Adegas: Clássicas ou Climatizadas? Confira qual é a melhor para você!

Adegas são o sonho de consumo da grande maioria dos amantes de vinhos, principalmente pela questão do melhor armazenamento e aproveitamento dessa bebida.

Hoje em dia, as adegas podem ser construídas dentro de uma casa ou apartamento nas cidades, não sendo mais necessário viver em casa ampla no campo como antigamente. Entenda como você pode construir uma adega em sua casa ou mesmo optar pela adega climatizada!

vinhos em adega

[CONFIRA TAMBÉM: AS VANTAGENS DAS PRATELEIRAS]

Como construir adegas?

Como as adegas têm a função de armazenar, em perfeitas condições, as safras de vinho que você possui, é importante saber que esse tipo de bebida precisa ficar longe da exposição direta do sol e estar em temperatura constante.

adega

Geralmente, a adega serve não somente como um espaço para guardar suas garrafas de vinho, mas também como um local para desfrutar da bebida – praticamente como uma área de degustação.

Se você deseja construir uma adega, é necessário analisar se você tem local para essa finalidade.

Uma parte da cozinha pode ser transformada de uma adega de vinhos. Um espaço abaixo da escada ou mesmo em outro canto da casa também podem ser alvos dessa construção.

Outra opção é adaptar uma parede da sua sala de estar ou de jantar para exibir uma quantidade determinada de garrafas.

adega em sala de jantar

O mais importante aqui é usar o conhecimento de um profissional para garantir que a construção de sua adega fique de acordo com suas necessidades, cuide de suas bebidas corretamente e combine com o seu espaço.

Como escolher as adegas climatizadas?

Se você não quer ou não pode construir uma adega, basta optar por uma adega climatizada. Parecida com uma geladeira, a adega climatizada procura armazenar os vinhos mantendo-os em temperatura constante, além de controlar a entrada de luminosidade e de movimentação.

adega climatizada

Para escolher corretamente uma adega climatizada, pense o espaço disponível para instalá-la e na quantidade de vinhos que você deseja armazenar.

Você vai encontrar adegas climatizadas que comportam menos de 10 garrafas e outras que armazenam até mais de 200. Tudo depende dos seus critérios, ok?

[CONFIRA TAMBÉM: ARMÁRIO DE COZINHA]

Considere o design da adega também como um fator de escolha, afinal ela pode ser aquele diferencial na decoração do ambiente.

As adegas mais conhecidas são as de tons escuros, especialmente em preto e cinza. Porém, existem modelos vintage que proporcionam um estilo diferenciado ao ambiente e que podem combinar mais com a personalidade dos moradores.

pequena adega climatizada

Se possível, prefira modelos de adegas que contem com mostradores de temperatura e botões de programação na parte exterior da adega, assim você não precisa ficar abrindo e fechando a adega de maneira desnecessária.

O sistema de refrigeração mais recomendado é o eletrônico digital, mas ele utiliza mais energia elétrica. O sistema termoelétrico, por sua vez, faz uso da troca de calor com o ambiente para manter a temperatura interna. Além disso, prefira adegas que possuam portas de vidros especiais que fazem a proteção contra os raios UV.

Caso você adquira uma que não possua tal função, é fundamental que a instale em um local onde a luz não atinja os vinhos, está bem?

adega climatizada acoplhada em móvel

Preste atenção na iluminação interna da adega, pois os modelos ideais são aqueles em que a luz não gera calor.

Você sabia que certas adegas climatizadas possuem travas de segurança? Vários modelos oferecem modelos com trava e alarme: evita furtos e também que as pessoas fiquem a abrindo e fechando sem propósito.

Não esqueça de conferir a garantia e adquirir um produto de qualidade! Você tem outras dicas para escolher a adega? Basta deixar seu comentário!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply