Início » Organizando » Como deixar a casa segura para idosos; essas dicas são CRUCIAIS e bem acessíveis

Como deixar a casa segura para idosos; essas dicas são CRUCIAIS e bem acessíveis

Se você tem pais ou avós em casa, sabe o quanto é  importante deixar a casa segura para idosos, especialmente pelo maior risco de queda, lesões e fraturas.

Conforme envelhecemos, nossa mobilidade e coordenação motora vão mudando. Afinal, idosos acabam virando crianças e cuidados especiais são necessários nessa fase da vida. 

Por isso, separamos essas dicas para que seu lar fique seguro para a terceira idade, assim será possível tomar conta e dar atenção do jeito adequado.

Piso antiderrapante

idoso em direção à escada

Para ter uma casa segura para idosos, é essencial providenciar pisos e tapetes antiderrapantes, pois escorregões podem resultar em quedas graves.

Logo, a dica é que tais pisos e tapetes antiderrapantes sejam instalados em locais estratégicos, como perto da pia da cozinha, no box do banheiro e próximo ao vaso sanitário. 

A cozinha e o banheiro são os dois ambientes da casa que mais tendem a ser escorregadios por causa do revestimento de piso, fora que há maior chance de molhar, o que é certeiro para causar escorregões e quedas.

Outra sugestão é instalar faixas antiderrapantes nos degraus das escadas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Corrimão e barras de apoio

A instalação de corrimão e barras de apoio é outra ação que deixa a casa segura para idosos e os protege contra quedas.

Em escadas, rampas ou degraus, instale o corrimão firmemente e, de preferência, nos dois lados.

Já perto do vaso sanitário e do espaço do chuveiro, você deve colocar barras de apoio.

A ideia vale também para o quarto para que a pessoa idosa consiga se vestir e se deitar na cama com mais facilidade.

Banheiro adaptável

Não somente o uso do piso antiderrapante e das barras de apoio, o banheiro pede por mais adaptações interessantes que favorecem a privacidade e a autonomia dos idosos.

Essas dicas valem, em especial, para esses idosos que ainda conseguem usar o vaso sanitário e tomar banho sem acompanhamento de um cuidador:

  • O vaso sanitário precisa ter uma altura entre 43 e 45 centímetros. Se não tiver, instale adaptadores de assento sanitário para facilitar que a pessoa sente e se levante;
  • Coloque um banco dentro do box para o idoso se lavar com mais segurança e habilidade;
  • A  altura dos armários deve estar entre 50 a 150 centímetros e os objetos não podem ficar muito baixos para não causar contusões.

Com essas recomendações, o banheiro será um local em sua casa segura para idosos. 

Maçanetas

Maçanetas redondas ou difíceis de serem manuseadas precisam ser trocadas, pois atrapalham os idosos, podendo até mesmo fazer com que eles fiquem presos em cômodos.

O estilo alavanca é o melhor para as maçanetas para uma casa segura para idosos, pois não exigem tanto esforço para abrir e fechar.

Aliás, a largura das portas também precisa de atenção: pelo menos 80 centímetros, ainda mais se a pessoa precisar de andador ou cadeira de rodas.

Fios

Em qualquer lugar da casa, é comum a existência de fios, não é? 

Por isso, seja onde for e a finalidade deles (internet, TV, telefone, etc.), é necessário que eles sejam fixos, pois qualquer um solto pode causar tropeços e quedas.

Fixe bem os fios sobre os rodapés e paredes através do uso das abraçadeiras e fitas isolantes.

Iluminação

Quedas e acidentes podem ser evitados quando há uma boa iluminação.

Portanto, a casa segura para idosos é aquela em que os cômodos tenham lâmpadas que ajudem os idosos a enxergar os caminhos, ainda mais que há piora da visão conforme há o envelhecimento.

Você pode instalar lâmpadas automáticas com sensores que acendem e apagam a partir da captação de movimento no caminho do quarto do idoso para o banheiro e cozinha, por exemplo.

Se há escadas na casa, é fundamental colocar sinalizadores nos degraus.

Câmeras de segurança e pulseira de emergência

Uma sugestão é instalar câmeras de segurança que garantam uma segurança geral da casa, como é o caso de evitar invasões, assim como para verificar como é a atuação do cuidador.

De modo infeliz, é muito comum ver nas notícias a violência contra idosos e o uso de câmeras servirá para esse controle.

Já a pulseira de emergência é um aparelho portátil que possui um botão SOS, onde o idoso o aperta sempre que achar necessário, como quando ele se sentir mal, precisar de ajuda ou ainda sofrer uma queda.

Ao apertar, o dispositivo entra em contato com uma central de monitoramento, que poderá entrar em contato com o idoso, contatar um familiar ou ainda chamar socorro médico.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário