Início » Plantando » Maria-sem-vergonha: cultive essa espécie de flores coloridas com estes cuidados

Maria-sem-vergonha: cultive essa espécie de flores coloridas com estes cuidados

Você pode conhecê-la por maria-sem-vergonha, mas também por beijinho ou somente como beijo. Essa planta é um clássico pelo seu poder de floração e grande variedade de cores (branco, rosa, vermelho, violeta, coral, roxo e até amarelo).

É por conta disso que a espécie é muito popular para canteiros e vasos, pois ela tem um crescimento rápido e produção praticamente ininterrupta de flores.

Quer conhecer mais sobre a maria-sem-vergonha e tê-la em seu jardim? Acompanhe as dicas de cultivo e cuidados para garantir que ela fique saudável!

Quando e como plantar a maria-sem-vergonha?

maria-sem-vergonha em canteiro

De modo geral, a maria-sem-vergonha é uma planta fácil de cuidar, que pode crescer até 60 centímetros.

O local de plantio é versátil, desde jardins e vasos suspensos até em vasos dentro de casa. Seja como for, é necessário oferecer o tipo certo de luz e atenção para as regas.

É melhor plantá-la no final da primavera, depois que o solo estiver aquecido. Em solos muito frios, a espécie não irá durar por todo o período de crescimento.

Enfim, para plantar a maria-sem-vergonha, coloque cada muda de 15 a 30 centímetros de distância uma da outra – quanto mais próximas, mais altas elas crescerão, enquanto o contrário facilita as flores de baixo crescimento, atuando como um apoio para as flores mais altas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Solo

vaso com maria-sem-vergonha cor-de-rosa

O solo ideal para a maria-sem-vergonha é um bem drenado (ele não pode ficar encharcado) e enriquecido com material orgânico. Ele pode ser levemente ácido (entre um pH de 6,0 a 6,5).

Em vasos, uma mistura de envasamento de uso geral também serve. Em solos de jardins, se você tiver argila pesada, adicione um pouco de matéria orgânica como composta, pois assim ela se solta e adiciona nutrientes.

Iluminação

vasos com maria-sem-vergonha em janela

A maria-sem-vergonha gosta de sol parcial, logo, o que indicamos é que você a plante em um espaço em que ela receba de duas a quatro horas de sol parcial pela manhã e sombra pela tarde.

Essa é a vantagem da espécie, pois é capaz de prosperar com exuberância mesmo na sombra. Coloque-a perto de arbustos e árvores que não haverá problemas.

Regas

flores de maria-sem-vergonha

Para o plantio no solo, a maria-sem-vergonha precisa de pelo menos cinco centímetros de água por semana. Em períodos em que a temperatura média fica acima dos 25 °C, você pode dobrar essa quantia.

Já em vasos, a rega acaba sendo diária, ainda mais se a temperatura durante o dia for acima de 30 °C.

Contudo, o solo não pode ser mantido encharcado, somente úmido – a espécie não é muito tolerante à seca e pode murchar rapidamente durante períodos prolongados desse jeito. 

Ao regar demais, a planta pode ficar suscetível a doenças!

Veja também:
Pragas mais comuns no jardim!

Temperatura e umidade

maria-sem-vergonha em vasos

Como dito, essa linda planta é bastante sensível ao calor e irão parecer murchas em longos períodos de seca. Felizmente, elas podem reviver quando recebem água.

Portanto, entende-se que a maria-sem-vergonha cresce bem em climas úmidos.

Seu desenvolvimento ideal acontece entre as temperaturas de 20 °C a 30 °C durante o dia e entre 15 °C a 18 °C durante à noite.

Poda

flores de maria-sem-vergonha em canteiro

O processo de poda deve acontecer quando sua planta ficar pernuda no final do verão ou mesmo quando ela crescer cerca de 7-8 centímetros para evitar que isso aconteça.

No entanto, você tem a liberdade de podar a maria-sem-vergonha sempre que perceber que as cores desbotam. Podá-la promove o surgimento de novas flores e ainda melhora a aparência geral da plantinha.

Uma dica é mantê-la curta e espessa para ter as melhores flores e cores.

É necessário adubar a maria-sem-vergonha?

planta maria-sem-vergonha em jardim

É preferível. A planta pode florescer ainda mais se adubá-la regularmente com um fertilizante solúvel em água a cada duas semanas entre a primavera e o verão.

Você pode optar também por um fertilizante granulado de liberação lenta, usando-o no início da primavera e de novo na metade do verão. Siga as instruções do rótulo do produto para saber a quantidade correta a ser usada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.