Início » Plantando » 6 dicas para cuidar de trevo roxo: veja os detalhes para cultivar essa planta e deixá-la saudável

6 dicas para cuidar de trevo roxo: veja os detalhes para cultivar essa planta e deixá-la saudável

Você já ouviu falar no trevo roxo? Essa é uma planta bastante incomum e, obviamente, muito semelhante aos trevos que encontramos por aí. 

Contudo, a maior diferença está justamente em sua cor: a folhagem é púrpura, bem escura. Você pode ouvir essa planta ser chamada de falso trevo ou até borboleta roxa.

De todo modo, a beleza dela faz com que muitas pessoas se interessem pelo seu cultivo. E acredite: em seu jardim, o trevo roxo será um grande destaque. Veja como plantar e os cuidados necessários para essa plantinha tão exótica.

Características do trevo roxo

cultivo de trevo roxo

Antes de mais nada, saiba que o trevo roxo (Oxalis triangularis) é tóxico, tanto para pessoas quanto para animais de estimação. Logo, certifique-se de plantar em um local seguro para seus pets e crianças.

Você gosta de plantas diferenciadas no jardim?
Então, veja como cultivar calathea!

As folhas do trevo roxo são triangulares e, em geral, crescem em grupo de três (assim como os trevos que conhecemos).

Um fato curioso dessa planta é que à noite, ou em dias particularmente nublados, as folhas se dobram como se fossem guarda-chuvas – elas voltam a se abrir com a luz da manhã.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

O crescimento do trevo roxo é considerado como lento a moderado e ainda gera flores minúsculas de cor branca a rosa pálido ou lavanda.

Enfim, é uma opção bacana para cultivar em um canteiro no jardim ou ainda em vasos para varanda e até dentro de casa, desde que receba os cuidados necessários para seu desenvolvimento.

Cuidados para cultivo do trevo roxo

trevo roxo

O cultivo do trevo roxo é bastante fácil, seja diretamente no solo, seja em vasos no jardim ou dentro de casa.

Claro, a chave para ter uma planta saudável é fornecer um local ensolarado e regar sempre que o solo começar a secar.

Além disso, procure planejar uma adubação durante a estação em que o trevo roxo estiver crescendo para que ele se desenvolva ainda mais (e com saúde).

Tenha em mente que essa planta cresce e floresce ativamente durante o outono até a primavera. No verão, ela fica dormente. Isso pode não ocorrer todos os anos, ainda mais quando ela estiver dentro de casa.

No período de dormência, você notará que a folhagem se degrada. Portanto, uma dica é reduzir a rega e parar de adubar a planta, ok? Quando perceber que está vindo uma nova folhagem, retorne à rotina normal de cuidados.

Entenda com mais detalhes o que o trevo roxo precisa seu desenvolvimento:

Iluminação

Em primeiro lugar, atente-se à luz: a planta cresce bem em sol pleno ou sombra parcial, ou seja, o trevo roxo precisa de quatro horas de luz solar direta na maioria dos dias.

Se ele está plantado no jardim e o clima de sua região é sempre quente, proteja-o do sol forte da tarde.

Como planta de interior, deixe-a perto de uma janela para receber a claridade. Uma dica é girar o vaso com regularidade para que todos os lados da planta cresçam de maneira uniforme.

Solo

Quanto ao solo, o trevo roxo não é exigente – ele cresce em uma variedade distinta, mas precisa ter uma boa drenagem, pois se o solo reter muita umidade, suas raízes podem apodrecer.

vaso pequeno com trevo roxo

No entanto, recomendamos solos argilosos ou arenosos para o cultivo do trevo roxo.

Regas

Depois que a planta já estiver bem estabelecida, ela até pode suportar um pouco de seca se você esquecer de regá-la.

Porém, enquanto ela estiver em crescimento, regue sempre que perceber que a parte superior do solo está seca. 

Na fase de dormência no verão, regue sutilmente a cada duas ou três semanas para evitar que o solo fique completamente seco.

Temperatura e umidade

Essas plantas gostam de temperaturas entre 15ºC a 24ºC, então é uma opção bastante adequada para crescer em ambientes fechados que possuem temperaturas ambiente médias. Pela noite, o trevo roxo pode tolerar até 10ºC.

Proteja a planta dos ventos fortes quando estiver ao ar livre e das correntes de ar dentro de casa, em especial do ar-condicionado e outros equipamentos (ventilador ou aquecedor, por exemplo), assim não há danos nas folhagens.

Já na umidade, o nível ideal é moderado para essa espécie.

Adubo

Durante o período de crescimento, faça uso de um adubo de liberação lenta ou líquido. Sempre siga as orientações do rótulo.

vaso com trevo roxo

Se o trevo roxo estiver dentro de casa, o mais adequado é usar o fertilizante líquido.

Ainda, você pode misturar um pouco de composto no solo para promover um crescimento saudável.

Poda

Como a planta cresce de modo lento a moderado, a poda é facultativa – e raramente é necessária.

Ao notar caules e folhas mortas, faça a retirada deles com cuidado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário