Início » Decorando » Decoração exagerada no BBB 2024? É proposital: entenda como a arquitetura de interiores pode afetar as emoções e comportamentos dos participantes através da psicologia ambiental

Decoração exagerada no BBB 2024? É proposital: entenda como a arquitetura de interiores pode afetar as emoções e comportamentos dos participantes através da psicologia ambiental

Talvez você já tenha se perguntado por qual motivo a decoração do BBB costuma ser tão carregada. Bom, não sei se você recorda, mas no início não era sim. A decoração era como a de uma casa normal, tons neutros, uso de madeira, algumas cores pontuais e móveis com design que estamos habituados a ver.

sala bbb3
Sala BBB3

Sabemos que ao passar das edições, a equipe responsável pelo programa avalia o que funciona e o que não funciona, e como o público responde ao que acontece na casa.

Obviamente, intrigas geram bastante audiência, e sabemos também que a desistência é um dos objetivos dos criadores. Então todo o programa foi caminhando para a criação de estratégias que pudessem gerar estresse nos participantes.

Decoração proposital

Uma destas estratégias é a decoração. Sempre possui algum tema e, além dos ambientes possuírem caráter cinematográfico, também são pensados para existir uma sobrecarga de informação, afetando o emocional dos participantes.

 sala rosa bbb
Sala BBB14

Isso pode ser explicado através da psicologia ambiental. É a disciplina que estuda o comportamento humano e suas relações com os espaços onde a vida humana acontece. Passamos grande parte do nosso tempo em ambientes internos, e isso tem um impacto em nosso comportamento psíquico.

Condições de iluminação, cores, materiais e proporções geram informações para os nossos sentidos, criando diferentes sensações e reações.

Desta forma, as edições do BBB foram saindo do formato usual de decoração e caminhando para uma decoração temática, tendo cada ano um conceito diferente. Os espaços são pensados para funcionar como um cenário mesmo. Os cômodos possuem temas e a configuração do espaço acontece de forma lúdica.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Decoração BBB 2024

Trazendo para o cenário atual, o BBB 2024 trabalha o arquétipo explorador, trazendo livros, bússolas, florestas e contos de fada. A sala, por exemplo, remete a uma grande biblioteca, com móveis da arquitetura clássica, papel de parede de livros e itens como bússola, relógio e globo.

Os tons vibrantes e o excesso de informações são algumas das estratégias para causar a desorganização mental, seja em pensamentos rotineiros ou emoções.

sala bbb24

Área externa

A área externa possui tema de floresta encantada, e é dividida em dois setores: a área de entrada à parte interna da casa, com pintura colorida contendo árvores verdes e flores, enquanto a área de acesso à porta de eliminação remete a uma floresta escura e sombria.

área externa bbb24 lounge bbb24 floresta

Quartos

O quarto do líder representa o peso que é estar nessa posição. Embora tenha um lado ótimo – o de estar imune à eliminação – estar na liderança envolve ter que tomar várias decisões, o que pode ser difícil muitas vezes. O quarto tem uma decoração ilusionista, contendo formas geométricas em diferentes direções e cores, contendo muita informação.

Embora seja bom dormir em um quarto sozinho, você terá que suportar o espaço carregado de informações, tornando até mais difícil a tomada de decisão.

quarto lider bbb24 ilusionista

A maioria dos ambientes não possui aberturas para a área externa, e a iluminação artificial é bem forte. Obviamente, é necessário para ter o controle de luz necessário para a filmagem, porém, isso também afeta muito o bem-estar dos participantes.

Não ter iluminação e ventilação natural causa a sensação de frieza e claustrofobia.

É impossível ficar muito tempo em um ambiente totalmente fechado, em que você pode perder a noção entre dia e noite.

quarto bbb24 floresta

Os quartos são carregados de cores e informações, não tendo a característica de ambiente de descanso. Não existe privacidade e o ambiente é pensado apenas para dormir.

quarto bbb24 conto de fadas

Consegue perceber o peso dos ambientes? Isso acaba causando estresse, tensão e consequentemente conflitos. Se acostumar um novo ambiente, com novas pessoas, já é uma tarefa difícil. Com o passar do tempo você se acostuma, mas a decoração carregada estará ali para afetar as emoções e interferir no comportamento dos participantes.

Por isso a arquitetura de interiores é tão importante para o nosso bem-estar. Ao criar uma casa, levamos em consideração toda a história da família, seus desejos e gostos, para que assim possamos criar ambientes que façam com que se sintam bem.

A arquitetura é muito mais do que a estética de um espaço, é de fato a possibilidade de proporcionar funcionalidade, praticidade e bem-estar para quem ali irá habitar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Deixe seu comentário