Início » Organizando » 4 dicas para lavar os bichos de pelúcia: siga essas técnicas para garantir higiene e saúde

4 dicas para lavar os bichos de pelúcia: siga essas técnicas para garantir higiene e saúde

É essencial lavar os bichos de pelúcia para evitar que esse item de decoração vire o lar de fungos, ácaros e muita – muita mesmo – poeira!

Não somente para as crianças, os bichinhos de pelúcia podem fazer parte do seu quarto, afinal eles são fofos demais. Por isso, saber higienizar corretamente garante que você se livre de microrganismos que podem causar alergias e outros problemas de saúde.

Siga essas dicas práticas para lavar e conservar esses itens facilmente.

Lavar os bichos de pelúcia na máquina

bicho de pelúcia dentro de máquina de lavar

Em primeiro lugar, é fundamental entender que nem todo bicho de pelúcia pode ser colocado na máquina de lavar, está bem?

Aproveite para ler:
Limpeza de brinquedos de pets

Para saber se o item pode ser higienizado dessa forma, leve em conta alguns pontos:

  • Ele não pode ter baterias ou pilhas;
  • Se há muitos detalhes que podem se soltar, não coloque na máquina.

Aliás, bichinhos preenchidos com algodão, isopor, entre outros materiais, precisam ser lavados apenas conforme a orientação de sua etiqueta.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Se o ursinho for antigo, a melhor recomendação é levá-lo em estabelecimentos especializados na limpeza e restauração.

Enfim, na hora de ir à lavanderia, primeiro de tudo retire a roupinha (se o bicho de pelúcia tiver) e qualquer outro acessório que possa se desprender.

Outro foco de atenção são quaisquer danos existentes no brinquedo – veja se há furos ou costuras que estão se desfazendo, tá?

Na máquina de lavar, escolha o ciclo suave para higienizar o bicho de pelúcia – ao colocar mais de um no aparelho, disponha-os de forma uniforme. 

bichos de pelúcia pendurados

Sempre opte por água fria e não quente. Quanto ao uso de sabão em pó ou líquido, isso é de sua escolha.

De preferência, coloque o bicho de pelúcia dentro de uma fronha de travesseiro ou saco protetor de roupa para prevenir que haja contato com botões ou algum zíper que pode danificar o item.

Além disso, como pode desbotar, procure separar os itens por cor antes da lavagem.

Depois, na hora de secar, pendure a pelúcia na sombra e na posição vertical.

Lavar os bichos de pelúcia à mão

criança lavando bicho de pelúcia

A lavagem à mão dos bichinhos de pelúcia é mais simples. Você precisa de uma bacia com água e sabão (em pó ou líquido).

Com a espuma formada pela solução, limpe o bicho de pelúcia. Já para remover o excesso de sabão, umedeça um pano com água fria.

O processo de secagem é o mesmo: coloque na sombra e em posição vertical.

Lavar os bichos de pelúcia a seco

limpeza de ursinho de pelúcia

O modo de lavagem a seco serve como uma maneira de higienizar esses itens no cotidiano, pois é um processo mais rápido e fácil.

Para tanto, coloque os ursinhos e outros bichinhos de pelúcia para arejar por uns 15 minutos em um ambiente ventilado.

Uma dica é colocar o item dentro de uma fronha e aplicar um pouco de talco de bebê, assim ele ficará cheiroso. Para remover o talco dos bichinhos, chacoalhe e use o aspirador de pó. 

Você ainda pode passar um pano seco, se não tiver o eletrodoméstico, e deixá-lo novamente em local arejado.

Se quiser fazer uma limpeza diária para remover poeira e outras sujeiras do dia a dia, use o aspirador de pó, mas coloque uma meia-calça no bico para proteger as fibras do bichinho.

Para eliminar microrganismos

pessoa colocando ursinho de pelúcia dentro de saco protetor

Para eliminar os ácaros e fungos de seus bichos de pelúcia, coloque-os em um saco plástico e elimine todo o ar de seu interior.

A seguir, coloque o saco no freezer/congelador e deixe por 24 horas. A eficácia ocorre porque tais microrganismos não sobrevivem a baixas temperaturas.

Por último, leia sempre a etiqueta do brinquedo e suas orientações de lavagem. É recomendável que você lave os bichos de pelúcia a cada seis meses, porém isso depende do estado do item, ok?

Como guardar os bichos de pelúcia?

bichos de pelúcia organizados

Como são populares na decoração de quartos infantis ou mesmo de adultos, os bichos de pelúcia geralmente ficam à vista, em prateleiras ou em cima da cama.

Se chegar o momento de guardar alguns, aposte não apenas nas prateleiras, mas também em cestas ou baús de brinquedos – eles possuem tampas, o que pode ser excelente para não ter acúmulo de poeira.

Outra sugestão é usar um varal ou cabideiro para itens menores.

Não guarde os bichinhos de pelúcia em caixas de madeira, pois esse tipo de material geralmente atrai cupim. E muito menos escolha locais com umidade, pois pode embolorar a pelúcia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário