Início » Decorando » Arraial caseiro: como fazer a sua própria Festa Junina em 2023

Arraial caseiro: como fazer a sua própria Festa Junina em 2023

O mês de junho é marcado por uma das festas mais tradicionais, divertidas e preferidas dos brasileiros: a Festa Junina. Por isso, que tal aprender a fazer seu arraial caseiro?

Embora não exista mais pandemia, algumas restrições e cuidados ainda fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, por isso, elas buscam alternativas criativas para celebrar essa data tão bacana.

Surge então a ideia de fazer um arraial caseiro repleto de alegria no conforto de casa, com comidas típicas e muita diversão – e o melhor: sem gastar muito! Acompanhe!

Decoração temática de Festa Junina

espaço decorado para festa junina em casa

Num arraial caseiro, não pode faltar a decoração típica de Festa Junina.

Logo, comece preparando o ambiente para receber os seus amigos e familiares apostando em itens e objetos que criam esse clima de arraial. O que não pode faltar são:

  • Bandeirinhas coloridas: inclua bandeirinhas de papel colorido para criar uma atmosfera festiva. Pendure-as em varais ou nas paredes, intercalando as cores para um efeito visual encantador.
  • Balões: Opte por balões nas cores tradicionais da Festa Junina, como amarelo, vermelho e verde. Espalhe-os pelo ambiente para dar um toque alegre e vibrante à decoração.
  • Feno ou palha: use feno ou palha para criar pequenos montes ou caminhos no chão, simulando o ambiente de um arraial no campo. Isso trará um ar rústico e autêntico à sua festa caseira.
  • Objetos rústicos: utilize cestas de vime para dispor as comidas típicas, chapéus de palha como enfeites de mesa ou até mesmo como parte do traje dos convidados.

Com essa decoração, você consegue adicionar um toque de rusticidade a um verdadeiro arraial.

Não deixe de usar trajes típicos

pessoa decorando quintal para festa junina

Uma das partes mais incríveis de uma Festa Junina é se vestir a caráter, isto é, justamente seguindo a temática do arraial.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Mesmo dentro de casa, você precisa apostar em trajes típicos, como:

  • Vestidos de chita, que é um tecido tradicional das festas juninas. Tais vestidos coloridos e estampados são perfeitos para recriar o clima da celebração. Combine com acessórios como fitas no cabelo e colares de flores.
  • Camisas xadrez são icônicas nas festas juninas. Escolha cores vibrantes e combine com calças jeans para um visual descontraído e autêntico.
  • Calças remendadas: para um visual ainda mais caipira, use calças remendadas com retalhos coloridos. Isso acrescentará um toque de originalidade e rusticidade ao seu traje.
  • Chapéus de palha são itens indispensáveis para completar o look junino. Eles podem ser decorados com fitas, flores e outros adereços para adicionar mais personalidade ao visual.

De preferência, incentive todos seus convidados a entrarem no clima de seu arraial caseiro.

Comida típica junina é obrigatória

mesa posta para arraial

Que Festa Junina ficará completa sem as comidinhas típicas? A marca registrada dos arraiais é a presença de inúmeros quitutes que combinam com a data.

Com base nisso, prepare: pamonha, canjica, pipoca, paçoca, pé de moleque, além de não esquecer dos tradicionais bolos de milho e de fubá.

Você pode encontrar algumas opções de receitas mais saudáveis, especialmente para quem tem alguma restrição alimentar (ou ainda para quem não quer fugir muito da dieta mesmo nessa data especial).

Assim sendo, em uma mesa decorada, disponha tais comidas e se delicie com as iguarias.

Veja também:
Como decorar jardim com brita?

Quadrilha e outras brincadeiras juninas

decoração para arraial caseiro

A dança da quadrilha é uma das principais atrações de uma Festa Junina. Decerto, você pode recriar essa dança tradicional em seu arraial caseiro escolhendo um espaço adequado, simplificando as coreografias (crie passos mais curtos e adapte as formações para caber no ambiente).

Além disso, selecione as músicas típicas de quadrilha, os figurinos e personagens (noivo, noiva, padre, caipira e outros).

Caso queira pular a quadrilha, você pode ter outras brincadeiras típicas da Festa Junina em seu arraial caseiro, como a pescaria, corrida do saco e a corrida de colher com ovo na boca.

Deixe rodando uma playlist temática

decoração de festa junina em quintal

Para criar a atmosfera típica de uma Festa Junina, não se esqueça das músicas tradicionais. Monte uma playlist com forrós tradicionais, músicas caipiras e clássicos juninos. 

Afinal, a música é capaz de transportar as pessoas para o clima festivo e animado da celebração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.