Início » Para sua Casa » 5 razões para tirar o sapato antes de entrar em casa: veja por que esse hábito DEVE ser colocado em prática

5 razões para tirar o sapato antes de entrar em casa: veja por que esse hábito DEVE ser colocado em prática

Tirar o sapato antes de entrar em casa deveria ser uma atitude básica em todas as casas. Contudo, esse hábito se tornou mais popular no Brasil graças à pandemia do novo coronavírus.

E realmente: há alguns motivos importantes para que isso continue sendo praticado. O mais óbvio de todos é justamente a sujeira que ele traz para dentro de casa, mas tem muito mais.

Acompanhe o post para entender por que essa prática deve ser mantida e outras dicas úteis sobre o assunto.

Não traz a sujeira da rua

calçados sobre capacho na porta de entrada

Em primeiro lugar, tirar o sapato antes de entrar em casa garante a limpeza do ambiente, afinal a sola do calçado pode acumular muita sujeira e resíduos que vêm da rua.

Não deixe de ler:
Como aplicar o Feng Shui na sala de estar?

Por curiosidade, você sabia que as solas possuem mais bactérias do que um assento de vaso sanitário? Pois é, isso é resultado de uma pesquisa feita nos Estados Unidos!

Dessa forma, deixar o sapato do lado de fora evita que resíduos como terra, folhas, fezes, lixo e outros se depositem no chão, o que favorece uma limpeza dos cômodos um pouco mais fácil e prática.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Evita o transporte de bactérias

calçados para dentro e fora de casa

Igualmente, não entrar com seus sapatos dentro de casa evita que várias bactérias entrem. 

Na realidade, ao usarmos calçados, estamos protegendo nossos pés do contato direto com o chão, mas o sapato em si também entra em contato com bactérias que podem causar distúrbios gastrointestinais e até quadros mais graves, como meningite.

E de modo infeliz, as bactérias podem viver nos sapatos por mais tempo do que em qualquer outro lugar. Isso provavelmente acontece porque existe um acúmulo contínuo de novas bactérias – e assim, elas vão alimentando o crescimento das bactérias já existentes.

Inclusive, é crucial mencionar que resíduos de pesticidas e até combustíveis podem aderir aos sapatos, mesmo que em quantidades pequenas.

Logo, tirar o sapato antes de entrar em casa se torna uma prática ainda mais importante, ainda mais se tem crianças no lar, já que elas têm o costume de colocar as mãos no chão e depois na boca (ou ainda o hábito de andar descalças).

Há menos chance de manchar o chão

pessoa de meia com calçados ao lado

Alguns caçados podem manchar o seu chão, então se você se preocupa com a qualidade do piso, a ideia de tirar o sapato antes de entrar em casa é super válida.

Um exemplo é o sapato de salto: ele tem a tendência de riscar e manchar pisos de madeira com extrema facilidade, além de rasgar carpetes e até amassar tapetes.

Evita atrito com os vizinhos

calçados na entrada da porta

Se você mora em apartamento, sabe muito bem disso: muitos barulhos não são bem-vindos. Você não apenas precisa lidar com vizinhos laterais, mas também há vizinhos acima e abaixo de seu andar, não é?

E o barulho de calçados, dependendo do modelo, pode ser bem irritante.

Andar de pé descalço no chão do apartamento não causará tanto barulho para o apartamento de baixo, se for pensar. E isso é uma forma de manter bons relacionamentos com essas pessoas que vivem próximas de você.

Andar descalço tem seus benefícios

mulher de pés descalços

Embora algumas pessoas façam uso de calçado dentro de casa por motivo médico, como para correção de pisada, andar descalço tem suas vantagens para a saúde.

Ao caminhar pelo lar sem nada nos pés, você fortalece a musculatura tanto deles quanto das pernas. Além disso, pode mudar a interação sensorial com o mundo, ajudar no equilíbrio e estabilidade do corpo, proporcionar relaxamento e prevenir problemas relacionados à umidade e fungos!

Já para as crianças, os benefícios se ampliam: andar com os pés no chão ajuda na formação do arco plantar, o que evita o pé chato.

Não apenas isso, pode acelerar o desenvolvimento motor e o equilíbrio. Com os pés descalços, a criança ainda consegue ter uma automassagem que estimula as terminações nervosas.

Há riscos em não usar calçados dentro de casa?

pés descalços em piso da casa

Mesmo com benefícios, é interessante também mencionar que andar descalço dentro de casa pode trazer riscos à saúde.

Bactérias e fungos podem ser encontrados na poeira domésticas, ainda mais em lares onde a umidade é preocupante e quando não há uma limpeza regular e apropriada.

Inclusive, casas com animais de estimação tendem a possuir um maior nível de bactérias.

Seja descalço (incluindo quem usa meia também) ou com um calçado de sola lisa, há chance de quedas. Para pessoas idosas, é recomendável o uso de algum sapato resistente para uso exclusivo para esses ambientes fechados.

Caso você não goste da ideia de ficar descalço, deixe disponível algum chinelo, pantufa ou meia para caminhar dentro de casa. 

Uma sugestão é ter um pequeno armário ou uma sapateira logo na porta de entrada, onde você pode fazer a troca do calçado com rapidez e eficiência. Não esqueça de colocar um banquinho para poder sentar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

    Deixe seu comentário