Início » Organizando » NÃO COMPRE o seu Porta Tempero antes de entender algumas questões IMPORTANTES

NÃO COMPRE o seu Porta Tempero antes de entender algumas questões IMPORTANTES

O porta tempero é um item indispensável para sua cozinha, afinal é por meio dele que você pode manter os condimentos conservados e organizados para que você prepare suas refeições com praticidade e sem muita bagunça.

É sempre bom usar temperinhos na comida para deixá-la ainda mais incrementada e saborosa, né? Nesse caso, o porta tempero se faz necessário em sua casa!

Porém, hoje em dia existem várias opções desse item no mercado, com quantidades diferentes de recipientes, formatos e tamanho da base.

Separamos aqui todas as informações para que você possa fazer a escolha certa desse produto!

Por que você deve escolher um porta temperos de parede?

porta tempero de suporte na parede

Entre os modelos existentes de porta temperos, é fundamental citarmos um em especial: o porta temperos de parede!

Não deixe de ler:
10 tipos de temperos para cultivar em sua cozinha

Ele nada mais é do que um tipo de porta temperos onde pode ser fixado na parede, sendo perfeito para cozinhas planejadas ou ainda para quem quer economizar espaço na bancada.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Assim, esse tipo fornece maior dinamismo na hora de cozinhar e organizar os temperinhos.

Como ele tem base fixa, você pode instalá-lo em qualquer parede ou superfície plana – com organização e praticidade, o porta tempero fica no local de maneira permanente.

Ele ocupa pouco espaço e a instalação pode ser feita do jeito que preferir. Se não quiser furar a parede da casa, pode apostar na fita dupla face, por exemplo.

Além desse modelo de porta temperos, podemos citar também:

Porta tempero magnético

Essa é uma versão que promete modernidade em sua cozinha, além de pouco espaço. 

O porta tempero magnético, justamente como indica seu nome, tem imãs magnéticos em seus potes. Logo, você pode grudá-los na porta da geladeira, por exemplo, o que otimiza o espaço e facilita muito o acesso aos seus temperos.

Graças a essa funcionalidade, você poupa espaço em bancadas ou armários, o que é excelente se sua cozinha é pequena.

Porta tempero giratório

O porta tempero giratório também já diz qual é o seu diferencial: com sua base giratória, você acessa os potes com muita facilidade e conforme as necessidades de sua receita.

Esse tipo de porta tempero é popular por possuir mais potinhos, então você consegue guardar mais temperos!

Por isso, esse modelo é interessante para quem precisa de bastante espaço para organizar os temperos. No entanto, não é recomendado para cozinhas pequenas – seu tamanho pode atrapalhar a bancada, armários ou a mesa.

Porta tempero de mesa

Essa é a opção mais comum e é parecida com o porta tempero giratório. Entretanto, a diferença é que seu suporte, obviamente, é fixo e os potes de vidro ficam encaixados uns nos outros – você pode encontrar opções horizontais ou verticais.

O modelo geralmente acomoda de 6 a 9 peças, o que já é uma boa quantia para quem gosta de temperar as comidinhas.

Como é o modelo mais tradicional, você pode encontrar uma variedade de designs, com cores e formatos distintos até ter uma que mais combine com a sua cozinha.

Quais os benefícios de usar um porta temperos de armário?

porta tempero de suporte para armário

Um porta temperos de armário facilita muito a vida para quem quer aproveitar o espaço livre.

Esse modelo é prático e ideal para cozinhas compactas e urbanas, além de ser fácil de montar. Para durar em perfeito estado por mais tempo, escolha um tipo com suporte de aço inox.

Muitas pessoas optam por desenvolver um armário planejado para cozinha que já tenha um balcão porta temperos interno. Que tal essa ideia? Dessa forma, você prepara os alimentos com seus temperos bem pertinho da bancada!

Qual o melhor tipo de porta tempero? Madeira, Vidro e Inox

porta tempero giratório

O material dos recipientes é um fator fundamental ao escolher um porta tempero de alta qualidade!

O foco é comprar um produto resistente e duradouro, lembrando que ele deve preservar tanto o sabor quanto as características dos temperos!

Com isso, os melhores modelos são os fabricados com aço inox ou vidro, já que ambos possuem alta resistência, muito menos absorvem odores ou modificam o sabor. Inclusive, os de vidro tem uma higienização facilitada e não mancham com as cores dos temperos!

Por outro lado, os de plástico costumam ser leves, por isso os preços são baratos. 

Quer algo resistente e que traga diferencial à decoração? Aposte nos porta temperos de madeira ou bambu

Para lhe ajudar, os potes transparentes ajudam a identificar qual é o condimento em cada pote, então pense nisso antes de comprar seu porta tempero.

Outro detalhe são as tampas! Sempre compre modelos com tampa para conservar os temperinhos – uma dica é optar pelos potinhos que têm tampa dosadora, que nada mais são versões com furinhos para você já aplicar o tempero de modo direto na comida, sem que você jogue mais do que o necessário.

Onde deve ficar o porta tempero?

porta tempero simples

O melhor local para colocar o porta tempero é longe da luz do sol, de locais com excesso de umidade e ainda longe do calor do fogão! Só assim você garante que haverá conservação dos condimentos.

Procure colocá-lo em um espaço fresco e arejado.

Por exemplo, você pode instalá-lo na parede da cozinha, na bancada ou em uma prateleira. Isso vai depender de seu gosto, das limitações do ambiente e até da decoração!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário