Coifa – Modelos e Como escolher uma para a sua cozinha

Entre os vários ambientes de sua casa, a cozinha é um dos mais importantes, não é? Pela questão de móveis e itens indispensáveis, é possível perceber a popularidade cada vez mais frequente da coifa.

A coifa tem como finalidade sugar o ar da cozinha, de modo a filtrá-lo através do sistema interno que possui para que, posteriormente, devolva o ar mais purificado ao ambiente.

coifa em cozinha

Contudo, você precisa saber como escolher uma coifa correta para seu ambiente conforme os modelos que existem, além de combiná-la com o restante da decoração da cozinha! Vamos lá?

Modelos de coifa

Além de ter maior potência que depuradores e exaustores, a coifa melhora o direcionamento de água e gordura e é fácil de limpar.

Vale lembrar, porém, que a coifa é geralmente grande e pode não ser uma opção viável para apartamentos e casas pequenas, assim como sua própria instalação ser mais cara.

Embora possa assustar seu orçamento – a coifa não é um produto tão barato –, o produto promete e cumpre nas suas tarefas de eliminar ar quente, vapores ou fumaça por meio de uma chaminé.

Necessariamente, uma coifa precisa de uma saída de ar que direcione ao lado externo.

[VEJA TAMBÉM: COMO DECORAR UMA COZINHA PEQUENA?]

Por isso, veja os modelos de coifa que você encontra no mercado:

  • Coifa de parede: é o modelo que se instala próximo à parede, sendo este o seu maior diferencial.

coifa em parede

  • Coifa de ilha: para a instalação acima dos balcões que ficam no meio da cozinha, criando um visual mais moderno ao espaço.

coifa de ilha

  • Coifa suspensa: é um design diferenciado e mais tecnológico, sendo que algumas versões contam com iluminação configurada.

coifa suspensa

  • Coifa de embutir: modelo para quem deseja ocultar a coifa na cozinha – o equipamento é instalado disfarçadamente no ambiente, entre os mobiliários e adequando-os para tal propósito.

coifa de embutir

Independentemente do tipo de coifa que você escolher, é essencial que ela fique posicionada acima do fogão tradicional ou do cooktop para que funcione perfeitamente.

Como escolher a coifa? coifa em cozinha

[VEJA TAMBÉM: PIA COM FOGÃO EMBUTIDO]

Antes de escolher o modelo de sua coifa, você precisa observar alguns detalhes:

  • Largura: as coifas não possuem um tamanho padrão, afinal elas devem seguir o tamanho do próprio fogão/cooktop;
  • Altura: em quaisquer casos, a altura da coifa deve prezar por uma altura que varia entre 65 a 75 centímetros acima do fogão, ok?;
  • Frequência de uso: pense na potência da coifa de acordo com o seu hábito de cozinhar;
  • Instalação: a coifa tem uma instalação mais difícil, por isso é interessante que você opte em fazê-la durante a construção em si da cozinha ou mesmo na reforma;
  • Iluminação: em ambientes com pouca claridade, uma coifa com iluminação embutida é uma ótima alternativa.

As coifas são peças que ganham destaque em qualquer cozinha, em especial enriquecendo sua decoração.

Decoração com coifa

Hoje em dia, é bastante comum o uso da coifa como objeto decorativo, em conjunto com sua função óbvia de melhorar a qualidade do ar.

Você encontra modelos de coifas com vários acabamentos e designs sofisticados, mas lembre-se de equilibrar o modelo com o fogão ou cooktop.

coifa embutida

Dependendo do estilo de sua cozinha, o duto da coifa pode também combinar bastante, principalmente em estéticas industriais.

Na coifa sobre a ilha, o estilo americano é o que mais está em tendência.

As coifas suspensas são opções modernas pelo design distinto – na decoração e na iluminação, as coifas com iluminação configurada por controle remoto são ideais.

O modelo de coifa quadrado é muito utilizado para cozinhas modernas.

Se preferir mais discrição, que tal usar revestimento na coifa? Algumas pessoas optam por revestir o equipamento com madeira (desde que combine com o restante da decoração da cozinha).

coifa com revestimento em madeira

Outras coifas mais simples, mas que ao mesmo tempo proporcionam um diferencial ao ambiente são as de vidro.

Escolha a coifa que mais se adapta ao estilo de decoração de sua cozinha e preze por um equipamento que sirva aos seus propósitos culinários!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply