4 ideias fáceis de artesanato para fazer com as crianças; arrase na criatividade e diversão

Precisa distrair crianças e não sabe como? Então, confira aqui quatro ideias de artesanato fáceis e que são repletas de benefícios!

Atividades de artesanato são ótimas formas de divertir e entreter a criança. Mas não é só isso: elas também proporcionam ganhos especiais para os pequenos.

Esse tipo de atividade estimula a imaginação, a concentração e desenvolve a coordenação motora. Além disso, ativa canais sensoriais, como a visão, audição, tato e olfato, bem como exercita a criatividade.

Quer fazer atividades de artesanato com as crianças, mas não sabe quais? Sem problemas! A seguir, você confere uma lista com quatro ideias perfeitas para colocar em prática com os pequenos. Acompanhe!

1. Atividades de artesanato com biscuit

artesanato com biscuit

Uma das principais atividades de artesanato que valem a pena testar com as crianças é a que utiliza o biscuit. Trata-se de um material que pode ser modelado de diferentes maneiras e como a criança quiser.

Por isso, estimula a imaginação e a criatividade. Caso queira, após modelar o biscuit também dá para pintá-lo, tendo uma atividade extra para distrair e entreter a criança.

Ao investir nessa ideia, tente estimular a criança a criar formas e coisas que ela conhece, como bonecos, animais, flores, estrelas, entre outros. Também dá para fazer itens básicos de decoração, que possuem formas retas ou arredondadas, como potes e porta-canetas.

Quer fazer artesanato de biscuit com as crianças de maneira econômica? Então, considere fabricar a massa de modelar em casa!

2. Artesanato em tela

artesanato em tela

Que tal colocar as crianças para pintar quadros? É possível em telas pequenas, mas também dá para realizar essa atividade em papel para pintura, como o canson. Depois, esse papel pode ser enquadrado, se tiver interesse, e virar parte da decoração da casa.

Há diferentes formas de incentivar o hábito da pintura nas crianças, como estimular que façam paisagens, que retratem animais ou pessoas. Se preferir, é possível sugerir um tema para a criança, para que ela desenhe / pinte.

Esse tipo de atividade trabalha a imaginação, a criatividade e as habilidades motoras. Dá para realizá-la junto a outras crianças, bem como com adultos.

3. Personagens de rolo de papel higiênico

personagens de rolo de papel higiênico

O uso de rolos de papel higiênico é perfeito para quem busca uma dica de artesanato econômica. Basta juntá-los e separar itens como canetas, tintas, barbantes e cola, tendo diversão garantida para os pequenos.

A ideia é incentivar que a criança crie personagens no rolo de papel higiênico. Ela pode fazer isso de várias formas, como com canetas ou tintas, unindo diferentes rolos, entre outras propostas.

Caso queira, também dá para sugerir que a criança crie bonecos de um determinado tema. Assim, é possível direcionar melhor a atividade, evitando que a criança desanime.

Essa também é uma atividade que pode servir como gancho para ensinar a criança sobre a possibilidade de reutilização de materiais e a importância de ter atividades mais sustentáveis.

4. Boliche de garrafa pet

boliche de garrafa pet

Esta é uma ideia para quem deseja reaproveitar materiais e ter uma atividade econômica, criando algo que ainda poderá ser utilizado pelas crianças em outras brincadeiras.

Para criar o boliche de garrafa pet é simples: basta separar os recipientes e limpá-los. Dê preferência para os transparentes, para conseguir brincar mais com materiais coloridos.

Separe papéis coloridos, canetinha, tesoura sem ponta e cola. Então, é só chamar as crianças para a brincadeira! Tire o rótulo das garrafas e coloque dentro delas papéis coloridos.

Depois, desenhe olhos e bocas, recorte e cole nas garrafas. Dá para fazer esse trabalho com canetinhas e tinta guache, se preferir. Coloque todos os recipientes de pé e inicie a brincadeira de boliche. Para isso, utilize bolas pequenas para que as crianças arremessem contra as garrafas.

Quais cuidados você precisa ter ao fazer artesanato com crianças?

4 ideias fáceis de artesanato para fazer com as crianças; arrase na criatividade e diversão
  • É importante que tenha um adulto por perto para supervisionar a atividade, evitando que a criança faça algo que possa lhe prejudicar;
  • Caso a atividade exija o uso de tesouras, o ideal é que escolha uma com baixo poder de corte e com ponta arredondada. Mais uma vez, tenha um adulto por perto para supervisionar o uso;
  • Utilize colas e tintas laváveis, como o guache. Dessa forma, terá muito mais facilidade para remover esses materiais da pele ou da roupa da criança, bem como de móveis usados como suporte no artesanato.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário