Dicas de como conservar e limpar suas persianas

As persianas são um tipo de cortina, coringas na decoração e ideais para deixar o ambiente ainda mais harmonioso e sofisticado, além de serem fáceis de instalar e manter.

São peças versáteis, que substituem as cortinas tradicionais de tecido, estando presentes em diversos projetos de interiores. No entanto, necessita de cuidados especiais na hora de realizar a limpeza e manutenção nas suas lâminas e cordas.

Persianas

É normal que com o passar do tempo, as persianas acumulem poeira e acaro, além de ser um ponto de concentração de fungos e bactérias, portanto isso pode ser prejudicial para a saúde e o bem estar, já que podem provocar alergias. Para que isso seja evitado é importante manter a manutenção e a limpeza sempre em dia, facilitando assim a conservação desses produtos também.

Vamos te ajudar com 5 dicas para que você consiga manter as cortinas bem conservadas por mais tempo:

1 – Limpe sempre

É muito importante que a limpeza das persianas seja realizada regularmente, no mínimo a cada 15 dias. Para isso, você pode utilizar um pano seco, que ajudará na hora de eliminar a poeira;

Persianas-limpeza

2 – Utilize o aspirador de pó 

A cada 15 dias é importante que uma limpeza mais profunda seja feita nas lâminas da persiana. Para isso, use o aspirador de pó, com uma escovinha na ponta. Repita o processo dos dois lados das placas;

 3 – Use água nos materiais que permitem isso

O material mais conhecido e que permite o uso da água é o PVC. Para limpar uma persiana desse tipo, basta molhar uma esponja e passar entre as paletas, eliminando o pó e a sujeira acumulada;

4 – Tenha cuidado com os produtos de limpeza

Evite ao máximo o uso de substancias abrasivas, como o cloro e álcool. Sempre opte pelo uso da famosa combinação de água e sabão. Ou soluções caseiras, como a mistura de água e vinagre, para borrifar nas persianas.

Como limpar cada tipo de persiana

É importante lembrar que existem diversos tipos de persianas (linkar) no mercado, e que para cada modelo também existe uma forma diferenciada de limpeza.

Persianas Horizontais

Para esse tipo de persianas é importante lembrar que as lâminas devem ser limpas uma a uma, para evitar que as hastes sejam entortadas e até mesmo quebradas.

A melhor receita é fazer o uso de sabão neutro diluído em água, e aplicar ele com uma meia velha, haste por haste, protegendo assim a sua cortina e mantendo ela em perfeito estado por muito mais tempo.

Persianas Verticais

Já as persianas verticais, geralmente são de tecido, e as lâminas podem ser removidas para a lavagem, mas é necessário cuidado para retirar, após feito isso, o tecido deve ser colocado em um balde grande com a mistura de água e sabão.

Deixe a cortina de molho por uma hora, esfregue cada uma das lâminas separadamente e passe de volta na água, para enxaguar. Esse tipo de limpeza elimina toda a gordura e ácaros que podem estar presentes, e o procedimento pode ser repetido a cada 6 meses.

É importante que as cortinas não sejam secas em secadoras ou no sol, e sim na sombra, penduradas no próprio trilho.

Persianas Rolo e Romanas

As cortinas romanas e de rolo, podem ser limpas semanalmente através do aspirador de pó. Para uma limpeza mais profunda é recomendado que o serviço seja executado por uma empresa profissional, já que os tecidos presentes são mais sensíveis e podem ser facilmente danificados.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply