Início » Organizando » Como escolher mesa de jantar para apartamento pequeno? Siga essas 5 dicas FUNDAMENTAIS para não errar

Como escolher mesa de jantar para apartamento pequeno? Siga essas 5 dicas FUNDAMENTAIS para não errar

Escolher a mesa de jantar para apartamento pequeno é um processo importante, afinal as peças de mobiliário afetam diretamente a circulação e conforto de um espaço.

Em especial em ambientes pequenos, o cuidado com os móveis é ainda maior. E é cada vez mais comum vivermos em locais menores, mas que não podem perder a privacidade e muito menos o estilo decorativo.

Nesse caso, a sala de jantar de seu apartamento pequeno merece atenção para proporcionar praticidade e otimização. Acompanhe essas dicas e não erre na escolha da mesa de jantar!

Finalidade da mesa de jantar

mesa de jantar para apartamento pequeno

O primeiro passo para escolher a mesa de jantar para apartamento pequeno é definir o propósito desse móvel, isto é, o uso no dia a dia.

Você vai gostar de ler sobre:
Como escolher espelho para a sala de jantar?

Pode ser que esse móvel nem seja tão usado e vire mais palco para poeira do que outra coisa.

Na realidade, entenda as necessidades de sua família: quantos moradores são, se vocês costumam fazer as refeições na mesa ou já adotam um estilo mais liberal, como comer no sofá

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Leve em conta também se você recebe pessoas em casa para alguns jantares e celebrações.

Por isso, analise se você é daquelas pessoas que não dispensam o uso desse móvel em todas as refeições, pois assim será necessário investir em uma mesa que comporte todas as pessoas de sua casa.

Caso a mesa de jantar seja usada apenas quando você tem visitas, a escolha será totalmente diferente, está bem? 

Espaço disponível para a mesa

apartamento pequeno com sala de jantar e estar integradas

Antes de selecionar o melhor modelo para a mesa de jantar para apartamento pequeno, é crucial saber qual é o espaço disponível para ela.

Portanto, tire as medidas do local onde você colocará o móvel e lembre-se de considerar o espaço que será ocupado pelas cadeiras, ok?

Outro detalhe é que dependendo da altura da mesa, as cadeiras com braços podem não se encaixar embaixo do tampo. Então, analise esse ponto também.

Arredonde as medidas sempre para mais para ter um espaço extra que pode vir a calhar.

O formato da mesa é essencial

mesa redonda em ambiente integrado de cozinha e sala de jantar

A escolha do formato da mesa de jantar para apartamento pequeno depende do seu gosto pessoal, mas ainda irá variar pelo tamanho do seu lar e do uso do móvel.

Nesse caso, alguns formatos acabam sendo melhores do que outros! E sim: eles fazem muita diferença no apartamento pequeno.

Mesa retangular

O modelo de mesa retangular é útil para apartamentos pequenos se o ambiente possui esse mesmo formato ou se a família for grande.

Esse tipo de mesa é naturalmente maior do que os outros existentes, logo o ideal é deixar um dos lados dela encostado na parede, otimizando o espaço.

Caso tenha visitas, desencoste a mesa e traga as cadeiras faltantes.

Mesa redonda

A mesa redonda é bem-vinda em apartamentos pequenos, pois esse formato valoriza espaços menores e facilita a circulação.

Além disso, sempre cabe mais uma cadeira na hora do aperto, pois não há quinas.

mesa de jantar redonda encostada na parede

Mesa quadrada

Já no caso da mesa quadrada, embora tenha um aspecto mais chique, não é recomendada para apartamentos pequenos.

O motivo é simples: ela ocupa mais espaço e suas quinas podem atrapalhar a circulação.

Se quer esse formato de qualquer jeito em sua sala de jantar e ainda chamar a atenção, opte por uma mesa com tampo mais grosso.

Mesa oval

A ideia da mesa oval é similar à mesa retangular: ela é interessante para quem tem um pouco mais de espaço. Ainda, previne que você não esbarre em quinas.

Sua vantagem principal, no entanto, está em seu apoio central, isto é, ela não possui vários pés de apoio, o que ajuda a acomodar melhor as pernas das pessoas.

Inclusive, você pode encostar a mesa na parede também, se for o caso.

Cores claras ajudam

apartamento pequeno com mesa de jantar redonda

Vale mencionar que, ao escolher a mesa de jantar para apartamento pequeno, uma dica de ouro é escolher os tons claros – eles conseguem passar a sensação de que o ambiente é maior.

As cores claras, bem como o tampo de vidro, são excelentes opções para sua sala de jantar pequena, sendo que você pode incluir cores marcantes na decoração a partir de outros móveis.

Para dar a impressão de que o local é ainda maior, procure espelhar a parede onde a mesa será instalada.

Dica bônus: móveis multifuncionais

mesa de jantar dobrável multifuncional

Em ambientes pequenos, os móveis multifuncionais são bênçãos. Logo, escolha por modelos que ajudam a compor a sala de jantar e deixem o espaço mais aberto.

Aliás, um exemplo é o banco baú, que pode substituir as cadeiras e ainda possuem um fundo embaixo das almofadas para você armazenar produtos e outros itens.

A mesa dobrável é outra possibilidade se quer aproveitar ainda mais o espaço, pois ela se transforma em uma bancada, banquinho ou pode ainda ser guardada em um canto da própria sala ou mesmo na cozinha.

Por fim, não esqueça dos móveis com nichos para organizar seus utensílios e objetos decorativos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário