Artesanato 2022 – Tendência de Artesanatos para Casa

O artesanato tem ganhado cada vez mais espaço por entre a população, seja para enfeitar a casa ou também para quem o produz, como uma maneira extra de ganhar dinheiro e até mesmo um trabalho formal.

Veja aqui quais são as principais tendências de artesanato para o ano de 2022, quais são aquelas técnicas que estão ganhando cada vez mais espaço por entre os consumidores e não deixe de aprender o quanto antes!

Artesanato 2022: principais tendências

Enxoval e decoração infantil

Foto de Karolina Ostrzolek no Pexels

A decoração infantil é uma indústria que nunca para de crescer, isso porque crianças continuam nascendo sendo um dos setores que mais movimenta o mercado brasileiro.

Por isso, investir em fazer o enxoval de maneira artesanal, costurado por crochê, por meio de patchwork ou demais materiais, é uma ideia interessante para quem quer ganhar muito dinheiro.

Além disso, um dos conceitos que abrangem o artesanato em si é a produção de algo personalizado, ou seja, único, onde a pessoa paga para obter um item muito específico e que ninguém mais terá.

Essa pode ser uma boa ideia para começar a produzir os itens o quanto antes e assim, ganhar espaço dentro das possibilidades de venda.

Crochê e tricô

Foto de Diego Pontes no Pexels

Esse é uma técnica milenar, que já vem sendo sucesso há muitas gerações. O crochê o tricot voltaram com bastante força nos últimos anos, principalmente durante a pandemia, onde muitas pessoas retomaram essa técnica para passar o tempo.

Por meio dessa prática, é possível fazer bonecos, brinquedos infantis, almofadas, bolsas, roupas e tudo que se possa imaginar, basta ter criatividade e literalmente “colocar a mão na massa”, ou melhor, nas agulhas.

Um dos maiores destaques são as bolsas que são assim desenvolvidas, isso porque com os fios grossos, que são perfeitos para desenvolver esse tipo de acessório, há mais sustentação do produto criado.

Além disso, para aqueles que querem ir além, há a possibilidade de criar produtos maiores ainda, como colchas para sofá, para cama, tapetes e muito mais. O custo de produção é considerado como baixo, onde o lucro pode ser interessante para o artesão.

Amigurumi

Foto de Kristina Paukshtite no Pexels

Conhecido como uma técnica que advém do Japão, o amigurumi são pequenos bonequinhos feitos de crochê. A palavra quer dizer “ami” – tricô ou malha -, enquanto “nuigurumi” – bichos de pelúcia.

Mesmo que não sejam algo tão inovador na produção mundial, aqui no Brasil eles tem ganhado cada vez mais espaço por entre os artesãos e até mesmo por aqueles que querem aprender uma técnica nova para passar preencher o dia.

Geralmente esses bonequinhos possuem o formato cilíndrico ou esférico, com a cabeça e os olhos bem maiores quando comparados com o resto do corpo.

É importante destacar que eles não costumam passar dos 30 centímetros de comprimento, uma das principais razões do porquê é tão procurado para decorar quartos infantis.

Cosméticos artesanais

Outra produção que tem ganhado cada vez mais espaço por entre os brasileiros são os cosméticos artesanais, principalmente porque possuem um valor bem mais em conta do que os vendidos em larga escala, e com qualidade bem superior.

Outro fator que pode ser interessante para quem ainda está pensando no que começar a fazer é de que o Brasil é um dos países que mais consome produtos de beleza no mundo inteiro, sendo um agravante muito positivo.

Ao oferecer para os potenciais clientes produtos cheirosos, de qualidade, com utilidade para o dia a dia e mais em conta do que os genéricos encontrados nos supermercados ou farmácias, é um ponto de destaque para esse empreendimento.

Há a possibilidade de começar com sabonetes, cremes hidratantes para a pele, sais de banho e até mesmo esfoliantes, sem falar na infinidade de produtos que podem ser desenvolvidos.

Arte em cerâmica

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Outra boa ideia para quem quer inovar, é executar a arte em cerâmica, da qual é bem abrangente: desde potinhos para cozinha, pratos para a churrasqueira, vasos para enfeitar o ambiente e muitos outros.

Tudo isso vai da criatividade e da disponibilidade do artista de começar a inovar na criação e assim, ter mais lucro do que imagina.

Gostou das nossas dicas? É sempre muito bom usar a criatividade a sensibilidade na criação dos produtos, sendo um grande diferencial para que sua marca ganhe mais espaço e reconhecimento por entre os demais concorrentes.

Deixe seu comentário