Início » Decorando » Madeira de demolição: como usar na decoração da casa? Inspire-se!

Madeira de demolição: como usar na decoração da casa? Inspire-se!

Na busca por uma decoração única e repleta de personalidade, a madeira de demolição tem ganhado destaque como uma opção versátil e sustentável na decoração de interiores.

Este tipo de madeira, como o nome diz, tem origem no garimpo de madeiras nobres retiradas de construções antigas como casas, barracões, armazéns, e inclusive de dormentes de trilhos de trens.

cabeceira de madeira de demoliçao

Além de estarmos contribuindo para o desenvolvimento sustentável ao utilizar um material que seria descartado, o uso de madeira proveniente de construções antigas traz consigo uma conexão com o passado, sendo assim um material único e cheio de história para adicionar mais personalidade ao seu lar.

Neste post, exploraremos como incorporar esse material único em sua decoração de maneiras criativas e elegantes.

Escolha consciente

Antes de mais nada, é importante entender a origem da madeira de demolição que você está considerando. Certifique-se de que ela seja proveniente de fontes legais e sustentáveis, evitando o desmatamento ilegal e a exploração ambiental.

Optar por fornecedores confiáveis garantirá que você esteja contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Estilo

Este tipo de madeira apresenta um caráter mais rústico, por ser um material que possui desgastes do tempo, e desta forma encaixará muito bem neste estilo de decoração. Porém, isso não significa que a madeira de demolição não possa ser utilizada em outros estilos.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

O segredo é saber equilibrar este material com os demais e assim garantir que o seu ambiente fique harmônico.

mesa de madeira de demoliçao

Móveis com significado

Uma das maneiras mais populares de incorporar madeira de demolição é por meio de móveis. Mesas de jantar, aparadores, bancos e cabeceiras de cama feitos desse material adicionam um toque rústico e autêntico ao ambiente.

As irregularidades naturais, marcas de desgaste e pátina da madeira antiga contam histórias únicas e conferem personalidade ao espaço.

banco de dormente banheiro com madeira de demoliçao mesa de madeira de demoliçao

Revestimentos que encantam

Introduzir painéis de madeira de demolição como revestimento de paredes ou tetos pode transformar completamente a atmosfera de um cômodo.

A textura e os tons da madeira trazem uma sensação de aconchego, além de serem ótimos isolantes acústicos e térmicos. Escolher uma parede de destaque revestida com madeira de demolição pode criar um ponto focal marcante no seu ambiente, trazendo aconchego e personalidade.

parede madeira de demoliçao hall com madeira de demoliçao divisoria de madeira de demoliçao

Itens de decoração

Se você procura uma abordagem mais sutil, principalmente nos casos em que não deseja que seu ambiente fique com um estilo tão rústico, considere a inclusão de detalhes de madeira de demolição.

Molduras de quadros, prateleiras, espelhos com molduras antigas ou até mesmo painéis podem adicionar um toque vintage e elegante ao espaço. Esses pequenos elementos se destacam especialmente em ambientes com decoração mais moderna, criando um contraste bem interessante.

painel madeira para vinhos prateleiras de madeira de demoliçao quadros de madeira de demolição

Ressignificando objetos

Outra forma interessante de utilizar materiais de demolição é através do reuso de elementos de demolição como portas, janelas e venezianas.

A ideia aqui é usar a criatividade para dar outro significado a estes materiais, como cabeceiras de cama, biombos, divisórias ou até mesmo quadros de fotos.

quadro de fotos com janela antiga biombo com porta antiga cabeceira com porta antiga divisoria com porta antiga

A madeira de demolição é uma ótima escolha para quem busca uma decoração única, com história e personalidade, além de estar contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

Ao escolher a sustentabilidade com estilo, você cria um ambiente que não apenas reflete sua personalidade, mas também respeita o passado enquanto molda o futuro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar. "Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.