Início » Organizando » 4 formas de limpar os óculos: conheça essas maneiras simples e seguras que não danificam as lentes

4 formas de limpar os óculos: conheça essas maneiras simples e seguras que não danificam as lentes

Está em busca de formas seguras e simples de limpar seus óculos de sol e de grau? Então, confira aqui 4 dicas!

Os óculos de grau e de sol são itens usados diariamente por muitas pessoas. Além de contribuir para que enxergue melhor, os itens também funcionam como complementos de seu look, dando-lhe mais estilo.

Para preservar esses acessórios, é importante mantê-los limpos. Aqui, você confere quatro formas de limpar os óculos, deixando-os em cara de novos. Continue a leitura e aplique nossas dicas!

1. Como limpar óculos de forma rápida

4 formas de limpar os óculos: conheça essas maneiras simples e seguras que não danificam as lentes

Uma das maneiras mais rápidas de limpar óculos é usando um tecido próprio para esse fim. Isso ajuda a remover sujeiras superfícies, sem comprometer os acessórios ou sua visão.

Você pode se interessar também pelo post:
Como limpar bijuterias escurecidas?

Em hipótese alguma use sua camiseta, blusa, casaco ou qualquer outra roupa para limpar os óculos, pois há uma maior chance de riscar as lentes. Indica-se que use uma flanela de limpeza, como a que acompanha os óculos.

Essa flanela é confeccionada com tecido sintético de microfibra, que é capaz de repelir a sujeira. Ela tem o diferencial de limpar as lentes e armação dos óculos delicadamente, evitando riscos, poeira e gordura.

Você pode fazer essa limpeza sempre que precisar. Um dos seus diferenciais é sua praticidade, pois basta ter a flanela consigo para conseguir limpar o acessório.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

É essencial destacar que a flanela deve ser lavada regularmente, pois restos de sujeira presentes nela podem ser transferidos para os óculos. A lavagem pode ser feita em máquina, preferencialmente com água morna e sem uso de amaciante.

2. Como limpar os óculos com água e sabão

limpeza de óculos com água e sabão

Esta é uma dica de limpeza perfeita para casos em que os óculos estão muito sujos e engordurados. A água e o sabão removerão facilmente essas sujidades, ajudando a clarear a visão.

Mas como adotar essa dica de limpeza dos óculos? Simples: coloque uma gota de detergente líquido ou sabonete líquido com pH neutro na palma de sua mão. Depois, molhe e esfregue uma mão na outra até formar espuma.

Em seguida, aplique essa espuma nas lentes e armação, sempre fazendo movimentos delicados. Faça o enxágue em água corrente fria, não morna ou quente, e seque completamente as lentes e armação com um pano de microfibra ou lenço de papel.

Um detalhe importante: a flanela ou pano de microfibra devem estar limpos para fazer a secagem. Do contrário, há o risco de transferir sujeira para o acessório.

3. Como limpar óculos com spray limpa lentes

limpeza de óculos com spray

Se quiser ter maior praticidade na limpeza, realizando-a corretamente e com menor risco de danos, a dica é apostar em um spray limpa lentes. Trata-se de um produto específico para higienizar óculos, normalmente vendido por óticas.

O funcionamento do produto é simples: deve-se aplicá-lo sobre uma flanela ou qualquer outro pano de limpeza de óculos. Isso garantirá umidade ao tecido, evitando a fricção seca que pode causar riscos e arranhões na lente.

Então, aplique um pouco do produto nas lentes e passe o pano, fazendo movimentos delicados para remover toda a sujeira. O produto evapora e seca sozinho rapidamente.

4. Como limpar armações de óculos

limpeza de óculos

De maneira geral, o foco da limpeza acaba sendo as lentes, mas também é importante limpar a armação dos óculos. Ela pode acumular sujeira com o passar do tempo, o que pode prejudicar a movimentação das hastes.

Mas como limpar a armação dos óculos? Para uma limpeza rápida, use a flanela que citamos anteriormente. Basta passá-la sobre a armação, removendo sujeiras leves.

Caso haja sujeira mais consiste, lave a armação com água e detergente líquido ou sabonete líquido de pH neutro. Faça espuma em suas mãos e passe na armação. Depois, faça o enxágue e seque o acessório.

Ao fazer a lavagem, dê uma atenção especial para as laterais e ponte de suporte no nariz. Essas partes acumulam mais oleosidade do rosto, o que faz com que o acessório se torne mais liso e caia com facilidade durante o uso.

O que não usar para limpar óculos?

Depois de descobrir como limpar os óculos, é importante saber o que você não pode usar para realizar esse processo. De maneira geral, indica-se que não use roupas e demais tecidos mais grossos, porque eles podem provocar riscos nas lentes e armações.

Além disso, não limpe os óculos com produtos abrasivos, como água sanitária e demais produtos de limpeza de casa. Também não use álcool 70% ou álcool em gel, pois ele danifica o acessório irreversivelmente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

    Deixe seu comentário