Início » Decorando » Canto alemão: dicas profissionais para apostar nessa solução para a sala de jantar

Canto alemão: dicas profissionais para apostar nessa solução para a sala de jantar

Os imóveis atuais são compactos, o que influencia no tamanho dos cômodos. No caso da sala de jantar, uma solução prática para garantir conforto e, ao mesmo tempo, sem perder a elegância e modernidade é o canto alemão.

Segundo a arquiteta Cristiane Schiavoni, antes de apostar nesse mobiliário em sua casa, procure considerar algumas questões para que essa seja a melhor decisão de sua sala de jantar.

Por isso, acompanhe as dicas práticas da profissional para entender como o canto alemão pode fazer a diferença na decoração!

Sobre o canto alemão

canto alemão moderno

O canto alemão surgiu, como o nome pode dizer, na Alemanha, sendo muito utilizado em áreas comerciais, como em restaurantes, bares e cafés.

Com o passar do tempo, esse móvel foi ganhando seu espaço nos lares, seguindo o mesmo objetivo: otimizar o espaço e oferecer mais assentos para acomodar pessoas ao redor de uma mesa.

Sem dúvida, ele é um móvel versátil e interessante para suprir as necessidades de salas de jantar com pouco espaço.

Aliás, o próprio desenho desse móvel exige o “apoio” das paredes, o que sugere que o canto alemão pode ter vários formatos, como em “L”, curvo e até face única.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Como Cristiane Schiavoni comenta, o canto alemão pode fugir dos padrões tradicionais das mesas de jantar, o que a deixa encantada.

Para a profissional, a estética da peça, a funcionalidade junto à mesa de jantar, circulação e o conforto são fatores que devem ser avaliados.

Não somente para a sala de jantar, essa mobília pode ser uma solução incrível para cozinha, varanda e área gourmet!

Porém, vamos tratar com mais exclusividade para a sala de jantar aqui, ok?

Medidas adequadas

sala de jantar pequena com canto alemão

Algumas medidas que são referências da arquitetura de interiores podem ajudar na escolha do canto alemão de seu lar, tendo a certeza de que o móvel exercerá sua função com perfeição.

Em termos de altura do banco, o ideal é entre 40 a 45 cm de altura. Já na profundidade, as medidas mais apropriadas envolvem de 40 a 45 cm para assento livre, mais a espessura do encosto, que deve ser de 15 cm.

A mesa, além disso, deve estar alinhada com o banco e com 5 cm de avanço para dentro.

No entanto, Cristiane ressalta que as dimensões do canto alemão precisam respeitar o projeto, isto é, o espaço disponível em sua sala de jantar.

Como profissional, ela entende que as medidas da peça são analisadas caso a caso, afinal ela irá compor um layout específico. 

Não se pode esquecer que as referências, especialmente as de profundidade, são cruciais para gerar bem-estar aos moradores na hora de sentar, levantar ou se inclinar durante as refeições ou durante interações entre eles.

Veja também:
Como apostar na decoração natural?

Funcionalidade do canto alemão

canto alemão com sofá azul

Por oferecer uma melhor circulação ao ambiente e deixar a sala de jantar pequena mais otimizada, o canto alemão é multifuncional.

Quando bem projetado, o canto alemão pode até duplicar o número de lugares, mas isso depende do tamanho do espaço e do formato da mesa, é claro.

Vale ainda mencionar que a peça é benéfica por ser uma espécie de baú discreto, já que apresenta espaço interno de armazenamento. “É incrível como ele resolve mais uma questão do projeto, quando estamos trabalhando com um imóvel compacto. Considerando que todo espaço conta, na sala de jantar esse vão é bem-vindo para guardar travessas ou formas, toalhas de mesa, jogo americano, guardanapos de tecido e outros apetrechos que acompanham o servir… O morador quem decide”, comenta Cristiane.

Decoração do espaço

canto alemão decorado

Por sorte, o canto alemão se encaixa em qualquer estilo de decoração, pois existem modelos de diferentes materiais e cores.

Mesmo com essa variedade disponível, o importante é nunca deixar de lado o aconchego do móvel – antes de pensar na beleza do canto alemão, pense no que ele precisa proporcionar.

Você pode ressaltar a beleza do canto alemão com algumas orientações da arquiteta Cristiane, que frisa que a iluminação não deve ser ignorada: lustres e pendentes são um complemento que pode valorizar demais um ambiente com esse tipo de peça.

Cristiane cita o uso de almofadas para os assentos, para deixá-los mais aconchegantes.

No centro da mesa de jantar, procure decorá-la também, com o que você preferir e o que combinar com sua personalidade.

Por último, se quiser passar a ideia de um espaço ainda maior, use espelhos acima do canto alemão.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.