Início » Organizando » Como conservar alimentos no verão: descubra o que você DEVE e NÃO DEVE fazer

Como conservar alimentos no verão: descubra o que você DEVE e NÃO DEVE fazer

Conservar alimentos no verão é um assunto muito importante! Afinal, à medida que as temperaturas sobem com a chegada da estação, a cozinha tende a ficar mais quente.

Junte isso ao próprio calor do cozimento e logo aquele pensamento surge: e se você colocar todos os alimentos na geladeira para evitar que estraguem?

Pode parecer uma boa estratégia, mas nem sempre a geladeira será o melhor lugar para armazenar todos os tipos de produtos. O resfriamento excessivo de certos alimentos pode afetar a textura e sabor!

Por conta disso, hoje você vai entender como é possível conservar os alimentos no verão sem cometer erros e garantir segurança alimentar!

Como conservar alimentos no verão?

mulher guardando alimentos na geladeira

Primeiramente, a melhor dica para o verão é sempre comer alimentos frescos o máximo possível durante essa estação.

É fundamental que você leia:
Alimentos que nunca devem ser guardados na geladeira!

Isso vale ainda mais se você gosta de reaproveitar as sobras (e isso é muito recomendado já que desperdício de comida não é legal) – muitos casos de intoxicação alimentar durante os meses mais quentes acontecem porque os alimentos cozidos não foram imediatamente colocados na geladeira e depois reaquecidos.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Outro detalhe é repensar os níveis de umidade de sua cozinha.

Bactérias e fungos adoram um ambiente úmido. No verão, com certeza há muito vapor no ar, então a formação de umidade é altamente provável.

Nesse caso, sua comida pode estragar não porque sua cozinha está apenas quente, mas por estar quente e úmida. Uma sugestão é investir em um desumidificador para o cômodo.

Limpe sua geladeira

Antes de guardar os alimentos em sua geladeira, dê uma geral no eletrodoméstico para eliminar as bactérias que podem estar vivendo dentro dela.

Isso garante que não haverá contaminação cruzada, isto é, quando um alimento contamina outro através de utensílios, superfícies e potes, por exemplo.

Para limpar a geladeira, use um pano úmido e um produto de limpeza que você tem preferência.

alimentos dentro da geladeira

Diminua a temperatura da geladeira

Em regiões onde o calor não tem pausa e mesmo durante o verão, é interessante que você reduza a temperatura da geladeira.

A temperatura normal do equipamento pode não ser suficiente para esses dias muito quentes, por isso a recomendação é programar para 5ºC na geladeira e -18ºC para o freezer. 

Claro, procure prestar atenção para não diminuir demais a temperatura e acabar congelando os alimentos, ok?

Higienize frutas, verduras e legumes

Lave todos os itens, deixando-os livres de bactérias e outros microrganismos que potencializam o processo de deterioração, o que pode aumentar o risco de infecções.

Para as frutas, o mais indicado é esfregar a casca com uma esponja macia, ainda mais se você tende a consumir essa parte do alimento.

pessoa lavando frutas

Os legumes, como tendem a estar sujos de terra, precisam ser higienizados com uma bucha mais resistente até retirar toda a sujeira.

Já as folhas podem ser limpas em água corrente, uma por uma. 

Na verdade, deixe todos esses alimentos de molho em uma solução de água e hipoclorito de sódio por uns 10 minutos. Enxágue para remover os resíduos da mistura.

Para uma maior durabilidade das frutas, verduras e legumes, procure secá-los bem antes de guardá-los. 

Congele os alimentos

A conservação correta dos alimentos no verão também envolve o ato de congelar alguns deles, preservando a qualidade e sabor da comida.

Porém, certos alimentos precisam passar por processo de branqueamento antes do congelamento.

Um exemplo é congelar vegetais. Após a higienização, coloque os vegetais em um recipiente com água fervente e deixe por 2 minutos. A seguir, passe para uma vasilha com água gelada por outros 2 minutos para parar com o cozimento.

Depois, é só colocar no congelador.

alimentos congelados

Aliás, alguns vegetais, como o pepino, não podem passar por essa técnica de congelamento, pois pode alterar a consistência do alimento já que eles possuem muita água.

Para outros alimentos, como no caso de carnes, feijão e arroz já prontos, espere a comida esfriar primeiro antes. Quando isso acontecer, transfira para uma embalagem, feche bem e coloque no congelador ou freezer.

Separe os alimentos

alimentos embalados no congelador

Sempre guarde os alimentos separados uns dos outros, já que isso retarda o apodrecimento e impede que um contamine o outro.

Você pode embrulhar e estocar em sacos plásticos ou potes diferentes.

Ainda, você pode conservar ainda melhor os alimentos com vários tipos de papéis, como o papel manteiga, papel filme ou papel alumínio – eles podem cobrir e enrolar os alimentos antes de serem postos na geladeira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário