Cozinhas Pequenas: Organizando Os Móveis e Valorizando o Espaço

Quem tem cozinha pequena, principalmente em apartamento, sabe o sofrimento que é para organizar os móveis e otimizar o espaço, que quase sempre não é o ideal. Afinal, esse é um cômodo onde o potencial para a bagunça e o aperto é muito grande, já que conta com uma série de móveis e eletrodomésticos que só podem estar ali.

Segue, aqui, algumas dicas essenciais para conseguir organizar uma cozinha pequena de forma que consiga otimizar o espaço e obter um ambiente super aconchegante. Uma cozinha pequena não precisa ser o sinônimo de algo feio e não decorado, basta investir em móveis e decoração especial.

Na sua cozinha, você pode por uma bancada em destaque, investir na parede decorada, contratar alguém especialista em arquitetura de interiores, comprar os armários mais da moda que te agradem, investir em uma cozinha americana e até mesmo em uma mesa diferenciada para dar um ar mais convencional ou tecnológico. Leia mais abaixo.

1 – Cozinha modulada

Uma das opções para fazer com que o cômodo seja mais bem aproveitado é apostar em ambientes completos, que são figurinhas carimbadas da cozinha modulada. Assim, você compra diretamente sua cozinha planejada, é uma forma de comprar tudo ao mesmo tempo, sem ter que gastar dinheiro na cozinha em pequenas partes.

Organizando cozinhas pequenas

Organizando cozinhas pequenas

Além de organizar os móveis da cozinha, os ambientes completos também ajudam a harmonizar o cômodo, uma vez que os móveis são feitos, de maneira geral, do mesmo material e da mesma cor. Dessa forma quem ganha não é só a otimização do espaço, mas também a decoração da cozinha – e as pessoas que gostam de passar um bom tempo nesse cômodo, fazendo acontecer a alquimia da culinária.

2 – Banquetas de canto

Mas para ter uma cozinha com mais espaço e mais moderna, nem sempre é preciso apelar para os ambientes completos. Uma simples banqueta de centro ou de canto pode resolver o problema do espaço, substituindo grandes mesas e gerando mais possibilidades de realocar os móveis da cozinha.

Essa opção é uma boa principalmente para apartamentos, uma vez que nesse tipo de residência é muito difícil encontrar espaço para fazer a cozinha ser um cômodo completo. A cozinha é melhor aproveitada assim, principalmente a pequena em questão, aproveitando todos os cantinhos e apostando em uma economia.

Cozinhas pequenas

Cozinhas pequenas

3 – Decoração personalizada com o estilo

Por mais que existam reformas, decorações diferentes e móveis planejados para o cômodo, a cozinha de uma casa ou apartamento deve seguir apenas uma regra: tem que ser a cara dos donos, que são as pessoas que vão passar a maior parte do tempo dentro daquele espaço onde coisas boas sempre acontecem (afinal, nada de ruim vem de um bom almoço ou jantar!).

Não há como fazer um espaço que se julgue confortável ou ideal sem, antes, saber quais são as pretensões dos donos da casa para o cômodo. É sempre muito mais fácil adaptar um cômodo, ainda que pequeno, (desde que sejam realistas) do que reformá-lo inteiro para, nem sempre, atingir o nosso real objetivo.

4 – Móveis embutidos

Os móveis embutidos ajudam a organizar o espaço e economizam espaço na bancada, deixando mais lugares para colocar utensílios culinários e para cozinhar. Já falamos sobre isso no conteúdo sobre pia com fogão para cozinhas pequenas. 

Organizando cozinhas pequenas

5 – Prateleiras e ganchos

Prateleiras e ganchos ajudam a organizar os ambientes e deixam os utensílios sempre a mão, otimizando o espaço. Além disso, assim o ambiente também fica mais leve e decorado, já que nas prateleiras e ganchos é possível colocar alguns artigos de ornamentação. São boas apostas em cozinhas com espaço reduzido, principalmente na hora de se organizar.

Agora que você já conferiu algumas dicas fundamentais para organizar sua cozinha pequena, também vale a pena conferir as dicas de decoração que te ajudarão a dar uma cara harmoniosa e estilosa para o ambiente, independente de qual tamanho ele tem.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply