Cortinas para quarto – Modelos, Materiais e Dicas de Como Escolher

As cortinas para quarto são excelentes elementos de decoração, mas também, proporcionam conforto térmico e emprega privacidade ao cômodo. Ao longo do texto verá boas dicas para adota-las em sua casa.

O quarto é o ambiente onde o foco é dormir. Muitos desejam que eles fiquem escurinhos, para que possam curtir o sono plenamente. E para isso, as cortinas são soluções ideais.

Elas são elaboradas a partir de diferente modelos e materiais; são projetadas para quartos pequenos, ou enormes. Vejamos seus principais tipos.

Tipos de cortinas para quarto

Cortina para quarto3

Levando em conta formatos e acionamentos temos os seguintes tipos de cortinas para quarto:

  • Cortina tradicional – modelo simples, se encaixa em trilhos com carreteis móveis; tecidos são os materiais mais usados.
  • Cortina rôlo – ideal para grandes espaços, é recolhida utilizando mecanismos para abrir e fechar.
  • Cortina romana – é composta por diferentes lâminas, que se abrem num efeito cascata; é indicada para quartos que prezam por decoração mais arrojada.
  • Cortina painel – uma tela simples, que é acionada por mecanismo manual.
  • Cortina plissada – lembra uma sanfona; ela pode ser acionada por motores elétrica, ou manuais.

Definir qual delas usar, dependerá do orçamento, e do projeto do quarto. Como vimos, alguns modelos precisam ser acionados de forma mais robusta, e estes são mais caros. A seguir conheça quais são os materiais presentes nesses tipos de cortinas.

[CONFIRA TAMBÉM: MODELOS DE CORTINAS – QUAL O MELHOR?]

Materiais de cortinas para quarto

Cortina para quarto2

Conhecer os materiais que compõem as cortinas é fundamental na escolha. Eles além de se encaixar na proposta da decoração, determinarão coisas como conforto visual e térmico.

De acordo com o material de fabricação, classificamos as cortinas para quarto da seguinte maneira:

  • Tecido – material mais comum, e recomendando para pequenas janelas; a cortina de tecido é encontrada em várias cores e estampas, e esta é sua principal vantagem.
  • PVC – prático e de fácil limpeza, é a cortina de PVC é indicado para quartos em áreas litorâneas, ou que estejam expostos a umidade. Não existe muita variação de cores, e por isto é escolhida por suas funcionalidades, não pelo possível embelezamento do cômodo.
  • Blackout – impendem por completo a entrada da luz solar. Ideal para projetos de quarto que prezam pela privacidade, e o escurinho. Esse material é fabricado em diferentes cores, e pode tranquilamente se adaptar a muitas decorações.
  • Tela solar – reúne um pouco das outras características, pois é perfeita em muitas propostas decorativas, é resistente, e eficaz no bloqueio dos raios solares. Cortinas para quarto de tela solar são fabricadas em diferentes tramas de fios, e assim se tem noção de quanto de luz entrará no cômodo. Protege da ação dos raios UVA/UVB, e mantem o conforto térmico do ambiente.

Os materiais mais pesados são usados em cortinas do tipo rôlo e romana, pois usam acionamentos mais robustos para abrirem e fecharem.

Cortina para quarto

Dicas para escolher cortinas para quarto

Definir qual cortina usar num quarto dependerá inicialmente das dimensões, e onde será instalada. Depois como ocorre a abertura da janela: no movimento abre e fecha; recolhe-se lateralmente; é toda envidraçada?

São questões fundamentais para se responder, antes de sair para comprar cortinas para quarto.

Conhecer as dimensões indicará qual é a melhor tipo de cortina deverá usar. Por que nem todos os modelos servirão para grandes janelas, por exemplo.

A abertura da esquadria (se for o caso) é outro ponto importante, pois se for necessário precisará usar trilhos deslizantes para movimentar a cortina, liberando o “abre e fecha” sem precisar retirar a estrutura.

Outro fator importante a ser analisado é a exposição do quarto em relação ao sol. Se o cômodo passar a maior parte do dia recebendo os raios solares, a orientação é escolher um material que suporte bem esta exposição. Dessa forma, não precisará trocar prematuramente a cortina.

[LEIA TAMBÉM: DECORAÇÃO EM CORTINAS E PERSIANAS – TENDÊNCIAS 2019!]

Não se pode esquecer dos acessórios e equipamentos obrigatórios para acionar as cortinas. Os modelos que precisam de motores elétricos, vão usar interruptores, controles remotos, ou algum tipo de software para abrir e fechar as cortinas.

Esses modelos automáticos devem ser instalados por profissionais experientes, pois qualquer erro no nivelamento dos trilhos, por exemplo, dificultará o funcionamento da cortina. É comum que as empresas que vendam esse modelo, forneçam ou indiquem como realizar essa instalação.

Seguindo essas dicas, fica mais fácil de escolher as cortinas para quarto mais adequadas ao seu projeto.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply