Início » Plantando » 9 plantas para jardim com flores: confira as espécies mais INCRÍVEIS para você cultivar em sua casa

9 plantas para jardim com flores: confira as espécies mais INCRÍVEIS para você cultivar em sua casa

Independentemente do tamanho ou condições do espaço, as plantas para jardim com flores trarão muita beleza para a decoração.

As flores encantam não somente pelo visual, mas também pelo aroma. Por sorte, existem inúmeras espécies que podem deixar o seu cantinho colorido durante todo o ano.

Em dúvida sobre quais tipos são os ideais? Preparamos esse artigo para lhe auxiliar a decidir quais serão as plantinhas floridas mais perfeitas para seu jardim. Acompanhe!

Azaleia

azaleias em jardim

Originária da Ásia, essa é uma das plantas para jardim com flores que deixa o espaço cheio de charme, pois suas flores crescem em forma de cacho e em tons de vermelho e roxo, muito embora você possa encontrar variações em branco, laranja e amarelo.

Veja também:
Como cuidar de azaleia?

Para cuidar de uma azaleia, tenha em mente a necessidade de um clima mais frio e seco, além de garantia de luz natural. 

Procure regá-la de manhã e de tarde durante a estação mais quente. Seu solo precisa ser altamente úmido e rico em nutrientes.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Amarílis

amarílis em jardim

A amarílis é outra flor perfeita para qualquer jardim. A planta é conhecida por ultrapassar 50 centímetros de altura e por suas pétalas de cores exuberantes em tons vermelhos, brancos ou rosados.

A espécie precisa de sol pleno, preferencialmente pelo menos seis horas diárias de exposição. Seu solo deve ser fértil, assim como bem drenado para que a água não fique parada nas raízes.

Bromélia

bromélias em jardim

A bromélia não podia ficar de fora da lista de plantas para jardim com flores! Você pode encontrar várias espécies, mas precisa ficar atento na hora da escolha a partir de suas folhas: se elas são finais, a espécie prefere ambiente úmido, enquanto que as de folhas grossas preferem ambientes secos.

De toda forma, faça regas regulares e mantenha a planta sob luz natural, mas nunca de forma direta.

É uma planta não perene, durando apenas de três a seis meses.

Gladíolos

gladíolos em jardim

Já ouviu falar nessa planta? Delicada e encantadora por suas cores e beleza, a espécie também é conhecida como palma-de-santa-rita.

Na lista de plantas para jardim com flores, ela é uma excelente opção por suas cores: há tonalidades de amarelo, roxo, laranja, vermelho, púrpura e até uma mistura de tons!

A espécie é resistente ao sol, afinal ela adora o sol pleno. 

Para as regas, procure manter o solo úmido e que ele tenha uma boa drenagem.

Hortênsia

hortênsias em jardim

Seria um crime não mencionar a hortênsia, especialmente por causa de seu florescimento frequente – que é quase todo o ano, para sermos sinceros.

Além de ter uma beleza única, essa espécie é tranquila para cultivar e não exige muito.

Para ela, o necessário é um solo bem adubado e rico em matéria orgânica. Já na questão da luminosidade, tanto faz: ela gosta tanto de meia sombra quanto de sol pleno.

Buganvília

buganvília em jardim

Das plantas para jardim com flores, citamos a buganvília – ou também a primavera. Em climas tropicais, essa espécie cresce e floresce o ano todo, logo é uma alternativa incrível para espaços ensolarados.

Só busque regá-la de modo moderado: no verão, isso deve ser feito apenas três vezes por semana.

Como ela é do tipo trepadeira, seu crescimento pode cobrir paredes e muros, assim como servir de decoração para pergolados. As flores possuem várias tonalidades, entre as quais se destacam o rosa, branco, vermelho e roxo.

Cravina

cravinas em jardim

Para quem quer flores coloridas, a cravina também entra na lista de plantas para jardim com flores. Por sua característica marcante – as pétalas possuem “pontas” –, a cravina se destaca ainda mais se cultivada em grupo.

O florescimento acontece o ano todo, mas é mais comum encontrarmos essas plantas floridas durante a primavera.

Sobre o solo: mantenha-o fértil. Procure deixar a planta na meia sombra, pois ela não tolera o sol pleno.

Gerânio

gerânios em jardim

Os gerânios são plantas para jardim com flores que aparecem em qualquer cantinho disponível e surpreendem pelas cores e fragrâncias.

Uma dica é apostá-las em canteiros ou ainda em um jardim vertical no quintal, pois as espécies pendentes causarão uma ideia de cascata de flores!

Como requer poucos cuidados, apenas mantenha tal espécie em uma área ventilada e ensolarada, assim como uma rega regular a cada três dias, nunca encharcando demais o solo, está bem?

Margarida

margaridas brancas em jardim

Clássica, essa planta florida é uma das mais populares do mundo todo. Quem não se encanta com suas flores brancas com miolo amarelo, não é?

Seu cultivo é fácil em climas tropicais e a espécie exige poucos cuidados: faça regas a cada dois ou três dias, gostando de locais ensolarados do seu jardim.

O plantio pode ser feito com o uso de sementes durante o verão ou por meio de estacas no outono.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário