Início » Dicas » 5 receitas de antimofo caseiro; saiba como fazer essas soluções práticas e SUPER eficazes

5 receitas de antimofo caseiro; saiba como fazer essas soluções práticas e SUPER eficazes

Um bom antimofo caseiro pode ser a solução e a salvação de quem vive com esse problema em casa. Existem diversas opções de produtos industrializados no mercado que podem eliminar e evitar o surgimento do mofo, mas nem sempre seu preço é acessível para todos e alternativas caseiras também podem oferecer um bom resultado.

Se você sofre com a presença de mofo e umidade e busca soluções práticas para acabar com o problema, experimente apostar no antimofo caseiro. Confira 5 receitas preparadas para você. 

5 receitas de antimofo caseiro

5 receitas de antimofo caseiro; saiba como fazer essas soluções práticas e SUPER eficazes

Descubra 5 receitas caseiras de antimofo e descubra como acabar com o bolor com soluções simples, práticas e eficazes.

Confira também:
Repelentes caseiros para espantar mosquitos!

  • Amaciante
  • Bicarbonato de sódio e vinagre
  • Cravo
  • Giz escolar
  • Sal grosso

Amaciante

Utilizar amaciante como antimofo é uma ótima opção para o guarda-roupa, pois ajuda a eliminar o bolor e os fungos e perfuma o local. O amaciante aqui será um agente de limpeza, passando no móvel desejado.

Para preparar o produto será necessário uma tampa de amaciante, um litro de água, spray borrifador e um pano seco e limpo.

Com os ingredientes em mãos é só misturar a água com o amaciante, colocar no borrifador e passar nos móveis desejados com o auxílio do pano. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

pessoa limpando mofo

Bicarbonato de sódio e vinagre

O bicarbonato de sódio possui mil e uma utilidades, e uma delas é ser um ótimo antimofo caseiro. E o vinagre além de ser utilizado na comida, serve como produto de limpeza e eliminação de mofo graças a suas propriedades antibacterianas e antifúngicas.

Nessa receita você vai precisar de 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 240ml de vinagre branco ou de álcool. Coloque os dois ingredientes em um borrifador e agite com cuidado para misturar, pois essa mistura faz os ingredientes efervescem.

Aplique na superfície desejada e previamente limpa com o auxílio de um pano seco e limpo.

como fazer antimofo caseiro

Cravo-da-índia

Para transformar o cravo-da-índia em um aliando antimofo é bem simples. Faça saquinhos de tecido tule e coloque os cravos dentro.

Os cravos devem ser trocados a cada três meses para não perder o efeito, mantendo seu perfume e eficiência. 

Giz escolar

O antimofo caseiro com giz escolar (giz de lousa) é capaz de auxiliar no controle de mofo de vários móveis da casa, como guarda-roupas e cômodas.

O preparo desse antimofo é bem simples, precisando apenas de pedaços de giz e saquinhos de tule ou potinhos (como copos de iogurte).

saquinhos antimofo com giz de cera

Coloque alguns pedaços de giz dentro do saquinho de tule ou dos potinhos e espalhe pelos armários de casa. Se achar necessário, faça vários saquinhos. É importante renovar o giz escolar pois ele ficará úmido com o tempo.

Você pode optar por colocar um giz novo ou levá-lo para secar no sol por algumas horas, assim os pedaços de giz podem ser utilizados novamente. 

Sal grosso

Utilizado na culinária, o sal grosso é um dos métodos mais eficazes contra o mofo. Para esse método será necessário um pote de iogurte pequeno, um pote de iogurte grande, uma folha de filtro de papel de café, alfinete, um elástico e sal grosso. 

Faça vários furos com o alfinete no fundo do pote de iogurte pequeno e adicione um pouco de sal grosso. Encaixe o pote menor no maior e tampe com a folha de filtro de café, prendendo com o elástico.

Depois de fechar é só colocar no móvel desejado. Essa dica funciona bem em guarda-roupas, cômodas e até armários do banheiro, podendo ser utilizado em qualquer armários com portas ou gavetas.

mulher limpando mofo

Como evitar e tirar cheiro de mofo dos armários

É importante destacar que fatores como umidade, ventilação e luminosidade podem causar a presença de mofo no ambiente. Utilizar uma dessas dicas ajuda a evitar a presença do mofo e o acúmulo de umidade. 

Se algum móvel está com cheiro de bolor, além de utilizar uma das dicas, o ideal é fazer uma limpeza no local tirando tudo de dentro do armário com um pano umedecido em vinagre branco e deixe secar bem antes de arrumar. Aposte em uma limpeza frequente para evitar que o cheiro retorne.

Caso alguma roupa esteja com mancha de mofo, lave utilizando vinagre branco ou de álcool.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário