Início » Plantando » 7 árvores frutíferas para cultivar em vaso: saiba quais plantas você pode ter em seu quintal pequeno

7 árvores frutíferas para cultivar em vaso: saiba quais plantas você pode ter em seu quintal pequeno

Descubra, aqui, opções de árvores frutíferas que você pode cultivar em vaso em um jardim ou quintal pequeno

Há quem acredite que só é possível plantar árvores frutíferas no solo do quintal, mas isso não é verdade. Dá para cultivá-las facilmente em vasos, usando-os na decoração do espaço.

No entanto, é importante saber que não são todas as árvores frutíferas que podem ser plantadas em vaso. A seguir, você confere uma lista com sete espécies que podem ser cultivadas nesse recipiente. Continue a leitura e descubra quais são!

1. Jabuticaba

7 árvores frutíferas para cultivar em vaso: saiba quais plantas você pode ter em seu quintal pequeno

Quando se fala em árvores frutíferas para cultivo em vasos, a jabuticabeira é uma das mais lembradas. Não é para menos, já que não exige muitos cuidados, portanto, é perfeita para quem não tem conhecimento no cultivo de espécies frutíferas.

Não deixe de conferir:
Árvores frutíferas para ter em seu quintal

Recomenda-se que faça o plantio da jabuticabeira híbrida, que tem porte pequeno e pode ser cultivada tanto em vasos como diretamente no solo de um quintal ou jardim com espaço reduzido.

Trata-se de uma planta adaptável, que tem capacidade de se desenvolver bem em climas variados, com exceção de períodos intensos de geadas e estiagens.

A jabuticabeira normalmente demora até 10 anos para dar frutos, portanto, não estranhe se a sua não frutificar rapidamente! Se não quiser esperar, você pode comprar e plantar uma jabuticabeira que já esteja produzindo.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

2. Amora

pé de amora em vaso

A amora também faz muito sucesso quando o assunto é árvore frutífera para cultivo em vaso. A amoreira se desenvolve em regiões que têm clima ameno e boa umidade.

Indica-se que seu cultivo seja feito em um vaso profundo, com diâmetro mínimo de 40 centímetros. A colheita costuma acontecer rapidamente, com os primeiros frutos surgindo cerca de um ano e meio depois do plantio. De modo geral, dá frutos entre setembro e novembro.

3. Maçã

pé de maçã

Quer colher suas maçãs diretamente do pé? Então, plantar macieira em vaso é uma alternativa! Trata-se de uma árvore frutífera que se adapta melhor ao clima temperado e subtropical.

Existem vários tipos de maçã e o ideal é que opte pelo que tem menor porte. O cultivo deve ser feito a partir de mudas, para aumentar a chance de a planta pegar e vingar.

4. Goiaba

pé de goiaba em vaso

Outra árvore frutífera que tem plantio e cuidados simples é a goiabeira! Inclusive, é fácil cultivá-la em vasos e dá para acelerar o processo de colheita se optar pelo plantio de mudas.

A goiabeira exige o uso de adubos ou fertilizantes de maneira periódica, bem como que faça regas regulares. Assim, terá a colheita de goiabas saborosas, mais suculentas e de cor intensa.

5. Laranja

pé de laranja em vaso

Que tal ter fácil acesso a laranjas em seu quintal? Para isso, é só plantar laranjeiras em vasos! Dê preferência para uma de porte anão, que é ideal para quintais pequenos.

Vale lembrar que a laranjeira pode demorar cerca de dois anos para dar frutos. Não quer esperar esse tempo? Então, faça o plantio de uma árvore que já entrou no período de frutificação.

A laranjeira não exige cuidados complexos, somente que seja irrigada com frequência e receba uma boa quantidade de luz solar. Por isso, deixe o vaso em um local que receba sol ao longo do dia.

Outro cuidado que se deve ter é não deixar a copa da árvore muito fechada, como se fosse um arbusto. Neste caso, a produção de laranjas reduz de forma significativa e há uma maior chance de a árvore ter doenças e pragas.

6. Manga

pé de manga em vaso

A mangueira é uma árvore resistente e pode parecer que não dá para cultivá-la em vasos, mas ela é perfeita para esse fim! O único cuidado que se deve ter é escolher um vaso grande, para que a planta tenha espaço suficiente para crescimento de suas raízes.

Além disso, a mangueira deve receber água e luz com maior frequência. Para aumentar suas chances de sucesso no cultivo, o ideal é que escolha uma mangueira de uma variedade anã, que tem porte pequeno e não cresce tanto como variedades clássicas.

7. Lichia

pé de lichia em vaso

A lichia tem visual que encanta, além de polpa deliciosa e suculenta! O pé dessa fruta é originário de países como a China e a Tailândia, mas ele se adaptou muito bem ao solo brasileiro.

No entanto, para garantir uma boa colheita é importante cultivá-lo em regiões de clima tropical. O vaso precisa ser grande e profundo (mínimo de 40 litros) para que a planta tenha espaço para crescimento da raiz.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário