Início » Plantando » 8 truques que te ajudam a cuidar das plantas de um jeito que você nem imaginava

8 truques que te ajudam a cuidar das plantas de um jeito que você nem imaginava

Cuidar das plantas de sua casa pode ser uma tarefa deveras terapêutica, especialmente para quem tem realmente apreço por jardinagem em geral. Ter plantas por perto pode melhorar seu humor, produtividade e ainda reduzir os níveis de estresse.

Claro, nem todo mundo tem “dedo verde”, isto é, o dom para cuidar das plantinhas, por isso conhecer algumas dicas de cuidados é uma ótima forma de garantir que elas permanecerão vivas – e exuberantes.

Separamos aqui truques que você provavelmente não conhecia e que fazem a diferença na hora de cuidar das plantas.

Esponja como “espanador” de plantas

pessoa limpando planta com esponja

falamos aqui sobre métodos fáceis de limpar as folhas das plantas e o motivo é bem simples: tirar o pó (e outros resíduos presentes) da superfície delas ajuda as plantinhas a fotossintetizar da melhor maneira possível.

Além disso, faz com que suas plantas pareçam mais bonitas.

Com esse truque, o processo é rápido: corte um canto de uma esponja de cozinha e umedeça o pedaço com água. Passe sobre cada folha delicadamente e remova a sujeira.

Esponja para melhorar a drenagem do vaso

esponjas no fundo de vaso

A esponja ainda pode servir na melhora da drenagem do vaso das plantas, evitando que as raízes fiquem em água parada. Por isso, indicamos que você coloque esse item no fundo dos vasos.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Com a presença da esponja, cria-se uma barreira nos orifícios de drenagem, evitando que o solo saia por eles, bem como ajuda a reter a umidade no solo.

No entanto, essa técnica pode não ser indicada para todos os tipos de plantas. Recomendamos que você analise as necessidades de cada espécie antes de utilizá-la.

Casca de banana para limpeza das folhas

uso de casca de banana para limpar folhas de planta

Você também pode usar uma casca de banana para remover o pó das folhas de suas verdinhas. Na realidade, ela até realiza essa tarefa bem, mas pode deixar para trás um pouco de resíduos dela mesma (aquela gosminha).

Claro, se você não se importar com isso, tudo bem. Supostamente, a banana pode ajudar a repelir pulgões, o que já é um benefício extra.

Casca de banana como adubo

pessoa cortando casca de banana para colocar em vaso

Caso não tenha gostado da experiência, use a casca de banana de outra forma: corte e enterre-as no solo, ao redor da base das plantas. Você pode ainda mergulhar as cascas em água por alguns dias para criar uma espécie de “chá” fertilizante.

Seja qual for a forma escolhida, saiba que você estará oferecendo ao solo nutrientes essenciais para o crescimento saudável da planta, como potássio, cálcio, magnésio, enxofre e nitrogênio.

Tome cuidado para não usá-las em abundância, pois isso pode alterar o pH do solo de sua planta.

Mel para enraizar estacas de plantas

uso de mel para enraizar estacas de plantas

Se você está tentando enraizar uma nova planta a partir de um corte, esse truque é crucial: mergulhe o caule no mel (preferencialmente, use mel cru, isto é, o bruto, que não passou por nenhum processo de filtragem ou aquecimento) antes de colocá-lo no solo.

Isso ajuda a proteger a planta contra problemas de fungos e bactérias!

Água de ovo cozido para regar as plantas

água de ovo cozido para regar plantas

Você sabia que as cascas dos ovos são ricas em cálcio? Isso ajuda a neutralizar o pH do solo, o que é extremamente útil para um bom desenvolvimento das plantas.

Logo, você pode utilizar a água da fervura dos ovos para regar suas espécies, permitindo que um pouco do cálcio presente nessa comida chegue ao solo.

Veja também:
Os benefícios das cascas de ovos para suas plantinhas

Sal de Epsom para a planta ficar mais saudável

uso de sal de epsom para plantas

O sal de Epsom é o sulfato de magnésio. Ao cuidar das plantas, saiba que elas precisam de magnésio e enxofre, e esses dois nutrientes estão disponíveis no sal de Epsom.

Dessa maneira, você pode misturar duas colheres de sopa dele em um galão de água para regar suas plantas (uma vez por mês) e estimular um crescimento mais saudável e feliz. Isso acontece porque esse sal ajuda a aumentar a produção de clorofila, que é uma molécula utilizada pelas plantas para converter luz solar em energia.

Coloque canela ou borra de café no solo

pessoa aplicando canela em sementeira

Muitas mudas podem morrer devido a doenças fúngicas. E para prevenir isso, use algo que você tem em casa: a canela. Como esse ingrediente tem propriedades antifúngicas, ela pode ajudar a manter esse problema sob controle.

Já a borra de café é bastante conhecida, mas caso você desconheça, entenda que ela detém pragas, atrai minhocas, além de ser capaz de fornecer um impulso ácido para plantas que adoram um pH mais baixo (como samambaias e azaleias).

fertilização de planta com borra de café

Para usar a borra de café, enxágue-a e jogue um pouco no solo. Se quiser garantir essa acidez maior à planta, utilize sem enxaguar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.