Início » Organizando » Jardim suspenso – Como fazer? Modelos e Dicas

Jardim suspenso – Como fazer? Modelos e Dicas

Você já ouviu falar do jardim suspenso? Também chamado de jardim vertical, esta é uma intervenção paisagística que simula um tipo de jardim tanto para paredes internas ou externas de casas e apartamentos, proporcionando maior sustentabilidade e consumo consciente.

jardim suspenso redondo

Em especial pelas mudanças climáticas e pela diminuição do “verde” nas grandes cidades, um jardim suspenso traz uma beleza bem diferenciada a um ambiente, mas também pode regular a temperatura e renovar o ar!

Veja como você pode montar o seu jardim suspenso, dicas para uma boa decoração e cuidados com ele!

Como fazer um jardim suspenso?

Os jardins suspensos são ótimos para todos os tipos de espaço, inclusive para os pequenos. Sabe aquela área na varanda que está desocupada? Ou ainda na área de serviço que precisa de um estímulo visual? O jardim suspenso pode estar onde você quiser!

Antes de tudo, tenha certeza de quais são as medidas disponíveis para montar o seu jardim suspenso. Com isso em mente, você pode definir o tipo de material que será utilizado na construção, afinal ele deve combinar com a linha de decoração do ambiente.

Se você quer gastar pouco com o jardim suspenso, opte por materiais fáceis de serem encontrados:

  • Caixas de leite;
  • Caixotes de madeira;
  • Canos de PVC;
  • Garrafas PET;
  • Vasos antigos.
jardim suspenso em garrafas

Independentemente do tipo de material utilizado, a escolha da planta é que define o sucesso ou não do seu jardim suspenso. Algumas espécies combinam mais do que outras, por requererem poucos cuidados e possuírem maior resistência. São exemplos muito inteligentes e lindos: espada de São Jorge, suculentas e cactos.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Um material ótimo para utilizar no seu jardim suspenso é a bolsaviva – são duas camadas de tecido, sendo que o primeiro (externo) é impermeabilizante e o externo irá absorver e fornecer a respiração necessária para a planta até que ela evapore o excesso de água.

Dicas para o seu jardim suspenso

Plantas necessitam de iluminação – mesmo que indireta – por isso, se atente a esse ponto quando for instalar seu jardim suspenso. Ou seja, quando um jardim suspenso for montado em exposição direta ao sol, as espécies que você for cultivar também devem ser adaptadas para esse fator.

Dentro de casa, uma dica muito bacana é plantar espécies comestíveis. Como assim? Já pensou em ter seus temperos perto de você? É essa a intenção: plante manjericão, orégano, alecrim, hortelã e o que mais for do seu paladar!

Se você quer esconder as estruturas de seu jardim suspenso, aposte em plantas com folhagens pendentes.

Outra dica está relacionada à atenção que você deve dar ao seu jardim suspenso – as plantas não somente precisam de sol (dependendo a espécie, a frequência de exposição irá depender), mas também será necessário cuidar da quantidade de água e do tipo de adubo disposto.

Quando for escolher sua planta, pergunte na floricultura ou no espaço em que for sobre qual é o melhor adubo para a espécie, assim como a melhor rega.

[CONFIRA TAMBÉM: INVESTINDO NUM JARDIM INTERNO]

Modelos de jardim suspenso

Quer mais algumas ideias de jardim suspenso? Confira juntamente com suas fotos:

  • De ponta-cabeça:
mulher regando vasos de ponta-cabeça
  • Em gaiolas:
gaiolas com suculentas
  • Em luminárias:
plantas em luminária
  • Em quadros:
suculentas em um quadro

Com essas dicas, coloque em prática o seu próprio estilo de jardim suspenso e tenha uma sensação de frescor e de vida dentro de seu lar!

Gostou do conteúdo? Então, confira, também, Decoração de Jardim –  Veja como Decorar o Quintal de Sua Casa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário