Início » Dicas » Como cuidar de móveis antigos na decoração; dicas úteis para uma limpeza correta

Como cuidar de móveis antigos na decoração; dicas úteis para uma limpeza correta

Confira dicas sobre como cuidar de móveis antigos na decoração, com informações sobre como limpá-los de forma correta

Usar móveis antigos na decoração é uma alternativa para montar ambientes incríveis, com um toque extra de originalidade e um ar mais vintage.

No entanto, é importante saber como cuidar dessas peças, para garantir que possam ser utilizadas por vários anos. A seguir, damos dicas sobre como cuidar de móveis antigos. Continue a leitura e descubra como limpá-los!

Faça limpezas básicas regulares nos móveis antigos

Como cuidar de móveis antigos na decoração; dicas úteis para uma limpeza correta

Assim como qualquer peça exposta nos ambientes, os móveis antigos costumam acumular pó. A limpeza básica consiste na eliminação da poeira do móvel, tanto de seu exterior como do interior.

Para isso, recomenda-se o uso de um pano macio limpo. Dê preferência para um pano confeccionado com tecido suave ao toque, pois não risca a madeira, preservando as características do móvel.

Um ótimo exemplo é o pano de microfibra, que além de ser macio também ajuda a prender mais partículas de poeira, evitando que se levantem e caiam novamente sobre o móvel após a limpeza.

Se o móvel apresentar alguma mancha de sujeira, recomenda-se que umedeça o tecido em água e passe sobre o móvel. Não deixe o pano encharcado, pois se for um móvel antigo de madeira a água pode danificar o material.

Ao utilizar um pano úmido, recomenda-se passar outro seco para eliminar qualquer resquício de água rapidamente, preservando o móvel.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Como tirar mancha de móveis antigos

Tirar manchas móveis antigos
Tirar manchas móveis antigos

Se a mancha não sair com a dica que demos anteriormente, a de passar um pano umedecido em água, há outro truque para tentar removê-la.

É só passar uma pequena quantidade de pasta de dente no local, de preferência uma totalmente branca e sem corantes. Então, esfregue suavemente com um pano levemente umedecido em água. Faça isso até a mancha sair.

Em seguida, passe um pano seco limpo sobre o local para remover quaisquer resquícios de umidade do móvel. É importante ressaltar que essa dica é perfeita para remover manchas de móveis antigos de madeira.

Como proteger e dar brilho aos móveis antigos de madeira

Como proteger e dar brilho aos móveis antigos de madeira
Como proteger e dar brilho aos móveis antigos de madeira

Móveis antigos de madeira se caracterizam por ter brilho, ainda que sutil. Com o passar do tempo, essa característica vai se perdendo, mas é possível restaurá-la com facilidade e ainda proteger a madeira.

E como isso fazer isso? Simples! Seu primeiro passo é considerar a cor da madeira, se mais clara ou mais escura. Caso seja um móvel com madeira clara, recomenda-se passar uma cera incolor com silicone.

A cera ajuda a dar polimento ao móvel, de modo a ressaltar seu brilho. O silicone presente na fórmula do produto possibilita criar uma camada de proteção, minimizando o risco de danos ao móvel.

Antes de iniciar a aplicação, faça a limpeza básica para remoção do pó do móvel. Então, passe a cera com o auxílio de um pano limpo, sem exagerar na quantidade, pois o excesso pode manchar o móvel.

Tenha o cuidado de esfregar delicadamente todos os cantos do móvel, para garantir um resultado uniforme.

E se o móvel antigo tiver madeira escura? Como proceder? Neste caso, indica-se o uso de óleos para proteção e brilho, como o de peroba, lavanda, cedra e jatobá. Excelentes alternativas são os óleos de silicone e restauradores.

O processo é o mesmo de aplicação da cera: faça a limpeza do móvel e aplique o produto com o auxílio de um pano. Aguarde que seque totalmente para então usar a peça.

Cuidado com o lugar de instalação do móvel

Cuidado com o lugar de instalação do móvel
Cuidado com o lugar de instalação do móvel

Quer manter o móvel antigo em perfeito estado por muito mais tempo? Então, tenha cuidado com o local de instalação da peça.

Recomenda-se que fique em um cômodo arejado. Se for deixar o móvel próximo da parede, ela não deve ter sinais de infiltração ou umidade, pois esses problemas podem danificar a peça irreversivelmente.

Caso a sala de jantar, de estar, quarto ou qualquer cômodo em que pretenda deixar o móvel tenha esses problemas, providencie a correção antes de instalar a peça.

O que você não deve usar para limpar móvel antigo

Existem alguns cuidados com a limpeza que ajudam a preservar o móvel. Entre eles, destaque para evitar o excesso de água, pois pode inchar a madeira, comprometendo a beleza da peça.

Além disso, não use produtos de limpeza abrasivos, como água sanitária, desinfetante, removedores de gordura e escovas com cerdas duras.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário