Camélia – Características, Significado, Plantio e Cultivo!

A camélia é uma das principais flores utilizadas em arranjos florais quando associados em tradições e filosofias orientais. Não somente isso, mas essa flor foi a fonte de inspiração de Alexandre Dumas Filho para a criação do romance “A Dama das Camélias”, justamente pela beleza dessa planta.

Ficou curioso (a) sobre essa variedade? Você se admirará com suas características e o significado dessa flor. As dicas de cultivo também estão aqui!

camélia vermelha

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR NARCISO?]

Características da camélia

As camélias são da mesma família do chá e, assim como várias outras plantas, podem ser encontradas em inúmeras variedades e híbridos. A planta da camélia é bastante bonita, principalmente por ser um arbusto formado por uma folhagem brilhante – suas folhas são elípticas, cerosas e coriáceas, podendo ser serrilhadas ou denteadas.

Tal folhagem se mantém firme por todo o ano. Seu tronco é lenhoso. Suas flores são solitárias, podendo ser dos mais diversos tipos: você encontra flores grandes ou pequenas, de pétalas simples ou dobradas e de cores variadas, como:

  • Camélia branca

camélia branca

  • Camélia rosa

camélias rosas

  • Camélia vermelha

camélia vermelha

Embora essas cores sejam as mais comuns, é possível visualizar as flores de camélia bicolores.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR BEGÔNIA?]

São flores resistentes e podem ser colhidas para decoração de arranjos florais, especialmente compondo com outras flores. No entanto, é fundamental que você não toque nas pétalas caso queira que as camélias durem vários dias com a mesma beleza.

Se tocadas, manchas escuras começam a aparecer pelas pétalas da camélia, o que pode comprometer significativamente o visual desta incrível planta.

Significado da camélia

O significado mais importante da camélia é que tal flor descreve a “beleza da alma”. A flor pode significar também arrependimento, por isso é muito indicada para situações especiais e íntimas.

A camélia branca representa a beleza perfeita, enquanto que as camélias rosadas simbolizam a grandeza da alma. Já as camélias vermelhas abordam o reconhecimento.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR ANTÚRIO?]

Plantio e cultivo da camélia

Versátil, a camélia é popular para jardins e usada também como arbusto ou arvoreta. Em vasos, ela é uma boa opção para decoração de interiores.

Sua floração mais espetacular acontece no outono e no inverno, mas ela pode variar conforme o clima do local.

camélias rosas em jardim

Para o plantio das camélias, é necessário que o solo seja rico em matéria orgânica. Em vasos, a recomendação de solo é de uma mistura de 2 partes de terra comum, 1 parte de terra vegetal e outra parte de composto orgânico (se preferir, pode usar húmus de minhoca).

O clima ideal para o cultivo seria o ameno, pois você pode perceber que essa planta não é muito adaptável para locais com temperaturas elevadas. Nesse caso, a camélia é resistente ao frio e para geadas.

Cultive a planta à meia-sombra, garantindo que ela receba luz do sol por pelo menos algumas horas por dia.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR CALÊNDULA?]

Durante os primeiros meses do plantio, faça regas frequentes. Depois, pode ir espaçando. Fique de olho para nunca encharcar o solo, está bem? Caso queira estimular a floração da camélia, você pode fazer adubações.

camélia bicolor

A reprodução dessas plantas acontece por sementes ou por estacas retiradas das pontas dos ramos das plantas já adultas e sadias. Outro método pode exigir muito conhecimento técnico.

Percebeu a beleza e charme das camélias? Você já as possuía em seu jardim? Comente conosco sua opinião sobre essa flor!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply