Beijo-pintado – Como cultivar? Veja suas características e imagens!

Beijo-pintado é o nome de uma flor de aparência bastante delicada e que é usada na decoração de jardins graças as suas tonalidades e fácil adaptação.

Originária da África, essa planta pertence ao gênero Impatiens, assim como o beijo-turco e o beijo-de-frade. Conheça mais sobre a espécie beijo-pintado para inclui-la em sua composição paisagística, juntamente com os cuidados que você precisa ter ao plantá-la.

beijo-pintado rosa

[VEJA TAMBÉM: NARCISO]

Características do beijo-pintado

A planta tem como aspecto básico suas folhas macias e caule espesso e suculento. O próprio caule e seus ramos são avermelhados e escuros – isso vale para a espécie típica de beijo-pintado.

No entanto, você pode encontrar variedades dessa planta com folhas verde-escuras ou até vistosas em tom de amarelo! As margens das folhas são serrilhadas e tendem a surgir em conjunto de duas ou três.

beijo-pintado vermelho em vaso

Já no que se refere as suas flores, o beijo-pintado se destaca pelo tamanho e tonalidades. Como são vibrantes, as cores são chamativas para enfeites em jardins!

A espécie tem diferentes cores, como o branco, rosa, vermelho e violeta, entre outras mais incomuns, entre as quais o salmão. Tons pastéis tendem a ser os mais procurados.

As flores são grandes e a planta produz bastante quantidade. Seu formato é circular e surgem no decorrer do ano – as variedades híbridas são mais resistentes.

[VEJA TAMBÉM: AGAPANTO]

A altura da planta beijo-pintado é variável – desde os 30 aos 50 centímetros.

Rústico, o beijo-pintado se adéqua em vários pontos de um jardim, como em maciços, bordaduras e canteiros, assim como em vasos, cestas suspensas e jardineiras.

beijo-pintado em canteiro

Você pode combinar a planta com outras flores de modo a trazer mais harmonia ao seu espaço, mas também pode cultivá-la isoladamente. A escolha é sua!

Como plantar e cuidar do beijo-pintado?

A planta beijo-pintado é considerada uma alternativa para pessoas iniciantes no cultivo de flores, pois exige pouca manutenção e tem muita resistência.

Os climas preferidos do beijo-pintado é o tropical, subtropical e o equatorial, mas a planta não suporta ventos!

Embora pareça de aspecto frágil, o beijo-pintado pode se dar muito bem em qualquer ambiente e temperatura. Seu florescimento se dá o ano inteiro, por isso você pode imaginar o seu jardim decorado com frequência.

[VEJA TAMBÉM: BASTÃO DO IMPERADOR]

beijo-pintado rosa em jardim

Preze por uma iluminação difusa ou de meia-sombra. O solo para o beijo-pintado deve ser fértil – rico em matéria orgânica – e que apresente boa drenagem, mantendo-o úmido.

As regas também devem ser frequentes, tomando o cuidado para não deixar a planta sofrendo com seca ou em exposição solar direta muito intensa.

Não exigindo um grande espaço, o beijo-pintado pode ser bem cuidado através da técnica de beliscamento (para favorecer pétalas dobradas), replantio anual e adubações periódicas.

beijo-pintado rosa em vaso

O mais ideal, quando for fazer o replantio é fixar a planta diretamente no solo para que ela se fortaleça através dos nutrientes que a terra irá fornecer. A propagação do beijo-pintado se dá por meio das sementes e estaquias.

Por ser de fácil cultivo, o beijo-pintado pode se tornar uma praga, ou seja, ela pode se tornar uma invasora no seu jardim. Por isso, assim como as plantas do mesmo gênero Impatiens, ela deve ter cuidados!

[VEJA TAMBÉM: AVE-DO-PARAÍSO]

O que achou dessa flor? Ela pode ser uma forração muito bonita para aquela parte sem cor de seu jardim, por exemplo.

Leve em consideração as dicas e orientações e trate bem a sua variedade de beijo-pintado!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply