Início » Para sua Casa » Piso frio ou piso quente: entenda as diferenças e quando você deve usar cada um deles

Piso frio ou piso quente: entenda as diferenças e quando você deve usar cada um deles

Confira quais são as diferenças e quando usar piso frio ou piso quente como revestimento e acabamento em seu lar

Na hora de escolher o revestimento perfeito para o imóvel, é comum ficar em dúvida se usa piso frio ou piso quente. Embora a finalidade deles seja a mesma, a de acabamento, eles não são a mesma coisa.

Aqui, você descobre quais são as principais diferenças entre os revestimentos e conhece quando usar piso frio ou piso quente em seu lar, garantindo o melhor resultado.

Piso frio e piso quente: o que são?

Piso frio ou piso quente: entenda as diferenças e quando você deve usar cada um deles

Ambos são revestimentos e acabamentos de pisos, mas eles têm diferenças entre si. O piso quente, por exemplo, é feito com um material que é um mau condutor de calor. Ele tem capacidade de reter a temperatura do ambiente, ajudando a mantê-lo aquecido.

Você precisa ler:
Tendências de pisos para 2023!

Já o piso frio, por sua vez, é um bom condutor de calor e possui capacidade de reduzir a temperatura do ambiente. Trata-se de uma alternativa muito utilizada em espaços quentes.

Quais são as diferenças entre piso frio e piso quente?

pés com chinelo branco

A principal delas você já viu aqui: um conduz melhor o calor do que o outro. Isso faz com que se tenha a sensação de que um é mais quente e outro mais fresco ao toque. É justamente daí que vêm os nomes piso quente e piso frio.

Eles conferem sensações diferentes ao ambiente. O piso quente, por exemplo, contribui para que se tenha a impressão de um espaço acolhedor e mais agradável. Já o piso frio dá efeito de frescor, principalmente ao pisar descalço sobre ele.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Outra diferença muito importante são os cuidados de limpeza e manutenção. De maneira geral, o piso frio é mais resistente a danos do que o quente, por isso pode ser limpo com água, sabão e outros materiais.

O piso quente, por sua vez, demanda um pouco mais de cuidado na limpeza, principalmente no que se refere ao uso de água. O piso de madeira, que é um ótimo exemplo, não deve ser lavado, pois esse material pode estufar e apodrecer se permanecer úmido por muito tempo. Portanto, os cuidados são diferentes.

Principais tipos de piso frio e piso quente

colocação de piso

De modo geral, ambos os tipos de piso são feitos com materiais específicos. Entre os pisos quentes estão alternativas como o de madeira, taco, vinílico, carpete e laminado. Na lista de pisos frios estão os de porcelanato, mármore, granito e cerâmica.

Piso frio ou piso quente: quando usá-los?

Está em dúvida sobre qual piso usar em seu imóvel? Fica mais fácil escolher considerando algumas características pontuais. A seguir, confira quais são:

Clima da região onde vive

Para locais quentes, o piso frio costuma ser a melhor escolha, pois passa sensação de frescor ao toque e para o ambiente. Além disso, também é uma boa alternativa para regiões com temperatura amena.

Já em lugares com clima frio, o piso quente é um ótimo investimento, sendo mais confortável ao toque, de modo a evitar choque térmico no contato com os pés.

hall de entrada decorado

Área úmida

O banheiro, cozinha e lavanderia são considerados áreas úmidas, pois se tem um maior uso de água no espaço. Nestes ambientes, o piso frio é sempre a melhor opção, pois não é suscetível a danos provocados pela umidade.

Além disso, possui limpeza simplificada, compensando mais o uso. Deixe o piso quente para utilizar em ambientes como a sala e o quarto, conseguindo criar um melhor conforto térmico.

Nível de conforto

Quanto mais conforto quiser no ambiente, mais indicado será o piso quente. Ele passa a sensação de espaço aquecido e aconchegante, por isso é a melhor escolha para ter ambientes agradáveis.

Área externa

A área externa exige que use pisos mais resistentes a danos, portanto, os frios são as melhores escolhas. Eles não ficam com manchas facilmente e têm uma maior resistência mecânica, além de manutenção simples.

Como deve ser a manutenção dos pisos?

piso de madeira e limpeza

Os cuidados de manutenção do piso frio e do piso quente variam de acordo com o tipo de material do revestimento. O ideal é que verifique as indicações do fabricante sobre como proceder com limpezas.

Mas, de maneira geral, a limpeza deve ser feita sem uso de água em excesso no caso dos pisos quentes. Já no piso frio não se faz muita restrição, somente que não use materiais abrasivos na higienização.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário