Início » Plantando » Como cultivar orquídea bambu? Conheça essa espécie impressionante e plante-a corretamente em seu jardim

Como cultivar orquídea bambu? Conheça essa espécie impressionante e plante-a corretamente em seu jardim

Conheça detalhes sobre a orquídea bambu e saiba como plantar e cuidar dessa espécie, mantendo-a bonita e saudável

A orquídea bambu é uma espécie incrível para ter em seu jardim ou decoração interna. Ela é uma planta de médio porte e fica mais vistosa no espaço.

Não conhece essa espécie? Sem problemas! Aqui, você confere detalhes sobre ela e aprende a plantar orquídea bambu. Continue a leitura e descubra!

O que você precisa saber sobre a orquídea bambu

Como cultivar orquídea bambu? Conheça essa espécie impressionante e plante-a corretamente em seu jardim

Trata-se de uma planta originária do sudeste asiático, especificamente de regiões sul da China, Himalaia, Indonésia, Malásia e Sri Lanka. Ela também é conhecida como arundina graminifolia ou arundina bambusifolia e se difere de orquídeas tradicionais.

Aproveite para ler:
Como plantar batata-doce?

Isso se deve ao fato de seu caule ser grande, podendo chegando a 2,5 metros de altura. A planta é muito utilizada em decorações internas em salas, mas também é perfeita para projetos de paisagismo em jardins.

Curiosamente, é uma espécie de costuma atrair abelhas e borboletas quando cultivada em áreas externas. Sua floração pode ocorrer o ano todo, com flores de cerca de 9 centímetros que sempre aparecem em galhos e duram entre três e sete dias.

Como plantar orquídea bambu

orquídea bambu em jardim

Recomenda-se o cultivo em muda, que pode ser plantada diretamente no solo do jardim ou em vaso. A seguir, confira um passo a passo que preparamos para te ajudar:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

  1. Prenda a muda de orquídea bambu em um pedaço de madeira fino, como um palito de churrasco. Use barbante ou um arame, prendendo com delicadeza para não machucar a muda. Isso dará estabilidade a ela, aumentando as chances de fixação no solo;
  2. Coloque a muda na terra. Não há necessidade de enterrar boa parte dela, somente o suficiente para que ela tenha estabilidade;
  3. Faça a primeira rega, deixando a terra úmida e não encharcada.

Um detalhe importante: se optar pelo cultivo em vaso, ele deve ter o tamanho mínimo de 30 centímetros, para que as raízes da planta consigam se desenvolver. Além disso, o recipiente deve ter furos na parte inferior, para escoamento da água da rega.

Qual o local perfeito para plantar orquídea bambu?

orquídea bambu

O local de cultivo pode influenciar no desenvolvimento de planta, por isso é importante ter cuidado ao escolhê-lo. Recomenda-se que mantenha a orquídea em um local iluminado, pois ela não tolera bem lugares escuros.

Além disso, esse lugar não pode ter ventos muito fortes, pois podem prejudicar seu crescimento e floração. O local perfeito normalmente é próximo de paredes, seja em ambientes internos ou externos, para evitar correntes de vento.

Devo adubar a planta?

Sim, indica-se que faça a adubagem pelo menos uma vez ao ano, para repor nutrientes consumidos pela planta. De maneira geral, recomenda-se o uso de farelo de algodão, esterco, emulsão de peixe, entre outros. Vale lembrar que você também pode utilizar fertilizante NPK!

Procure fazer o plantio em uma terra fértil. Se não for o caso do solo de seu jardim, faça a adubagem já na etapa inicial. Caso cultive em vaso, use um substrato, como a terra vegetal, para fornecer nutrientes à orquídea.

A orquídea bambu deve receber sol?

canteiro com orquídea bambu

A maioria das orquídeas deve ficar longe do sol, pois são plantas delicadas e podem ficar com folhas e flores queimadas. Não é o caso da orquídea bambu!

Ela deve receber sol por algumas horas no dia, de preferência o sol do começo da manhã ou fim de tarde. Portanto, tente mantê-la em um local que receba luz solar.

Se plantar a orquídea bambu em vaso e deixá-la à meia-sombra em ambientes internos, há uma grande tendência de a planta se curvar em direção à luz solar e ficar torta. Evite isso mantendo o vaso num local iluminado.

Qual o clima ideal para plantar orquídea bambu?

A orquídea bambu se adapta melhor a temperaturas altas, entre 25º e 30ºC. No entanto, a planta suporta variações de temperatura, desde que não sejam extremas.

A única preocupação que se deve ter é não a deixar em locais com geadas, por essa espécie não aguenta ficar sob temperatura muito fria.

Como deve ser a rega da orquídea bambu?

mudas de orquídea bambu

Indica-se fazer a rega sempre que identificar que o solo está ficando seco. Ele deve ser mantido úmido, mas não encharcado, pois o excesso de água pode apodrecer as raízes e matar a planta. Evite fazer a rega no sol intenso, realize de manhã ou final da tarde.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário