Teto rebaixado com Drywall – Quais as vantagens?

A técnica de rebaixamento de teto com Drywall tem sido bastante utilizada, especialmente em salas de estar e jantar, criando um efeito diferenciado, moderno e bonito na decoração.

Ainda não sabe o que é essa técnica e quais são as vantagens que ela apresenta? Então, confira aqui essas informações e saiba o porquê de o rebaixamento valer a pena.

Rebaixamento de teto com gesso

O que é o rebaixamento do teto?

Trata-se de uma técnica que torna o teto mais baixo, aplicada em imóveis com pé direto alto ou com fiações e tubulações aparentes, ajudando a escondê-las e contribuindo positivamente com a decoração.

Esse rebaixamento do teto pode ser feito de diferentes formas, porém a mais conhecida e utilizada atualmente é com Drywall, que é uma placa de gesso comumente usada como forro ou parede.

A placa tem como principal característica seu excelente acabamento, com superfície lisa e íntegra, de modo a colaborar com a decoração e tornar o ambiente mais belo.

Como é um trabalho um pouco mais complexo, o rebaixamento do teto com Drywall deve ser executado por profissionais capacitados / especializados, para garantir um bom resultado e a segurança nas áreas internas do imóvel.

Vantagens do rebaixamento de teto com Drywall

O rebaixamento do teto é uma técnica de decoração de interiores repleta de vantagens para o imóvel e seus moradores. A seguir, conheça as principais:

Sanca de gesso

Maior possibilidade de variar na iluminação

O fato de o teto ser rebaixado abre uma maior possibilidade de instalar sistemas de iluminação diferenciados, como a luz embutida no próprio Drywall, opção que possui preço em conta e deixa a decoração elegante e sofisticada.

Além das luzes embutidas, dá para trabalhar com uma iluminação indireta, com sancas, lâmpadas discretas e fitas de LED, ajudando a criar um efeito bonito e criativo no ambiente.

Cobertura de tubulações, fios e ferragens

O forro de Drywall utilizado para rebaixamento do teto consegue esconder detalhes construtivos que podem comprometer a decoração, como tubulações, instalações elétricas e ferragens.

Justamente por isso, a técnica tem grande função estética, cobrindo imperfeições e contribuindo com o projeto de decoração do dono da casa, garantindo uma aparência delicada e sofisticada.

Valorização da decoração e imóvel

O rebaixamento melhora a decoração e valoriza o imóvel, tornando-se um diferencial. Portanto, se tiver interesse na venda, será possível lucrar um pouco mais nessa transação por conta do projeto arquitetônico e decorativo especial da casa ou apartamento.

Isolamento térmico e acústico

O gesso do Drywall apresenta boa capacidade de isolamento térmico e acústico. Na prática, isto significa que sons externos não são escutados de forma intensa no cômodo. Além disso, a temperatura interna do imóvel se torna mais agradável, independentemente da estação do ano.

Ótimo custo-benefício

O rebaixamento chama a atenção por ter ótimo custo-benefício, pois o material utilizado possui valor acessível e não há necessidade de realizar obras grandes para instalá-lo, o que reduz o montante gasto no projeto.

Resistência a incêndios

O gesso é um material com boa resistência ao fogo, reduzindo a rapidez de propagação da chama no caso de incêndios, que podem ser provocados por problemas nas instalações elétricas, por exemplo.

Vantagens e desvantagens do Drywall

A técnica de rebaixamento de teto pode ser executada com diferentes materiais, sem ser necessariamente com Drywall. Saber quais são as vantagens e desvantagens dessa matéria-prima ajuda a definir se ela é perfeita para seu perfil e projeto:

Decoração de teto

Vantagens

  • Baixo custo, tanto do material quanto de instalação, mesmo que exija profissionais capacitados para montagem do teto. É uma alternativa barata, bastante eficaz e bonita;
  • Excelente acabamento, melhoria considerável da decoração e valorização do imóvel, aumentando seu valor de mercado e possibilidade de lucro em venda;
  • Baixa necessidade de manutenção, sem demandar consertos ou trocas frequentes. Caso haja algum problema, os reparos são realizados rapidamente e de forma simples.

Desvantagens

  • Mais suscetível à umidade, já que o gesso tem maior capacidade de absorção de água. Portanto, é interessante evitar o rebaixamento em áreas úmidas e molhadas, como o banheiro, cozinha e lavanderia;
  • Possibilidade de rachadura, trinca e mancha com o passar do tempo, problemas que podem ser evitados se o Drywall utilizado for de boa procedência e qualidade, assim como instalado por pessoas capacitadas.

Ideias de teto de drywall

Forro de drywall acartonado

Um dos acabamentos que pode ser facilmente instalado, chapas de drywall e perfis metálicos garantem um acabamento de qualidade e sem trincas.

Além disso, ele é facilmente instalado e com muita rapidez.

Efeitos de luz

É possível instalar alguns modelos de drywall rebaixado com linhas curvas e retas, sendo assim, muito versátil e que pode acentuar a iluminação local.

Você também pode melhorar a iluminação indireta, da qual quando embutida no drywall aumenta muito mais o charme local e do décor.

Sanca de drywall

Uma alternativa para quem não quer ter que gastar muito com drywall, ele é apenas um pedaço do teto, onde não há a necessidade de rebaixamento.

Ele funciona como uma bela moldura entre o teto e a parede, com a possibilidade de ser feito em diferentes formatos e do tamanho desejado.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário