Decoração com Cortinas e Persianas – Tendências 2019

Cortinas e persianas podem mudar a cara de um ambiente – de um quarto, da sala de estar, da cozinha ou de um banheiro. Independentemente disso, esses elementos não só proporcionam mais beleza para o espaço, mas também são vistos como objetos decorativos.

As cortinas ou persianas podem oferecer maior conforto e charme para o cômodo, em especial pela variedade de estilos e tecidos disponíveis. Mas quais são as tendências para esses itens em 2019? Já existem previsão para o próximo ano?

Cortinas 2019

Decoração com cortinas e persianas para 2019

Sem dúvidas, a escolha de cortinas e persianas para um determinado ambiente deve levar em consideração o estilo interior, isto é, a decoração do espaço como um todo. Por terem a capacidade de dar aquela “sacudida” no ambiente e reinventá-lo, você precisa ter bom senso antes de optar por uma cortina e/ou persiana.

É mais fácil destacar como as cortinas e persianas irão aparecer conforme o tipo de ambiente ao invés de focar em um estilo próprio, pois cada ambiente acaba exigindo algum aspecto diferenciado de cortina e/ou persiana!

  1. Cozinha:

Para as cozinhas, a tendência estará nos tons mais claros possíveis para que o material permita a melhor entrada possível de luz natural.

Quando o espaço não possui uma orientação de estilo definida, as cortinas mais indicadas são as translúcidas leves que não possuem detalhes decorativos e formas complexas.

De todo modo, as tendências para 2019 para a cozinha são as cortinas de seda, veludo, brocado e musselina.

  1. Sala de estar:

Para a sala de estar, a tendência se dividirá em duas vertentes: a primeira é através de cortinas largas de tecido translúcido de diferentes tonalidades, enquanto que a outra será com cortinas mais densas que poderão apresentar elementos decorativos.

O entrelaçamento de vários tons e texturas de tecidos oferecerá uma gama de cortinas e persianas para 2019. Os estilos mais procurados no ano que vem serão o clássico, romano, francês, japonês e austríaco.

  1. Quarto:

Para o quarto, a tendência muito provavelmente será a de cortinas densas em combinação com tule sem peso, pois o foco aqui é atentar-se para o melhor tecido e cor.

O cuidado maior, nesse caso, é evitar cores brilhantes, pois elas causam inquietude. Em um ambiente propício para o sono, o ideal são cores frias.

De estilos, as mais procuradas para os quartos serão as persianas japonesas, as romanas e as de rolo. Tudo deve ser pensado conforme a decoração do quarto, assim como o próprio esquema de cores que o ambiente contém.

Tendências de cores para cortinas e persianas 2019

Cores neutras não perdem sua popularidade em 2019. Bege, areia, creme e cinza, por exemplo, ainda permanecerão em suas altas posições e tomarão seus lugares de destaque nas cortinas e em vários outros elementos de decoração de interiores.

cortina

No entanto, o que se pode confirmar para o próximo ano é a glória do azul. Qualquer que seja sua variação, o azul estará presente nas cortinas e persianas e poderá ser o tom favorito de muitas pessoas no momento de decorar o lar, afinal essa cor nada mais transmite do que a tranquilidade e o bem-estar que tanto procuramos quando estamos em casa, não é mesmo?

Mas é claro que não se pode deixar de afirmar que em 2019 as cortinas também adquirirão aqueles tons curiosos de verde, violeta, vermelho e tons terrosos. Todos eles combinam com a própria tendência de cores para a decoração de interiores para o ano que vem, por isso qualquer que seja sua escolha: saiba que está tudo certo!

Veja dicas de cores e estampas para você acertar em cheio 2019:

  • Cortinas com estampa verde para ambientes rústicos;
  • Cortinas com listras azul, marrom e branco;
  • Cortinas com efeito gradiente de branco, cor vinho e azul escuro;
  • Cortinas laranjas;
  • Cortinas de listras largas com tons de marfim e azul;
  • Cortinas cor grafite;
  • Cortinas com listras verticais (tipo de cortina que causa a sensação de amplitude, podendo ser excelente opção para ambientes pequenos);
  • Cortinas de padrão floral;
  • Cortinas de tons neutros, como o cinza para ambientes que já possuem cores fortes em outros itens.

cortina na sala

O próprio varão da cortina (que tem como responsabilidade ser o suporte do tecido) pode ser um destaque na decoração. Esse item pode ser encontrado em vários materiais, como madeira maciça, alumínio, aço, entre outros.

Vale destacar ainda a persiana de palha de bananeira que trará um toque natural a um ambiente de estilo contemporâneo, principalmente por 2019 abraçar com força a natureza. Outro exemplo é a persiana de madeira com uma combinação de cortinas de seda para dar um ar aconchegante ao cômodo, sem perder a luminosidade natural.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply