PATRÍCIA FISCHER | 28•04•2022

5 Dicas FUNDAMENTAIS para cuidar de BROMÉLIAS

As bromélias são plantas bonitas e fáceis de cuidar, caso você não tenha tanto tempo no seu dia a dia. Elas podem ser cultivadas tanto em casa como em apartamento, adaptando-se facilmente ao ambiente. Conheça alguns dos cuidados mais importantes dessa planta.

Seta off-whitee

Em apartamentos, as bromélias combinam em vasos, mas você pode optar por esse método até se morar em casa, caso não queira deixar a planta no jardim. As raízes das bromélias se expandem e exigem bastante água, então é ideal que você use vasos mais pesados.

Como cuidar de bromélia?

O vaso não precisa ser muito grande, para evitar que fique excesso de umidade nas raízes, pois isso pode provocar adoecimento na planta. Independentemente da forma de plantio (vaso ou jardim), cuide para que a base das folhas não fique em contato direto com o solo.

Nas bromélias, é comum que apareçam lesmas e lagartas, que podem ser facilmente removidas com a mão (usando luva, obviamente) ou uma pá. Caso a bromélia for atacada por fungos, faça uma mistura caseira de sabão de coco dissolvido em água e aplique usando uma esponja sobre as folhas para removê-los.

1- Evite o uso de pesticidas e fungicidas

Como plantas tropicais, você precisa ficar de olho na temperatura e na umidade do ar, tanto se a planta está dentro ou fora de casa. Se resolveu plantá-la no jardim, faça mais regas e borrife água sobre as folhas. O melhor horário para isso é depois do pôr do sol ou no começo da manhã.

2– Observar a temperatura e a umidade do ar

Se você plantar a bromélia naqueles vasos de plástico, tome cuidado para que o vaso não caia no chão, pois a tendência de crescimento da planta pode fazer com que ele fique mais pesado. Deixe o vaso em um local onde ele não possa cair ou virar.

3– Cuidado para a planta não cair

O pires será útil para sempre deixar um pouquinho de água, já que as bromélias adoram umidade.  E não há preocupação com o mosquito da dengue se você optar por um pires de borda alta ou um tanque e terra com bastante matéria orgânica.

4– Coloque um pires de borda alta embaixo do vaso da bromélia

Se você precisar mudar a bromélia de lugar, faça isso com calma, mesmo quando perceber que sua planta precisa de mais sol. As bromélias se adaptam aos poucos. Comece colocando a planta por um pouco mais de tempo exposta ao sol e não a coloque diretamente por um dia inteiro.

5– Faça mudanças graduais

Outros Conteúdos

1

..................................................

..................................................

2

Data

..................................................

..................................................

Texto

..................................................

Imagem