Início » Dicas » 5 vantagens e 3 desvantagens da máquina lava e seca; você PRECISA conhecer esses detalhes

5 vantagens e 3 desvantagens da máquina lava e seca; você PRECISA conhecer esses detalhes

Ter uma máquina lava e seca pode ser o sonho de muita gente, afinal, é um único eletrodoméstico que oferece grande praticidade para o dia a dia. Também conhecida como 2 em 1, a lava e seca é uma ótima ferramenta para otimizar espaço e ganhar tempo na rotina doméstica. Além disso, é uma opção para casas e apartamentos com pouco espaço. 

5 vantagens e 3 desvantagens da máquina lava e seca; você PRECISA conhecer esses detalhes
5 vantagens e 3 desvantagens da máquina lava e seca; você PRECISA conhecer esses detalhes

Se você está pensando em comprar uma máquina lava e seca, mas tem dúvidas sobre suas vantagens e desvantagens, confira nossas dicas contando 5 vantagens e 3 desvantagens sobre o eletrodoméstico e descubra se esse é o modelo ideal para você e para sua casa.

Mas antes de começar a falar sobre suas vantagens e desvantagens, você sabe o que uma máquina lava e seca faz?

5 vantagens e 3 desvantagens da máquina lava e seca; você PRECISA conhecer esses detalhes

 

Bom, a lava e seca é um aparelho completo que oferece duas funções: lavar e secar. A máquina possui diversas funções de lavagem e secagem, incluindo programar para que ela seque totalmente suas roupas, dispensando o uso do varal. 

maquina lava e seca
maquina lava e seca

É o eletrodoméstico perfeito para quem deseja economizar tempo na rotina. Mas assim como qualquer aparelho, possui prós e contras, por isso, pesquise bem para fazer a escolha certa. Vamos conferir?

Vantagens

Economia de tempo

Uma lava e seca pode economizar tempo na organização da casa. Como as peças já sem secas e prontas para passar e guardar, o tempo de ter que pendurar as roupas no varal ou transferir para uma secadora é reduzido.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Economia de espaço

Uma ótima alternativa para casas e apartamentos com pouco espaço disponível.

A máquina que lava e seca ocupa menos espaço do que se tivesse duas máquinas diferentes (lavadora e secadora), sendo boa também para residências com pouco espaço para colocar varal.

Recursos versáteis

A máquina possui diferentes recursos e utilidades. Você pode lavar e secar, apenas lavar ou apenas secar. Alguns modelos oferecem a função de lavar com água quente, entregando uma limpeza mais profunda.

Reduz o consumo de água

A abertura frontal permite uma economia de até 50% de água em relação às máquinas com abertura superior. Entretanto, essa vantagem não se aplica à máquinas comuns com abertura frontal, servindo apenas para a lava e seca.

Reduz energia
Reduz energia

 

Muitos modelos acabam sendo mais eficientes para economia de energia, já que algumas versões chegam a ser 60% mais econômicas do que se fosse utilizado dois eletrodomésticos separados, como máquina de lavar e secadora.

Desvantagens

Valor

O preço de uma lava e seca costuma ser bem mais alto do que uma máquina tradicional, já que conta com duas funções de funcionamento.

Maior tempo de lavagem

Alguns modos de lavagem podem ser bem mais longos do que o normal, podendo chegar a até 5 horas.

Maior cuidado nas lavagens

cuidado nas lavagens
cuidado nas lavagens

É necessário ter maior cuidado na separação das roupas e tecidos na hora da lavagem. Alguns tipos de roupa podem encolher ou se danificar pela alta temperatura da secagem, então não podem passar por esse ciclo. Para esses tipos de peças, o ideal é utilizar apenas o ciclo de lavagem e secar normalmente e lembre sempre de conferir a etiqueta das roupas para saber a indicação ideal de como lavar.

Além disso, a secadora tem uma capacidade menor do que a lavadora. Ou seja, se uma lava e seca tem capacidade de 10 kg para lavagem, sua secagem pode ter uma capacidade de apenas 6 kg. É preciso conferir esse ponto para ver se serve para suas necessidades e para não colocar mais roupa do que o indicado. 

 

Como já foi dito, todo aparelho tem prós e contras, mas é importante pesar os dois lados e ver se a máquina se adequa a suas intenções e sua casa, atendendo sua rotina e necessidades.

Em geral, ela é indicada para casas com pouco espaço ou sem quintal, pessoas com rotinas corridas e até mesmo para aqueles que gostam de itens modernos e sofisticados. Escolha bem seu equipamento para ele ter um bom custo-benefício.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário