Flor de Maio – Como plantar? Dicas de cutivo e significado da flor

A flor de maio é da família dos cactos, mas não tem espinhos, seu nome cientifico é Schlumbergera truncata e tem origem na Mata Atlântica do Brasil. Assim como outras plantas conhecidas da região, como a orquídea, a flor de maio quando está em seu habit original, utiliza os troncos das árvores como suporte.

O nome popular da planta varia conforme a região do Brasil e a data do seu florescimento, entre eles, estão os nomes como: cacto-da-páscoa no hemisfério sul, e cacto-de-natal no hemisfério norte, ou também flor-de-seda.

Essa planta além de linda, tem uma variedade gigantesca de cores, ela é muito popular devido à facilidade de ser cultivada e pelo seu tamanho. Mas, apesar de o seu cultivo ser simples e favorável ao nosso clima, separamos os principais cuidados para que sua flor-de-maio seja sempre bela e saudável.

Confira nosso passo a passo com tudo que você precisa saber:

Flor de Maio como plantar

Como cuidar da flor de maio

Cuidar de uma planta pode parecer uma tarefa fácil, mas necessita de alguns cuidados que são essências para que ela se mantenha com saúde.

A flor-de-maio é uma planta que não exige muito tempo de cuidado, mas para sua flor se mantenha saudável, é necessário seguir algumas recomendações.

Listamos os principais cuidados que você precisa ter com sua flor:

  • O solo deve ser bem drenado, leve e fértil
  • Evite água em excesso, o solo deve ter pouca umidade
  • Sombra parcial e boa iluminação
  • Evitar luz direta e temperaturas muito altas diretamente na planta.
  • Não suporta temperaturas baixas, o ideal é acima de 12°C
  • Floração outono ou início do inverno
  • Por ser plantas perenes, é necessário replantá-las a cada 3 anos.

O que a Flor de Maio gosta?

Saber quais são os hábitos e ações que essa planta mais gosta é primordial para que ela cresça de maneira saudável e sem demais problemas.

Invista em uma drenagem perfeita com matéria orgânica, plante-a com vasos com furos, com pedras no fundo e terra vegetal. Não encharque a planta, do contrário, ela pode apodrecer, além disso, não deixe a incidência de luz diretamente sob ela, apenas em ambientes bem iluminados.”

Como cuidar da flor de maio

As flores de maio são muito resistentes, gostam de luz, mas não do sol direto, além de ter umas variedades de cores, ela tem tudo para deixar sua casa mais feliz e alegre.

Separamos tudo que precisa saber para plantar e cultivar a sua planta:

Plantar por meio de estarquia, ou seja, destacando pedaços da planta que enraízam facilmente em solo úmido ou por meio de sementes. Tenha paciência, ela cresce lentamente.

Lembre-se de manter o sólido úmido e cuidar com a iluminação e ventilação do local, e por fim, lembre-se de não deixá-la diretamente no sol.

Qual o melhor vaso para Flor de Maio?

Saber qual é o melhor vaso para plantar uma muda é o primeiro passo para conseguir com que ela cresça com saúde e dentro do esperado.

A flor de maio tem um sistema radicular considerado pequeno, dessa forma, ela não desenvolve raízes e por isso, não precisa de vasos muito grandes. Um vaso com dez centímetros de diâmetro pode acomodar muito bem a flor.”

Quanto tempo dura a Flor de Maio?

Todas as plantas possuem um tempo de duração ou de florescimento, sendo assim, é necessário saber corretamente qual é o período que a mesma irá nascer para cuidar corretamente.

Como o próprio nome já diz, a flor de maio costuma florescer no mês de maio, do contrário de muitas flores brasileiras. Sua floração costuma durar o tempo de 15 até 30 dias, podendo produzir pétalas em tons diferentes.”

Características da flor

A planta possui características próprias como suas cores marcantes que podem variar entre rosa, laranja, amarelo pálido, branca e vermelha.

Seu tamanho pode chegar a 30cm de altura, mas ela também pode ser cultivada em vasos pequenos de 10cm de diâmetro. A flor de maio quando polinizada, produz frutos de 1 a 2 cm que quando ficam maduros tem uma forte coloração rosa.

Flor de Maio Características

Significados da for de maio 

Além de encantadora, a flor de maio traz com ela alguns significados e simbolismos, confira:

  • Quando dada de presente significa um ato de amor genuíno e puro.
  • Utilizada para declarações de amor como representação da verdade do sentimento.

Deixe seu comentário