Início » Plantando » 4 maneiras práticas e simples para manter as folhas das plantas saudáveis e livres de poeira

4 maneiras práticas e simples para manter as folhas das plantas saudáveis e livres de poeira

Você sabia que manter as folhas das plantas saudáveis e livres de poeira deve ser uma tarefa de limpeza ocasional? 

Porém, engana-se quem pensa que isso é só questão de estética. Limpar as folhas com regularidade impacta positivamente o bem-estar das plantas!

O melhor método de limpeza depende de alguns fatores, como o tipo de planta e quão sujas estão as folhas. De toda forma, separamos 4 formas seguras e seguras para você limpar as folhas das plantas. Acompanhe!

Com que frequência você deve limpar suas plantas?

pessoa limpando folhas de planta em vaso

Uma simples camada de poeira nas folhas das plantas pode reduzir a luz solar que elas absorvem e isso interfere diretamente na sua capacidade de se alimentar através da fotossíntese.

Você vai se interessar também por esse post:
Por que as suas plantas não florescem?

Logo, por tamanha importância, uma boa regra é verificar sempre as folhas toda vez que for regar suas plantas

Se há poeiras ou detritos visíveis – ou se você sentir poeira ao esfregar as folhas –, é hora de fazer uma limpeza.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Aliás, a poeira pode se acumular mais se você mantém as janelas abertas regularmente, por exemplo, então a frequência de limpeza pode ser maior.

Como limpar as folhas das plantas?

limpeza de folhas de plantas

Entre os vários métodos que você pode encontrar por aí, lembre-se sempre de considerar o tipo de planta que irá limpar.

Por exemplo, se as folhas forem felpudas ou delicadas, o mais recomendado é usar um espanador macio. Já se as folhas forem planas e largas, uma esponja e água com sabão podem servir.

Em alguns casos, quando há muitas plantas, uma forma prática é levá-las todas ao banheiro e colocá-las depois do chuveiro. É sério. 

Entenda essas técnicas abaixo:

Limpeza das folhas das plantas no chuveiro

Se você possui plantas menores, é possível limpar suas folhas por meio de um enxágue rápido na pia.

Contudo, para quem tem vasos maiores, o chuveiro é uma solução eficaz, em especial se for possível ajustar a pressão da água – muita força pode danificar as folhas ou até quebrá-las.

Inclusive, procure usar água morna e deixe que as plantas sequem por conta própria ali mesmo no banheiro antes de colocá-las de volta no lugar.

pessoa borrifando água na planta

Se precisar usar o chuveiro imediatamente, pegue uma toalha de papel ou um pano de microfibra para secar as folhas.

Limpeza das folhas das plantas com esponja e água com sabão

Limpar com esponja e água com sabão é uma boa ideia, mas não é recomendado para plantas que possuem inúmeras folhas minúsculas, como o caso das samambaias, ok?

Pelo contrário, você pode usar esse método de limpeza para plantas com folhas maiores e mais resistentes, garantindo uma remoção mais precisa e cuidadosa da poeira e outras sujeiras.

pessoa usando esponja para limpeza de folhas de planta

Use uma esponja não abrasiva, para evitar arranhar as folhas. 

Faça uma solução com ¼ de colher de chá de detergente para cada litro de água morna. Mergulhe a esponja até deixá-la úmida. 

Faça a limpeza com cuidado até que as folhas pareçam limpas. Enxágue a esponja periodicamente para evitar espalhar a sujeira nas folhas.

Enquanto que com uma mão você passa a esponja, certifique-se de usar a outra para apoiar as folhas enquanto as limpa, para que não se soltem.

Limpeza das folhas das plantas com pano de microfibra ou espanador

Se não quiser usar uma esponja, há a alternativa do pano de microfibra ou ainda o espanador para tirar o pó das folhas de suas plantas.

O processo é simples: basta limpar suavemente as folhas individualmente com o pano. Para plantas maiores, recomendamos o uso do espanador – depois, aproveite-o para limpar outras áreas de sua casa, claro.

pessoa passando espanador em planta

A ideia de usar um pano ou espanador é que algumas plantas possuem folhas felpudas ou pegajosas e a limpeza é mais demorada. Já outras plantinhas não gostam de ter suas folhas molhadas, borrifadas ou até mesmo enxugadas.

Limpeza das folhas das plantas com pincel

A textura e precisão de um pincel são dois aspectos que muitas plantas podem se beneficiar, ainda mais as plantas mais difusas ou com folhas menores.

Assim, quanto menor e mais delicada, menor e macio deve ser o pincel, está bem?

pessoa passando pincel em folha de planta

Não use um pincel duro em folhas que possam cair facilmente. Ao invés disso, prefira uma escova infantil mais macia para resolver esse problema.

Utilize um pincel de tamanho adequado para a planta que for limpar e mergulhe-o em um pouco de água morna. Faça a limpeza das folhas como se as estivesse pintando até que a poeira e sujeiras desapareçam.

Para folhas felpudas, use um pincel seco e escove com suavidade.

Por fim, depois da limpeza de suas plantas, aproveite para cortar ou tirar qualquer folha morta que encontrar para melhorar a aparência da plantinha e também para que os nutrientes cheguem às folhas saudáveis.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário