Tapete de Crochê – Modelos, Cuidados e Dicas

É importante saber escolher seu tapete de acordo com o ambiente em que vai usá-lo, para que fique harmonizado com seu gosto e com os móveis.

Aqui vamos dar algumas dicas preciosas para você que é apaixonado por crochê, e que queira adquirir, fazer ou que já tenha seu tapete de crochê.

O tapete de crochê fica bom em qualquer ambiente da casa, basta combiná-lo com as cores, formatos e temas de cada cômodo.

Abaixo daremos algumas sugestões de como combinar tapetes em cada ambiente:

Tapete de crochê na sala

Tapete de crochê

Esse é um ambiente movimentado, é na sala que a família se reúne, que os amigos se reúnem, que recebemos visitas.

Portanto o ideal não é um tapete muito claro, como um branco ou um creme, por ser um cômodo muito movimentado a lavagem teria que ser continua o que além de estressar, logo ficaria com aspecto de velho.

Tampouco um muito escuro como o preto ou azul marinho, isso escureceria o ambiente, e deixaria um tom não muito agradável para a sala.

O ideal é que seja um tapete colorido, com várias cores, ou ao menos três, em tons pastéis, harmonizando com as cores do seu sofá e sua cortina (caso tenha uma em sua sala).

Nesse ambiente o ideal é que o tapete seja quadrado ou retangular, e grande, ao menos que cubra toda a frente do sofá, mas não toda a extensão do chão. Ele deve ocupar o centro da sala.

Nada impede que seja um formato diferente, como o redondo por exemplo, mas isso comprometeria um pouco a harmonização do ambiente, na sala geralmente temos linhas retas, colocar uma linha curva ficaria um pouco fora do padrão.

Tapete de crochê na cozinha

A cozinha é um ambiente que não tem tanta rotatividade quanto a sala, porém é onde mais se suja, pois é aqui que Tapete de crochê2preparamos toda a alimentação e limpeza de materiais.

Nesse ambiente o tapete usado é a passadeira no entorno da pia, ela deve ser necessariamente retangular e ter a extensão da pia e fogão (caso esses se encontrem lado a lado).

Por ter a necessidade de ser lavado constantemente para preservar a higiene aconselhamos que aqui sim seja uma cor bem clara, caso contrario ele vai desbotar muito rápido.

Também pode ser colorido com vários tons, ou com desenhos principalmente florais, existem passadeiras com trabalhos lindíssimos para esse ambiente.

Tapete de crochê no corredor

Aqui também o tipo de tapete é a passadeira, porém apenas com o intuito de decoração. Neste ambiente pose-se brincar a vontade com cores, alternar entre cores quentes e frias.

O ideal de uma passadeira de corredor é que ela ocupe toda a extensão do corredor, cobrindo por completo o chão.

Tapete de crochê no quarto

Aqui também é um ambiente em que se pode brincar a vontade com as cores e também com as formas.

No quarto ele pode ser colocado tanto do lado da cama como aos pés da cama, também pode ter mais de um tapete de crochê.

Tapete de crochê no banheiro

No banheiro como na cozinha o tapete exige uma maior higienização, portanto é necessário que se use uma cor mais clara, que combine com a cor da louça e do azulejo.

O formato geralmente é retangular,não tendo muito como combinar linhas curvas em um ambiente todo linear.

Também fica bem bonito fazer a tampa do vaso sanitário de crochê combinando com o tapete.

Tapete de crochê no quarto de crianças

Tapete de crochê3Esse é outro ambiente em que se pode brincar a vontade com as cores, mas em tons pastéis, quarto de criança tem que transmitir paz, para que o sono seja tranquilo.

Existem tapetes com desenhos de animais bem divertidos para as crianças.

Também pode-se variar nos formatos e modelos, geralmente de bichinhos ou formas geométricas.

Cuidados

Lembramos que o tapete é um item de decoração, não é para limpar os pés, a não ser que seja um tapete de entrada, ou como passadeira no entorno da pia da cozinha, somente nesses dois casos é que são exceções a exclusividade de decoração.

Em casas com animais, deve se ter o cuidado de limpar sempre os pelos para que não voem pela casa toda.

Como lavar e conservar?

Tapetes de crochê feitos a mão geralmente são bem resistentes e fáceis de lavar, o ideal é que seja lavado a mão, mas em não sendo possível pode ser lavado na máquina mesmo, porém na opção peças delicadas.

Nunca use produtos a base de cloro e nem a secadora, estes devem ser secos bem esticados e de preferencia em uma superfície plana. Caso não seja possível tenha a certeza de que no varal ele está bem esticado e reto para que não esgarce.

Se haver manchas ou sujeiras mais difíceis use um bom tira manchas e deixe de molho por no máximo meia hora.

Tenha o cuidado de não lavar tapetes, ou qualquer outro trabalho de crochê junto com outras peças, eles pegam pelinhos muito facilmente.

Guarde sempre em lugar arejado e bem dobrado.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply