Como decorar uma cozinha pequena com pia com fogão embutido

Os imóveis, principalmente os novos e recém-lançados, apresentam uma característica comum: estão cada vez menores. Isso é visível sobretudo nas cozinhas, que estão praticamente minúsculas. É aí que muitos se deparam com um problema: como montar e decorar a cozinha numa área apertada como essa? Há um segredo para isso, é só investir em móveis multifuncionais que unem vários itens num só, como a pia e fogão.

A pia com fogão é um móvel que chama a atenção de muitas famílias, especialmente por essa excelente funcionalidade. Mas, afinal, como funciona esse tipo de móvel? Simples! Trata-se de uma pia com fogão embutido. Isso quer dizer que a pia com fogão é um móvel composto por todos os aspectos dos fogões de piso (aqueles tradicionais), entretanto ele tem a capacidade de ser embutido nas pias, ou seja, ele fica suspenso no móvel.

Certamente, uma pia e fogão embutido faz parte dos móveis para cozinha pequenas obrigatórios. 

Fogão tradicional embutido

Tanto a versão que traz o fogão tradicional embutido como aquela somente com o cooktop são eficazes em suas funções: preparam de forma eficiente os alimentos. É claro que a única diferença é que a primeira opção possui forno.

Pia de marmore com fogão com tampa

Pia com fogão embutido

As pias com fogões embutidos podem ser encontradas com diferentes recursos de cozimento, assim como no número de queimadores. Você poderá encontrar modelos de pia com fogão embutido de duas bocas, além de 4 bocas e 6 bocas. Tudo depende do tamanho de sua família – leve isso em conta antes de adquirir o móvel.

Pia de marmore com fogão

Estilo cooktop

O mesmo caso acontece com o cooktop – compre um móvel que supra a necessidade de sua família. Se for o caso, dê uma olhada no tipo de acendimento e também no material de acabamento. Graças ao mundo moderno, é possível encontrar essas peças com acendimento automático e até super automático: ambos promovem maior segurança no manuseio do móvel se comparado com o acendimento manual.

fogão cooktop

Pia e Cooktop na ilha

Um dos estilos de decoração e organização de cozinhas pequenas é colocar o fogão e a pia ou somente um deles, numa ilha no centro. A ideia funciona para quem já tem espaço para uma mesa dentro do ambiente, ou não faz questão de ter uma mesa para comer dentro da cozinha. Além disso, isso otimiza o espaço da bancada, para quem gosta de cozinhar com bastante espaço para bagunça.

cozinha cooktop na ilha

cozinha pia e fogão na ilha

A grande parte das pias com fogões disponível no mercado é feita em granito ou inox – ambas são alternativas eficazes na limpeza e na própria relação com a bancada.

Por unir a pia e o fogão em um item só, o móvel é muito mais compacto, ou seja, ocupa pouco espaço na cozinha, o que ajuda a otimizar a área, sem comprometer a circulação pelo ambiente. Ao investir na pia com fogão é possível ganhar mais espaço não somente para movimentação, mas também para instalação de outros móveis que são essenciais para a cozinha, tornando o ambiente mais funcional.

Assim, entende-se que a pia com fogão é vista como uma solução inteligente para a cozinha – em apartamentos ou casas pequenas, há um melhor aproveitamento do espaço aliado com a praticidade!

Pia de marmore com fogão cooktop

Vantagens dos móveis integrados

A otimização da área não é o único benefício da pia com fogão. Conheça, a seguir, quais são as outras vantagens que se tem ao garantir esse tipo de móvel para sua cozinha e invista no seu!

  • Facilidade na preparação de refeições e lanches, já que a pia oferece um espaço extra nos arredores do fogão para apoiar itens, deixando tudo próximo das mãos, o que acaba por agilizar todo o trabalho, tendo maior praticidade.
  • Rapidez na limpeza da cozinha, uma vez que o fogão está mais próximo da cuba da pia, podendo realizar a higienização sem transportar produtos ou derrubar restos de alimentos e sujeira pela área. Não há mais aquela necessidade de arrastar o móvel para limpar o chão!
  • Melhoria da decoração do ambiente, pois a pia com fogão possui design diferenciado e atual, contribuindo para tornar a cozinha mais bonita, moderna, original e cheia de estilo. É uma peça que garante charme ao ambiente, especialmente para cozinhas pequenas e planejadas, já que basicamente a cozinha é um dos cômodos mais frequentados do lar.
  • Mais dinheiro no bolso, afinal, esse tipo de móvel possui preço acessível. Ao investir nele, dá para levar dois itens por um valor mais atraente do que comprá-los separadamente, o que ajuda a economizar na montagem e decoração de sua cozinha.

É importante lembrar que, assim como os fogões tradicionais, é necessário manter um espaço para ventilação para que a pia com fogão não aqueça as paredes e quaisquer móveis que estejam em contato ou próximos dela. Juntamente com isso, a ventilação do próprio ambiente também é essencial, já que preparar alimentos resulta em diversos odores e vapores.

Por ser uma peça diferenciada, você pode estranhar o seu uso no começo. Mas outro ponto a ser orientado é o layout de sua cozinha – que durará muito tempo, afinal mudar para uma pia com fogão exige uma reforma.

Antes de começar a decoração vale a pena conferir, também, as dicas de organização para cozinhas pequenas. Certamente, elas te ajudarão a otimizar o espaço com pequenos detalhes, que fazem toda a diferença!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply