Como cuidar de azaleia? Você precisa saber TUDO ISSO para não errar!

Confira como plantar azaleia em vaso, inclusive como cuidar dela corretamente, contribuindo para que cresça saudável.

A azaleia é uma planta muito utilizada na decoração interna e externa de imóveis. Ela dá flores lindas e cresce saudável, principalmente se souber cuidar bem da planta.

Mas, afinal, como cuidar de azaleia? Separamos dicas especiais para lhe ajudar nessa tarefa. Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa fazer para manter a planta sempre linda!

Como plantar azaleia no vaso?

Como cuidar de azaleia? Você precisa saber TUDO ISSO para não errar!

A azaleia pode ser cultivada em canteiros, jardineiras e vasos, sendo esta última alternativa perfeita para quem mora em apartamentos. A seguir, apresentamos um passo a passo de como plantar azaleia em vaso. Acompanhe:

  1. Selecione o vaso que prefere e que esteja alinhado com o estilo de decoração utilizado no cômodo. O ideal é que esse vaso tenha um sistema de drenagem (furos, por exemplo), para evitar o acúmulo de água e apodrecimento das raízes;
  2. Comece a plantar fazendo uma camada de drenagem com argila expandida e manta bidim, o que evitará que o excesso de água das regas fique no fundo do vaso. Além disso, também impede que o substrato passe pelos furos do recipiente e a planta fique sem nutrientes;
  3. Coloque uma camada de substrato, preferencialmente um que seja rico em matéria orgânica e bem drenado (leve e solto). Tais características facilitam o enraizamento e escoamento da água da rega;
  4. Ponha o torrão da planta no vaso, cobrindo-o com o restante do substrato. Finalize com uma camada de cobertura, que pode ser a casca de pinus, pois ajuda a manter a umidade do substrato, principalmente em dias mais quentes.

Pronto! Agora é só adotar cuidados periódicos com a planta, o que contribuirá para que a azaleia cresça saudável e dê flores bonitas em seu período de floração, que costuma ser no outono e no inverno.

Como regar azaleia?

A rega ideal varia de acordo com a região, se é mais quente ou mais fria. Mas, de maneira geral, recomenda-se a rega de duas a três vezes por semana.

O ideal é que verifique se a terra está úmida. Em caso positivo, é possível fazer a rega no outro dia. Caso não esteja, providencie a rega, sempre tomando o cuidado de evitar deixar a terra encharcada.

Também é importante saber que se trata de uma planta sensível ao solo muito seco. Se houver falta de água, a azaleia seca e fica murcha permanentemente. Portanto, é difícil salvá-la. Quando notar o menor sinal de terra seca, providencie a rega o quanto antes.

azaleias brancas

Luz ou sombra: onde manter a azaleia?

A princípio, recomenda-se que a azaleia receba sol no começo da manhã ou final da tarde, somente. Quando começar a se desenvolver e crescer, indica-se que receba a luz solar durante o dia inteiro. Assim, é possível aumentar as chances de que cresça saudável.

Atenção a um ponto importante: a planta gosta de sol pleno, por isso a indicação é de que não a mantenha somente à sombra. Se não a colocar no sol, sua floração não atingirá todo o seu potencial.

Preciso usar fertilizantes?

Sim, a indicação é de que utilize fertilizantes periodicamente. Tenha em mente que a azaleia é uma planta de desenvolvimento de moderado a lento e utilizar fertilizantes pode contribuir para seu crescimento.

Recomenda-se fazer a adubagem a cada três meses com fertilizantes orgânicos. Entre as principais opções disponíveis no mercado estão o húmus de minhoca, esterco animal seco e bokashi.

Caso prefira utilizar fertilizantes químicos, use o NPK 10.10.10 e o NPK 04.14.08, que são responsáveis por estimular, respectivamente, o desenvolvimento e a floração da azaleia.

azaleias em vaso

Como podar a azaleia?

Indica-se que a poda seja feita depois da floração da azaleia, o que estimulará novas brotações e o surgimento de mais flores. Utilize materiais específicos para poda, como tesouras próprias para esse fim.

Na hora de podar, tenha o cuidado de remover ramos secos e malformados, bem como os que crescem na vertical e não possuem flores. Dessa forma, conseguirá ter um melhor resultado de floração e uma planta mais bonita. Outro cuidado é cortar os ramos, deixando duas gemas, no mínimo, em cada um.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário