Camélia – Características, Significado, Plantio e Cultivo!

A camélia é uma das principais flores utilizadas em arranjos florais quando associados em tradições e filosofias orientais.

Não somente isso, mas essa flor foi a fonte de inspiração de Alexandre Dumas Filho para a criação do romance “A Dama das Camélias”, justamente pela beleza dessa planta.

Ficou curioso (a) sobre essa variedade? Você se admirará com suas características e o significado dessa flor. As dicas de cultivo também estão aqui!

camélia vermelha

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR NARCISO?]

Características da camélia

As camélias são da mesma família do chá e, assim como várias outras plantas, podem ser encontradas em inúmeras variedades e híbridos.

A planta da camélia é bastante bonita, principalmente por ser um arbusto formado por uma folhagem brilhante – suas folhas são elípticas, cerosas e coriáceas, podendo ser serrilhadas ou denteadas.

Tal folhagem se mantém firme por todo o ano. Seu tronco é lenhoso. Suas flores são solitárias, podendo ser dos mais diversos tipos: você encontra flores grandes ou pequenas, de pétalas simples ou dobradas e de cores variadas, como:

  • Camélia branca
camélia branca
  • Camélia rosa
camélias rosas
  • Camélia vermelha
camélia vermelha

Embora essas cores sejam as mais comuns, é possível visualizar as flores de camélia bicolores.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR BEGÔNIA?]

São flores resistentes e podem ser colhidas para decoração de arranjos florais, especialmente compondo com outras flores. No entanto, é fundamental que você não toque nas pétalas caso queira que as camélias durem vários dias com a mesma beleza.

Se tocadas, manchas escuras começam a aparecer pelas pétalas da camélia, o que pode comprometer significativamente o visual desta incrível planta.

São muitos os tipos e modelos de camélias, você só precisa encontrar a muda ou semente daquela que mais gosta e assim, seguir todas as nossas dicas de cultivo abaixo. Você com certeza não vai se arrepender.

Significado da camélia

O significado mais importante da camélia é que tal flor descreve a “beleza da alma”. A flor pode significar também arrependimento, por isso é muito indicada para situações especiais e íntimas.

A camélia branca representa a beleza perfeita, enquanto que as camélias rosadas simbolizam a grandeza da alma. Já as camélias vermelhas abordam o reconhecimento.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR ANTÚRIO?]

Camélias ao redor do mundo

O gênero da camélia possui mais de 80 espécies que são originárias do sudeste da Ásia, mais precisamente da Índia, do Japão e da China.

As flores vão desde o branco, vermelho e rosada, mas, algumas podem ser amareladas, mas consideradas raras.

O cruzamento de diferentes espécies possibilita a criação de novos híbridos com as melhores características das espécies, apresentando melhorias.

Os países que são líderes na criação de camélias incluem a Coreia, China e o Japão. Sendo que na Europa, foi a Itália quem assumiu o papel principal, sendo um dos maiores produtores.

A camélia gosta de solos férteis, ácidos e que tenham alta umidade, sendo que prefere ficar à meia-sombra ou no sol pleno.

Plantio e cultivo da camélia

Versátil, a camélia é popular para jardins e usada também como arbusto ou arvoreta. Em vasos, ela é uma boa opção para decoração de interiores.

Sua floração mais espetacular acontece no outono e no inverno, mas ela pode variar conforme o clima do local.

camélias rosas em jardim

Para o plantio das camélias, é necessário que o solo seja rico em matéria orgânica. Em vasos, a recomendação de solo é de uma mistura de 2 partes de terra comum, 1 parte de terra vegetal e outra parte de composto orgânico (se preferir, pode usar húmus de minhoca).

O clima ideal para o cultivo seria o ameno, pois você pode perceber que essa planta não é muito adaptável para locais com temperaturas elevadas. Nesse caso, a camélia é resistente ao frio e para geadas.

Cultive a planta à meia-sombra, garantindo que ela receba luz do sol por pelo menos algumas horas por dia.

[VEJA TAMBÉM: COMO CULTIVAR CALÊNDULA?]

Durante os primeiros meses do plantio, faça regas frequentes. Depois, pode ir espaçando. Fique de olho para nunca encharcar o solo, está bem? Caso queira estimular a floração da camélia, você pode fazer adubações.

camélia bicolor

A reprodução dessas plantas acontece por sementes ou por estacas retiradas das pontas dos ramos das plantas já adultas e sadias. Outro método pode exigir muito conhecimento técnico.

As camélias precisam ser adubadas entre março até junho por meio de um fertilizante do qual tenha bastante nitrogênio. Entre os meses de junho e setembro é preciso que o fertilizando tenha um índice menor.

Os adubos líquidos na rega também são recomendados, sendo que em caso de demais dúvidas, deve-se ir até um local especializado em jardinagem.

Como podar a camélia?

Com seu crescimento lento, não há necessidade de muitas podas, sendo assim, é possível retirar as partes que estão em mal estado ou mortas.

Percebeu a beleza e charme das camélias? Você já as possuía em seu jardim? Comente conosco sua opinião sobre essa flor!

Trabalha com Revisões e Traduções. Apaixonada por palavras, vê nos livros seu grande ponto de fuga. Fã indiscutível de heavy metal e k-pop. Ama tornados, muay thai, chuva e tatuagens.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

1 comentário

  • Sou apaixonada por esta planta tenho rosa mesclada e vermelha comprei uma muda pequena sem saber qual a cor

Deixe seu comentário