Início » Plantando » 8 espécies de plantas que precisam de pouca água e crescem bem em locais com ar seco

8 espécies de plantas que precisam de pouca água e crescem bem em locais com ar seco

Descubra oito tipos de planta que não precisam de regas frequentes e que conseguem suportar bem regiões de ar seco

Pensando em montar um jardim ou colocar plantas na decoração de sua casa, mas não quer perder muito tempo regando todas diariamente? Então, saiba que existem plantinhas que precisam de pouca água e resistem bem a locais com ar seco.

Aqui, você confere uma lista com oito plantas com essas características. Continue a leitura, descubra quais são e aproveite para colocá-las em seu jardim ou decoração interna!

1. Pata de elefante

8 espécies de plantas que precisam de pouca água e crescem bem em locais com ar seco

Uma das principais características da pata de elefante é o fato de não exigir cuidados constantes. Ela possui um tronco bulboso no qual armazena água para sobreviver a períodos de seca. Por isso, não há necessidade de regar a planta todos os dias.

Veja ainda:
Melhores plantas para jardim com flores

Além disso, essa maior quantidade de água em seus tecidos faz com que suporte com maior facilidade locais com ar seco. Logo, pode ser plantada sem problema algum em regiões quentes.

Se a pata de elefante ficar com folhas secas e marrons, bem como com o tronco enrugado, isso é sinal que chegou o momento de regar a planta.

2. Espada-de-São-Jorge

vasos com espadas-de-são-jorge

Espécie de planta que também se caracteriza por armazenar água em suas folhas. Por isso, não precisa de regas frequentes para se manter em bom estado. Inclusive, o excesso de água pode provocar o apodrecimento de raízes da planta.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Trata-se de uma espécie que deve ser cultivada à meia sombra, mas ela também suporta ficar diretamente sob a luz solar. Como é uma planta compacta, que cresce verticalmente, é possível cultivá-la em qualquer jardim, inclusive nos pequenos.

Se preferir, também existe a possibilidade de cultivar a espada-de-São-Jorge em vasos para uso interno da decoração de salas, cozinhas, varandas, entre outros espaços.

3. Suculenta jade

suculenta jade

A jade é uma planta suculenta, que tem como uma de suas principais características o armazenamento de água em suas folhas. Logo, necessita de poucas regas.

Suas folhas são carnudas e arredondadas, em um tom verde que lembra a pedra jade. É justamente daí que vem o seu nome. A planta pode ser cultivada em áreas internas e externas, gosta de locais quentes e de ficar sob o sol.

4. Zamioculca

zamioculca no quarto

A zamioculca se caracteriza por ter folhas brilhantes e grossas, sendo que muitas vezes são confundidas com plantas artificiais. Ela não precisa de muita água para sobreviver, muito menos de muita luz.

Adapta-se bem a temperaturas acima de 25ºC, podendo ficar em áreas externas, desde que protegidas da incidência direta da luz solar. Fica incrível no jardim, bem como em decorações internas em vasos.

5. Jasmim chinês

jasmim chinês

Espécie que também é chamada de jasmim falso, essa planta é uma alternativa para quem deseja ter flores na decoração de jardim ou ambientes internos.

Ela é do mesmo universo das plantas trepadeiras floridas, podendo ser usada em pergolados e em móveis, por exemplo. Trata-se de uma planta que dá flores brancas pequenas, que exalam um aroma agradável.

Curiosamente, é uma planta muito resistente, sem precisar de regas frequentes para crescer com saúde. Além disso, tolera bem regiões com ar seco.

6. Lavanda

planta lavanda

Ainda falando em plantas que florescem, destaque para a lavanda, que embeleza seu jardim ou decoração interna e ainda deixa um perfume delicioso no ar.

Poucos sabem, mas essa é uma planta de baixa manutenção, que se adapta bem a diferentes ambientes, resiste a períodos de seca e suporta ar seco.

Ela deve ser cultivada no sol, em solo calcário e terra drenável. Ao realizar a rega, que deve ser feita esporadicamente, evite o excesso de água, para não prejudicar as raízes da planta.

7. Cacto mandacaru

cacto mandacaru em varanda

Trata-se de um cacto de grande porte, que é muito comum no nordeste do Brasil. Ele dá uma flor branca, que desabrocha de noite e murcha ao nascer do sol. Além disso, dá frutos de tom violeta com polpa branca.

Um dos diferenciais dessa planta é sua capacidade de adaptação. Ela sobrevive a períodos de seca e ar seco. Deve ser mantida sob o sol, portanto, se cultivá-la em áreas internas deixe a planta na varanda ou perto de janelas.

8. Babosa

babosa em quintal

Espécie que também é conhecida como aloe vera e é muito popular por seus efeitos medicinais e cosméticos.

A babosa possui uma quantidade elevada de água em seus tecidos, é resistente a climas e regiões quentes, bem como a períodos de seca, e deve ser plantada em terrenos arenosos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário