Início » Decorando » 6 dicas para escolher sofá retrátil: o que você precisa saber para ter o móvel ideal em sua sala

6 dicas para escolher sofá retrátil: o que você precisa saber para ter o móvel ideal em sua sala

Um sofá retrátil é uma opção ideal para quem quer chegar em casa após um dia cansativo, não é? No entanto, a decisão de comprar um móvel novo pode trazer muitas dúvidas.

E isso piora se sua sala é pequena, já que será necessário adequar esse tipo de assento nesse ambiente.

De toda forma, como é uma peça bem confortável, que tal aprender a escolher o melhor modelo que atenda às suas necessidades? Separamos algumas dicas valiosas, acompanhe!

Analise o tamanho do sofá retrátil

sofá retrátil em sala pequena

O primeiro passo antes da compra de qualquer móvel é conferir as medidas. E claramente isso vale para o sofá retrátil!

Aproveite para ler:
10 modelos de sofá para você fazer a melhor escolha

Quando falamos em medidas, não estamos apenas nos referindo às medidas do sofá que você tem desejo de comprar, mas da sala em si e da própria distância que o móvel ficará dos outros!

Uma recomendação é sempre medir o tamanho do assento aberto, assim você garante que não terá problemas com a circulação na sala, que poderá ficar com a sensação de “sufocamento”.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Se sua sala é pequena, não aconselhamos um sofá muito grande, já que tanto o espaço irá parecer ainda menor como também não terá lugar para outros móveis importantes.

Atente-se para a estrutura e braços do sofá retrátil

sofá retrátil azul

Alguns modelos de sofás retráteis possuem encostos reclináveis, o que permite que a pessoa possa se sentar e esticar. Contudo, isso significa que ele exige ainda mais espaço na parte de trás do móvel.

Em salas compactas, procure por um sofá retrátil com assentos e encostos menores, além de prestar atenção nos braços: prefira os mais estreitos, assim você terá mais espaço nos assentos.

Pelo tamanho de sua sala, o melhor é selecionar um modelo de sofá retrátil com linhas retas, braços estreitos e encostos mais baixos.

Considere o uso diário

sofá retrátil na sala

O sofá retrátil pode ser usado em inúmeras situações e essa é uma de suas vantagens. Ele é um modelo perfeito para receber visitas, para assistir TV da maneira mais confortável possível e até para fazer uma soneca rápida.

Porém, você pode escolher o tipo com base na quantidade de pessoas que usariam esse móvel no dia a dia.

Por exemplo:

  • Para casais, pessoas solteiras ou que recebem poucas visitas, o mais recomendável é o sofá retrátil de 2 lugares;
  • Para famílias pequenas, com um filho, além de casais que recebem poucas visitas ou mesmo para solteiros que gostam de fazer um social em casa, o modelo ideal seria o sofá retrátil de 3 lugares;
  • Já para famílias grandes e que recebem muitas visitas, o sofá retrátil de 4 lugares é a melhor opção.

Existe ainda o sofá retrátil de canto, que é indicado para salas amplas e com maior presença de pessoas.

O tecido também é importante

sofá retrátil cinza

Leve em conta o estilo da sua sala e onde você mora (região). 

Entre os exemplos de tecidos que você mais encontra em sofá retrátil estão o couro, veludo e suede.

Desses três, o suede tem o preço mais em conta, além de ser macio e confortável. Entretanto, se você derramar alguma bebida no sofá, saiba que ele pode ficar com manchas facilmente, pois o tecido tem grande absorção de líquidos. 

Já o veludo não é uma ideia se você tem pets em casa, pois o tecido acumula muitos pelos e eles ficam bem mais aparentes se escolher um modelo escuro. Por outro lado, é uma opção que chama a atenção na decoração.

E o couro é conhecido por ser um tecido resistente, durável e que é fácil de limpar – além de ser caro. Se você mora em um lugar quente, o couro não é a melhor alternativa.

Dê preferência para cores neutras

sofá retrátil branco

Já é uma dica bem sólida, mas é sempre bom frisar: os tons neutros podem dar sensação de amplitude ao ambiente e ainda combinar com a decoração em geral.

Cores muito claras podem sujar muito, enquanto as muito escuras podem “pesar” demais o cômodo. Para dar um toque vibrante à sala se ficar com um sofá retrátil neutro, use tons coloridos nas almofadas, mantas e acessórios.

Lembre-se sempre de se basear nas cores do piso e das paredes para ter a melhor cor de sofá.

Se você é daquelas pessoas que preferem cores chamativas ou tecidos estampados, procure deixar o restante do ambiente um pouco mais neutro, assim o sofá retrátil vira o destaque da sala e a decoração não parecerá tão cansativa.

Cuide com o tamanho do tapete

sofá retrátil em sala com tapete

Por fim, se a dúvida está em como não enrugar o tapete no momento em que for abrir ou fechar o sofá retrátil, saiba que a solução é simples: o tamanho do tapete precisa acompanhar a largura do sofá.

Ou seja, as rodinhas do seu móvel devem estar em cima do tapete, pois assim não haverá riscos de estragos ou muito menos que o tapete trave o movimento.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário