Início » Para sua Casa » Chuveiro 2020 – Dicas para escolher, Tipos, Onde comprar e Cuidados

Chuveiro 2020 – Dicas para escolher, Tipos, Onde comprar e Cuidados

Nem todo mundo sabe, mas há diversas opções de chuveiros no mercado: chuveiro elétrico comum, eletrônico, híbrido, a gás, pressurizado etc. Com tantas opções, modelos e marcas, e desconhecendo a diferença entre elas, pode ser difícil escolher qual chuveiro comprar neste ano de 2020.

Se você precisa de ajuda na hora de escolher o seu chuveiro, confira este guia que preparamos para você, com informações valiosas que certamente o ajudarão neste momento tão delicado que é a compra de um chuveiro novo!

Dicas para escolher um chuveiro

chuveiro 2020

Ao se comprar um novo chuveiro, uma série de fatores devem ser levados em consideração.

O principal deles é: qual será a fonte de alimentação para o aquecimento da água? O mais comum é o chuveiro elétrico, cuja água é esquentada por meio da energia elétrica.

Porém, hoje em dia, já há outros tipos de chuveiros no mercado aquecidos, por exemplo, através de gás quente e de energia solar. Para optar por uma dessas opções, obviamente, é preciso que a sua casa tenha um sistema de energia solar ou a gás.

A escolha entre elétrico, a gás ou a energia solar também pode ser definida através dos planos de se economizar.

O chuveiro elétrico gasta bastante, especialmente em casas cujos habitantes demoram no banho.

O chuveiro a gás, embora economize na energia, pode resultar em um gasto maior de água, uma vez que ele demora mais pra esquentar.

Já o chuveiro híbrido, que envolve tanto energia elétrica quanto solar, pode resultar em uma maior economia, mas depende de fatores climáticos para funcionar: em dias nublados, diga adeus à energia solar.

dicas de chuveiros 2020

Outro detalhe a ser observado é a pressão da água no local em que você mora. Caso a pressão da água seja boa, qualquer chuveiro serve. Por outro lado, se a pressão da água for baixa, um chuveiro pressurizado pode ser uma melhor opção, uma vez que oferece um jato d’água mais forte, compensando a baixa pressão. Porém, o pressurizador pode elevar (e muito) a conta de energia, uma vez que demanda bastante.

Uma dica que vale para qualquer um dos modelos, entretanto, é a seguinte: não tente economizar na hora de comprar um chuveiro!

Opte por modelos mais modernos e seguros ao invés de pegar um chuveiro elétrico comum.

Embora tenham um custo mais elevado, eles são mais seguros, evitando acidentes frequentes envolvendo chuveiros elétricos comuns e podem até mesmo resultar em economia na conta de luz e de água.

Principais tipos de chuveiros para 2020

Ficou curioso (a) em entender sobre os tipos de chuveiros mais usados em 2020? Confira a seleção:

Chuveiro elétrico comum

chuveiro elétrico comum

O mais popular de todos os tipos de chuveiros, o chuveiro elétrico comum é prático de instalar e de se utilizar.

As suas opções de regularem de temperatura são: verão, inverno e desligado.

Mudar a temperatura, entretanto, não é muito prático, pois geralmente exige que o chuveiro seja desligado.

Chuveiro eletrônico

Chuveiro eletrônico

O chuveiro eletrônico distingue-se do anterior especialmente pela regulagem de temperatura, que agora pode ser feita gradativamente, sem exigir que o chuveiro seja desligado.

Há diversas opções de temperatura, com alguns podendo chegar até a 14 temperaturas diferentes.

Chuveiro híbrido

Chuveiro híbrido

Essa é uma boa opção para aqueles que possuem um sistema de energia solar em casa, pois o aquecimento de sua temperatura pode ser tanto elétrico quanto solar, tendo o usuário a opção de escolher qual das duas opções prefere usar.

Com isso, é possível economizar na conta de luz, embora nem sempre a energia solar esteja disponível, uma vez que depende das condições climáticas.

Chuveiro a gás

Chuveiro a gás

Esse chuveiro, como o nome sugere, é esquentado a gás, sendo outra boa opção para quem deseja fugir dos altos valores da energia elétrica.

Porém, o chuveiro demora relativamente mais para esquentar, podendo fazer com que você gaste mais água.

Esse tipo de chuveiro é bastante comum em edifícios e condomínios, uma vez que eles costumam ter sistemas de aquecimento a gás.

Chuveiro pressurizado

Chuveiro pressurizado

O chuveiro pressurizado é conhecido especialmente por fornecer jatos d’água mais fortes, potentes e volumosos.

Esse chuveiro é indicado para indivíduos que moram em locais que sofrem de baixa vazão e pressão d’água.

O pressurizador, presente no chuveiro pressurizado, entretanto, demanda muita energia elétrica, o que certamente fará com que o valor da conta de luz suba.

Principais marcas de chuveiros 2020

Algumas das principais marcas de chuveiro neste ano de 2020 são as seguintes:

  • Lorenzetti,
  • Deca,
  • Corona,
  • Docol.

Onde comprar?

Lojas de departamentos e de materiais de construção costumam ser ótimas opções de locais para se comprar chuveiros.

Atualmente, não é nem preciso se dirigir fisicamente à loja: é possível comprá-los na comodidade do lar, através das lojas virtuais, que contam com opções de entrega a domicílio.

Um ótimo lugar para encontrar chuveiros, seja na loja física, seja na loja virtual, é a Leroy Merlin. A loja francesa possui filiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Ceará, Distrito Federal, Alagoas, Rio Grande do Norte e Espírito Santo.

Ela possui todos os tipos de chuveiros mencionados anteriormente, de todas as marcas, com preços bastante acessíveis.

Mercados grandes, como Carrefour, e lojas renomadas, como Americanas, também possuem ótimas opções de chuveiros, com uma grande variedade de marcas e modelos.

Cuidados especiais

cuidados com chuveiro

Quando o assunto é chuveiro elétrico, alguns cuidados especiais são recomendados a fim de evitar acidentes e danificações no aparelho. Confira algumas dicas a seguir:

  • Tome bastante cuidado na hora de instalar o fio de aterramento (e na hora de instalar o chuveiro, como um todo).

O chuveiro geralmente possui dois fios de 110V e um fio terra. Certifique-se de que todos foram instalados corretamente. Do contrário, é possível que acidentes aconteçam, especialmente envolvendo choques elétricos.

É possível perceber um problema envolvendo o fio de aterramento ao se tocar em qualquer parte do chuveiro e sentir uma espécie de formigamento. Caso isso ocorra, chame um especialista em instalações elétricas imediatamente!

  • Com chuveiros elétricos comuns, que possuem três opções de energia (verão, inverno e desligado), não se deve em hipótese alguma mudar a temperatura com o chuveiro ligado e a água caindo.

Essa é uma das principais causas de acidentes envolvendo chuveiro. Se o seu chuveiro é o desse tipo, certifique-se de que o aparelho está completamente desligado antes de mudar a temperatura.

  • Não se apegue tanto ao chuveiro nem opte por economizar preferindo a manutenção no lugar de comprar um novo ou a compra de modelos mais baratos.

Embora chuveiros tendam a durar bastante tempo, se você percebeu que o seu chuveiro já está mais para lá do que para cá e que já não aguenta mais manutenções e gambiarras, não deixe de comprar um mais moderno e seguro. É um investimento necessário!

Junto com a compra de um chuveiro novo, é interessante saber as tendências de móveis para o banheiro em 2020, não é? Que tal decorar todo o ambiente para o ano?

Comente