Início » Jardinagem » Tenha um jardim minimalista com ESTAS dicas inspiradoras

Tenha um jardim minimalista com ESTAS dicas inspiradoras

Seja recebido pelo frescor sereno num jardim minimalista, ainda mais se você procura transformar seu espaço exterior em um refúgio de tranquilidade.

Além disso, criar esse tipo de jardim visa encantar seus sentidos e liberar sua mente do caos urbano. Imagine um lugar onde a natureza é expressa em sua forma mais pura e simples. Cada elemento é pensado e colocado com cuidado, criando um espaço que acalma e energiza ao mesmo tempo.

Aproveite para conferir as dicas mais inspiradoras abaixo para criar um jardim minimalista deslumbrante, independente do tamanho do seu espaço ou orçamento.

Planejamento zen e espaço negativo

área do jardim com bambus e banco de pedra

Quando você se depara com uma tela em branco, seja uma folha de papel ou seu próprio quintal, o planejamento é crucial.

Assim como um artista cria profundidade através do uso do espaço negativo, seu jardim minimalista pode ganhar vida através da maneira como você distribui seus elementos.

Por exemplo, um pequeno deck de madeira, cercado por cascalho branco e a presença de uma única árvore ornamental, que cria uma sombra sutil, já é um convite à contemplação. 

Aliás, você pode incluir bancos de pedra minimalistas. Caso queira ser mais ousado, pode investir num pequeno riacho de água cristalina, pois irá acrescentar movimento.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Seleção de plantas estratégicas

jardim minimalista com plantas e espaço para descanso
Peckham Garden – Emily Erlam (2nd June 2020)

Um jardim minimalista muitas vezes incorpora uma gama limitada de plantas, mantendo a coesão visual.

Nesse sentido, faça a escolha das plantas certas, com formas e texturas simples. Uma sugestão é exibir plantas de folhagens e flores elegantes, como, por exemplo, bambu, arbustos de formas geométricas, além de grama ornamental.

A chave aqui é focar na qualidade, não na quantidade. Cada planta deve ser uma peça essencial do quebra-cabeça que é o seu jardim.

Elementos urbanos

espaço minimalista na área externa

Para criar um equilíbrio perfeito entre a natureza e arquitetura humana, faça uso estratégico de elementos como pedra, madeira e concreto.

Por isso, você pode optar por caminhos de pedra retos e limpos, dispostos em ângulos geométricos precisos.

Ademais, uma fonte de água de mármore cria um ponto focal tranquilo, enquanto painéis de bambu conferem uma sensação de privacidade.

Tais elementos não apenas complementam o espaço, mas ampliam a beleza das plantas selecionadas.

Dê atenção à iluminação

jardim minimalista iluminado

Seu jardim minimalista pode ser uma fonte constante de beleza, mesmo após o pôr do sol.

Com a iluminação certa, você pode criar um ambiente mágico sob as estrelas.

Pense em luzes embutidas ao longo dos caminhos, lançando um brilho suave. Lanternas penduradas nas árvores adicionam um toque sensacional.

Lembre-se: a iluminação não é apenas funcional – é uma ferramenta para criar uma atmosfera.

Manutenção simplificada

design de jardim minimalista

A beleza de um jardim minimalista se estende à sua manutenção. Afinal, a ideia é criar um espaço que seja um refúgio, não uma fonte de estresse.

Além de escolher plantas resistentes (que exigem menos cuidados), considere uma combinação de pedras e cascalho para cobrir o solo, minimizando o crescimento de ervas daninhas.

Por fim, você pode também investir em um sistema de irrigação automática para garantir que suas plantinhas recebam a quantidade certa de água, sem esforço excessivo.

Seu jardim minimalista será um estado de espírito que convida você a desacelerar e apreciar a beleza nas pequenas coisas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.