode ficar inchado, manchado ou mofado com facilidade. Isso não acontece com porcelanato cor de madeira, por isso vale mais a pena a aquisição.

Além dessa opção, existem alternativas de porcelanato marmorizado, que têm veios que lembram o mármore. Essa é uma boa dica de compra se você gosta da aparência marmorizada, mas a grana está curta para investir em um revestimento de mármore verdadeiro.

Dê uma atenção especial à cor do rejunte

porcelanato polido

Não é somente a cor do porcelanato que merece sua atenção. Também é importante ter um cuidado especial com a tonalidade do rejunte. De modo geral, cores como o cinza platina, palha e bege são perfeitas para porcelanatos claros.

Já o cinza grafite, preto e marrom combinam melhor com porcelanato escuro. O branco é uma alternativa para revestimentos claros, mas conta com um ponto negativo que precisa ser considerado: fica encardido com maior facilidade.

Se possível, prefira usar porcelanato grande, o que reduz o uso de rejunte para acabamento do piso ou parede. Caso queira um resultado visual de amplitude, aposte no rejunte numa cor próxima ou igual à do porcelanato.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário