Início » Organizando » 8 dicas para reformar sua casa sem gastar demais; a 5ª é imprescindível

8 dicas para reformar sua casa sem gastar demais; a 5ª é imprescindível

Reformar a casa não precisa ser uma dor de cabeça, nem um quebra-quebra e muito menos gastando demais, sabia?

Logo, você precisa de planejamento e um projeto estrutural bacana para que a reforma saia da melhor forma possível. 

Nesse caso, existem dicas super úteis que vão lhe ajudar a reformar o seu lar sem transtornos e sem afetar o seu orçamento. Confira elas abaixo!

Comece pelo planejamento

planejamento de reforma da casa

É o básico: você precisa saber exatamente o que quer reformar, não é? Não adianta dar início a uma obra quando não se sabe tudo o que deseja fazer.

Por isso, um planejamento detalhado será fundamental para reduzir qualquer risco de gastos extras e até mesmo atrasos. 

Defina as necessidades reais dessa reforma, dividindo-a em etapas para que se possa controlar o tempo e dinheiro para cada uma.

Estabeleça um limite de gastos

Claro, dentro do planejamento, você deve definir um limite de quanto você pode gastar, evitando que os custos da obra fujam do seu controle!

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A sugestão é que você faça pesquisas de preços de materiais e profissionais, realize orçamentos e negocie valores. Inclusive, não esqueça de incluir os gastos extras, como de luz e água!

Essa dica lhe garante ajuda a avaliar a sua capacidade de pagamento – quanto dinheiro você tem para pagar mensalmente sem causar dívidas ou ficar muito apertado. 

Recomendamos que você faça uma reserva de dinheiro para a reforma antes do início dela!

Monte um cronograma da reforma

mulher segurando ferramentas

Criar um cronograma da reforma da casa previne atrasos, pois é possível colocar prazos possíveis de serem cumpridos. 

Peça ajuda a um profissional para que o controle do tempo de sua reforma seja feito de maneira adequada, sempre lembrando que ela precisa de uma data de início e uma data de término.

Cada parte da reforma precisa estar no cronograma. Marque tudo o que deverá ser feito em cada etapa.

Tenha profissionais de qualidade

Para que a reforma da casa seja feita com sucesso, você deve ter ao seu lado profissionais capacitados. Portanto, não pense em escolher o mais barato porque não quer gastar muito, pois ele pode não ser capaz de entregar o trabalho completo.

Assegure-se de ter uma pessoa segura de suas capacitações, com boas referências e que cumpra os prazos.

Pressa é a sua inimiga

reforma da casa

Existe o ditado: a pressa é a inimiga da perfeição. Então, fique atento para não se apressar na reforma da casa, especialmente porque ela pode afetar diretamente o seu orçamento!

Quem tenta fazer uma reforma rápida pode se deparar com mais gastos, mais desperdício e, como consequência, uma outra reforma.

E é óbvio: reformar a casa deve ser sinônimo de segurança e conforto, ou seja, você não pode ser negligente e descuidado.

Adquira materiais de qualidade

Conhece aquela famosa frase “o barato pode sair caro”? Na realidade, nem sempre o material mais caro será o melhor, mas também você não deve escolher o mais barato apenas porque quer poupar!

Para economizar, assim como evitar problemas e transtornos maiores, procure sempre adquirir materiais de qualidade garantida.

Comprar materiais baratos pode exigir uma troca a curto prazo, além de não garantir segurança e proteção para você e sua família. O mais certo é procurar por peças com ótimo custo-benefício, onde se terá não somente qualidade, mas também durabilidade e preço!

Você pode pedir sugestões e opiniões para o profissional de sua reforma.

Ainda, preste atenção que essa é uma atitude que previne riscos, como, por exemplo, em uma fiação que não é a melhor de todas para aguentar toda a quantidade de eletrodomésticos que você possui. Com uma sobrecarga, as chances de um incêndio são enormes!

Faça você mesmo alguma reforma simples

mulher renovando pintura da parede

Algumas funções podem ser realizadas por você mesmo, como é o caso de pintura das paredes ou pequenos reparos. 

Tais ações garantem uma boa economia ao reformar a casa e ainda permitem que você dê um toque a mais de personalidade.

Limpeza e organização da obra são essenciais

Outra dica que lhe auxilia a reformar a casa sem gastar demais é manter a limpeza e a organização.

Isso porque uma reforma cheia de bagunça pode provocar o sumiço de materiais, bem como o próprio desperdício que só pioram quando se está em um ambiente desorganizado.

Tenha o costume de deixar as ferramentas e materiais guardados de maneira correta após o uso, mantendo tudo em seu lugar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário